7 Passos para Começar um E-commerce do Zero

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Empreender e conquistar independência financeira é o sonho de quase todo mundo, o grande desafio é tirar as ideias do papel, ter determinação e seguir um método que te ajude a atingir os seus objetivos.

No decorrer desses 15 anos de experiência em atendimento a interessados em criar uma loja virtual, ou migrar de plataforma, nós conversamos com milhares de empreendedores, e proporcionamos a realização de muitos desses projetos.

Esse know how nos possibilita um conhecimento acumulado sobre os passos mais assertivos na direção de um E-commerce de sucesso. Assuntos que vamos tratar em mais detalhes no decorrer deste artigo. E acreditamos, são informações que podem ajudar você.

1. Planejamento

Essa primeira etapa não pode ser ignorada ou adiada, tendo em vista que ela evita investimentos desnecessários ou equivocados. Um planejamento simples e eficiente inclui algumas etapas essenciais:

  • Defina seu propósito com o negócio, onde quer chegar? Alinhado com a sua realidade e a sua expectativa. Desafios e obstáculos no caminho do empreendedorismo ficam mais fáceis de superar se você tiver mais clareza sobre o caminho que está trilhando.

Exemplo: será uma renda extra ou sua renda principal? Um negócio local ou que pretende ser nacional?

  • Escolha um nicho de mercado para atuar. Evite confundir nicho com produto. Quanto mais específico o nicho de atuação maior a possibilidade de conquistar espaço e se diferenciar da concorrência.

Exemplo: a categoria cartucho de impressora é um micro nicho, dentro desta micro nicho existem muitos modelos diferentes, marcas e tipos, cada cartucho específico é um produto. 

  • Mantenha o foco em um mercado no qual não precise concorrer diretamente com grandes lojas que ocupam os primeiros lugares nas buscas, nos resultados orgânicos e nos anúncios pagos.

Exemplo: iPhone é um produto cujo nicho é muito concorrido, mas iPhone usado já deixa de concorrer com grandes players e caracteriza uma diferenciação.

  • Pense em conciliar o nicho de mercado escolhido com algo que você tenha habilidade, algo que goste de fazer, sobre o qual goste de falar. 
  • Defina um nome para a marca, para isso vale fazer uma pesquisa da concorrência e realizar um brainstorming, ou seja, uma tempestade de ideias. Então verifique se os possíveis nomes têm disponibilidade para registrar o domínio para um site e criar os perfis em redes sociais. Você pode verificar a disponibilidade de domínio através do site https://registro.br/ 
  • Pesquise fornecedores, distribuidores, importadores e fabricantes, online e off-line. Visite feiras e congressos, identifique os polos do nicho que você escolheu. Dependendo do perfil dos fornecedores você pode trabalhar com ou sem estoque. Com estoque próprio você consegue trabalhar melhor a questão da experiência de compra, embalagens, brindes, formar kits com mais facilidade. Com estoque do fornecedor dispensa investimento na aquisição dos produtos.
  • Defina a sua persona, o perfil de cliente que vai se interessar pelo seu produto. Identifique quem é o cliente através da montagem de um Mapa de Empatia. Identifique características e necessidades do cliente, os problemas, as dores. Assim é possível impactar o cliente certo, no momento certo, com o produto certo. 

Observe abaixo um esquema de Mapa de Empatia.

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  • Monte a sua lista de produtos para iniciar, no máximo 10. Dessa forma facilita o processo de testar e validar o seu negócio. Siga o passo a passo, com calma, para não desperdiçar tempo nem dinheiro. Afinal, estoque parado é dinheiro parado.
  • Programação financeira, nesta etapa você precisa considerar uma expectativa de quando começará a obter uma margem de lucratividade em comparação ao investimento inicial necessário. Utilize uma planilha para o controle financeiro.

Confira abaixo o exemplo simplificado de um tipo de planilha de controle financeiro e pesquise o modelo que será mais adequado no caso do seu negócio.

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2. Estrutura

Registre a empresa para obter um CNPJ. Assim você pode fazer cadastro nos fornecedores, e avaliar preços. Você pode começar como Microempresa Individual (MEI) e ir alterando à medida que o faturamento for crescendo.

3. Canais de audiência

Crie canais de audiência para divulgar seu negócio, basicamente uma Fanpage no Facebook e um Perfil Profissional no Instagram, onde você vai produzir conteúdo de valor relacionado ao nicho que você escolheu. A proporção é de 80% conteúdo relevante para seu público, relacionado a seus produtos, para 20% de anúncios. 

Isso vai engajar pessoas interessadas, possibilitar a você se tornar conhecido pelos possíveis clientes e, eventualmente, conectar seus conteúdos com seus produtos, anunciar e vender. Lembre-se, construir a sua audiência e se relacionar com ela é o principal aqui.

Defina formas de pagamento e logística. Como, por exemplo, abrir uma conta no Pagseguro, para receber os pagamentos; e uma conta no Melhor Envio, para obter desconto nos Correios e em várias transportadoras, construindo uma logística diferenciada com preço mais baixo.

Aprenda a vender no WhatsApp, além das redes sociais. 

Crie conta nos marketplaces e teste quais deles são mais compatíveis com o seu nicho de mercado.

Construa uma loja virtual em uma Plataforma confiável , cujas vantagens principais consistem em credibilidade, através de um ambiente integrado de vendas, com todo suporte necessário e identidade de marca consolidada.

4. Atendimento

Programe-se para oferecer um suporte ao cliente que inclua pré-venda e pós-venda. Construa argumentos para quebrar objeções e aproximar o cliente do momento de decisão de compra. Estruture a forma como você se relaciona com os clientes através da produção e divulgação de conteúdo, gerando valor para os seus leads, isso vai resultar em comentários no post, mensagens no Instagram e no Facebook, e-mails, e você precisa estar preparado para isso. 

Afinal, ainda que você esteja iniciando um negócio sozinho não quer dizer que você não fará isso de forma profissional. Ou seja, tenha um endereço de e-mail profissional, um script de atendimento coerente para o WhatsApp, Instagram (Direct), Facebook (Messenger), LinkedIn, defina o processo para responder comentários. Se já tem a loja virtual inclua um chat online para atendimento. Defina o prazo máximo de um dia para responder e-mails.

5. Vendas

As vendas são consequência de etapas anteriores bem realizadas. Você precisará identificar a forma como essas vendas estão chegando, através de quais canais, qual é o tipo de produto que está vendendo. 

Iniciar com estoque pequeno, como já dissemos, vai ajudar a validar o seu modelo de negócio, avaliar a capacidade de reposição dos produtos junto aos fornecedores, além de identificar fornecedores alternativos. 

6. Impulsão

A partir de uma certa recorrência de vendas é possível então identificar os canais que estão trazendo a concretização de negócios e quais produtos têm mais saída e precisam de reposição. Avaliar também se é uma demanda sazonal, que depende da estação do ano, ou data de varejo.

Com essas informações sobre crescimento em vendas, lucratividade e aceleração é o momento de investir em impulsão, levando em conta as ações que estão movimentando vendas. Impulsionar os canais validados, que estão trazendo melhores resultados, através de investimentos iniciais direcionados para o incremento das vendas.

7. Mindset

O mindset consiste em ter iniciativa e manter a consistência de propósito para atingir os resultados planejados. Agir e empreender. Procure também outros empreendedores que estão no mesmo momento e possam servir como rede de relacionamento e apoio. O mindset voltado para o crescimento desenvolve o gosto por experimentar coisas novas e aprender, percebe que desafios ajudam a crescer, considera o sucesso de outros inspirador, e o fracasso é somente uma oportunidade para se desenvolver.

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Acreditamos que esse artigo pode servir como um guia para você que está pensando em iniciar seu E-commerce e também para quem já começou e precisa de uma força extra para se organizar melhor e acelerar seu crescimento.

Qualquer dúvida estaremos à disposição, entre em contato com a nossa equipe de especialistas.

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