Dia do Consumidor está chegando. Você está pronto?

Dia do consumidor está chegando. Sua loja está preparada?

No próximo dia 15 é o dia do consumidor. A sua loja já está pronta para encarar a primeira data comercial de 2021?

Para ter uma noção, nessa mesma data no ano passado, o evento possibilitou um faturamento de R$3,62 bilhões.

Considerado como o ‘primeiro Black Friday’ do ano,  o dia do consumidor é a primeira oportunidade de colocar uma oferta naquele produto que já está de férias no estoque.

Por conta disso, antes de abordarmos alguns assuntos a respeito dessa grande oportunidade, se você está lendo esse texto e ainda não possui uma loja virtual, entre em contato conosco agora mesmo clicando no botão abaixo

Entenda o público

De acordo com a pesquisa realizada pela Social Milner e pela Opinion Box, 32% dos entrevistados responderam afirmativamente que aproveitarão as ofertas do próximo dia 15.

Mesmo que para 44% dos entrevistados que se mostraram indecisos em relação a realizar alguma compra pela internet nesta data, podemos considerar que uma parte desse público, com uma estratégia de comunicação bem elaborada, pode resultar em uma conversão.

Quais são os motivos que levam um consumidor a fazer uma compra? Quais são os fatores que podem influenciar a tomada de decisão?

Ainda segundo a pesquisa, foram levantados alguns dados interessantes:

  • 11% pretendem aproveitar a oportunidade para presentear alguém ou já antecipar a compra para uma próxima data comemorativa
  • 61% dos consumidores pretendem comprar itens de necessidade com melhor preço
  • 23% dos entrevistados pretendem comprar itens mais modernos para substituir aparelhos ou objetos mais antigos
  • Para 11% do público entrevistado, é pretendido comprar itens que são utilizados com recorrência para estocar em suas residências
  • Já para 53% do consumidores, comprarão itens de desejo com um preço mais acessível 

Como foi o dia do Consumidor em 2020 e como impactar o cliente em 2021?

Na edição deste mesmo evento no ano passado, cerca de 10 dias antes da data, houve um exponencial aumento de visitas nas lojas virtuais.

Pode ser que o visitante nem realize alguma compra logo na sua primeira visita, mas é bem importante que ele tenha uma boa percepção da sua loja e abra a possibilidade de retornar em breve.

Por conta disso, a conquista de um novo cliente pode acontecer justamente nessa fase que antecede o Dia do Consumidor, pois muitas vezes o cliente só está monitorando as melhores oportunidades para uma possível futura compra.

Ainda falando sobre pesquisas:

  • 41% dos consumidores buscam ofertas nos sites de busca e aplicativos de loja. 
  • Com 37% aparecem os clientes que recorrem aos comparadores de preço. 
  • Já para 30% das pessoas, os sites das lojas virtuais são uma opção
  • E por fim, mas não menos importante, 34% das pessoas optam pelas lojas físicas


Ficou confuso ou foi procurar no Google o que significam os sites de busca ou até mesmo uma melhor forma de impactar o visitante quando acessa a sua loja virtual?

Confere esse artigo do nosso blog. Explicamos algumas formas de como podemos chamar a atenção do cliente através do Inbound Marketing

Quando as compras deverão ser feitas pelos consumidores?

Como podemos perceber no início do artigo, quase 50% dos respondentes da pesquisa se mostraram indecisos em relação a comprar ou não no dia do consumidor.

Os consumidores mais determinados costumam se dividir entre comprar antecipado ou aguardar a data ou a semana do evento, geralmente com uma expectativa de encontrar promoções atrativas, principalmente para o bolso.

Apenas 7% dos consumidores compram com um mês de antecedência. Quando a data se aproxima dos 15 dias antecedentes, essa porcentagem já sobe para 10%.

Entretanto, o maior número de índice de compra está na semana do evento, chegando aos 25%.

Por conta disso, o dia do consumidor pode ser somente no dia 15, mas para o lojista começa bem antes.

Em relação ao que vimos no título anterior, houve um grande crescimento da procura pelas lojas virtuais no início de março, o que releva a importância de começar a campanha de divulgação com antecedência.

Portanto, se você que está lendo esse artigo, é dono de uma loja virtual e ainda não iniciou a sua campanha de divulgação, termine de ler o nosso conteúdo e comece imediatamente a planejar!

Como agradar e fidelizar os clientes

Voltando aos dados da pesquisa, o que na visão dos consumidores, mais importa para uma loja não perdê-lo como cliente?

O motivo que se destacou, de acordo com a resposta dos entrevistados, foi “taxas de frete ruins”, com 55%.

No nosso artigo “logística, torne-a sua principal aliada” comentamos a respeito da importância que se deve ter em oferecer a melhor experiência para o consumidor, e a logística está inclusa dentro deste processo

Em segundo lugar, com 43% das indicações, aparece a falta de confiança na loja.

Às vezes a falta de informação do produto, ausência do certificado SLL ou até mesmo a falta de presença nas redes sociais, pode impactar no que diz respeito a confiabilidade da loja virtual.

A falta de opções de produtos e também o prazo de entrega, são os próximos dados que se destacam na pesquisa, com 36%.

Muitas vezes a falta de opção de produtos pode ser uma questão de falha na preparação do estoque. Portanto, para que tudo ocorra tudo dentro do planejamento agora no dia do Consumidor, é preciso um excelente planejamento

Vejamos outros motivos apontados pelos entrevistados:

  • 34% – Falta de confiança nas promoções
  • 33% – Pouca informação na descrição dos produtos
  • 28% – Falta de opções de pagamento
  • 27% – Ausência de suporte

Tudo certo, então? Tudo pronto para o Dia do Consumidor? Qualquer dúvida, não exite em entrar em contato conosco. Estamos à disposição.

E se você ainda não tem uma loja virtual ou não nos segue nas redes sociais, não perca tempo e inicie-a  com a Moovin Plataforma Ecommerce, e ofereça uma experiência única para seu cliente.

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