Como preparar o seu e-commerce para a Black Friday 2021

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A Black Friday 2021 já está aí, batendo na nossa porta e precisamos falar e muito sobre essa data e sobre como preparar o seu e-commerce para ela. A Black de 2020 foi considerada um marco no que diz respeito ao consumo online. Por conta da pandemia, as vendas no setor de e-commerce dispararam numa velocidade impressionante. Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) em parceria com a NeoTrust, o crescimento nas vendas foi de 68% em comparação com 2019. Ainda segundo a ABComm, cerca de 20,2 milhões de pessoas realizaram pela primeira vez uma compra pela internet em 2020 e que 150 mil lojas passaram a vender por meio das plataformas digitais, os nossos famosos e-commerces.

A explicação para essa salto no comércio digital, segundo o diretor da ABComm, foi que no auge da pandemia, enquanto as pessoas tentavam fazer a quarentena, a associação chegou a registrar uma nova loja virtual a cada minuto, algo que jamais foi imaginado e planejado, simplesmente aconteceu. Mas o que podemos esperar da Black Friday 2021? Bora saber das tendências e novidades para 2021.

O crescimento do comércio eletrônico para 2021 permanece, e considerando ainda o grande volume de compras online, uma estratégia importante é o omnichannel, ou seja, diferentes canais de atendimento, mas com a mesma proposta. Uma das tendências para essa estratégia é o Click & Collect – Clique e Retire, para os que ainda possuem lojas físicas, é uma excelente tática. Essa modalidade nada mais é do que fazer a compra de forma online e retirar na loja, evitando o gasto com frete, além de ter que esperar para receber a encomenda. Essa estratégia deu um recuo em 2020 por conta da pandemia, mas para 2021 a tendência é que ela volte, aumentando o interesse por essa opção de entrega. 

  • Jornada de compra 

Para se preparar para a Black Friday 2021, é imprescindível entender como funciona a jornada de compra do cliente, confira os principais insights desse processo.

  • Pesquisa 

O e-commerce se tornou a ferramenta mais utilizada pelos consumidores quando estão buscando um produto pela primeira vez. Na Black Friday, esse processo de pesquisa é ainda mais importante, porque as pessoas se programam dois, três meses antes para fazer as compras nesta data. Elas buscam o máximo de informações sobre os produtos que elas planejam comprar na Black, isso inclui o preço, pois é ele que vai ser o diferencial na decisão de compra.

  • O Preço

É fundamental oferecer um preço atrativo para os consumidores na Black Friday, ainda mais pensando no cenário econômico atual. Diante deste cenário, os consumidores veem na Black uma oportunidade de comprar aqueles produtos que desejam há um tempo, por um preço que cabe no bolso. Diante disso, é importante oferecer descontos justos e atrativos.

  • Decisão de compra

Descontos justos e atrativos, vão impactar diretamente na decisão de compra do seu consumidor, mas não é somente isso, há outros fatores determinantes, como por exemplo: tempo de entrega, política de devolução, frete e diferentes formas de pagamentos, todos esses fatores devem atender às expectativas dos consumidores

  • Fidelização

Após essas táticas serem seguidas e bem implementadas na Black Friday, muito provavelmente vai ocorrer o processo de fidelização, podendo aumentar a sua margem de lucro a longo prazo. A Black Friday é uma ótima oportunidade para fidelizar, aproveitando os gatilhos mentais para vender mais, investindo em pós venda, vai aumentar a sua base ativa de consumidores.

Tá, então qual as principais dicas para a Black Friday 2021?

A partir das tendências que falamos aqui, confira as principais estratégias para o seu e-commerce na Black Friday 2021:

Omnichannel – Reforçamos a importância de oferecer diferentes canais integrados, que proporcionam uma experiência de compra completa. Chamamos atenção aqui, que os smartphones se destacam como um importante canal para investir no Black Friday 2021.

SEO – É importante investir na produção de conteúdo, e estratégias de divulgação (aqui vale a pena pesquisar sobre anúncios pagos) para que as pessoas consigam encontrar a sua loja através das pesquisas. O SEO é muito importante para melhor posicionar o seu site nos mecanismos de busca. 

Estratégias de descontos – Pense e planeje bem os descontos que você vai aplicar na sua loja na Black Friday, tome cuidado para não comprometer a sua margem de lucro. Pense realmente em descontos vantajosos para você e seus consumidores.

Estoque – planeje bem o seu estoque, para que você consiga dar conta do grande volume de pedidos, e garanta que todos os seus clientes consigam receber os produtos no prazo prometido.

Para amarrar tudo o que falamos aqui, pense numa experiência de compra impecável, e de novo (prometemos que vai ser a última) omnichannel, para ter sucesso na Black Friday 2021.  

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