Como fazer campanhas de pré-venda no e-commerce

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A pré-venda geralmente é utilizada para o lançamento de produtos que são muito esperados pelo público, como novos smartphones, livros e jogos. Significa vender um produto que ainda não está disponível, mas já há data para lançamento. Para realizar uma campanha de pré-venda no e-commerce, é necessário atentar aos seguintes pontos:

1. Sinalização clara de pré-venda e prazo de entrega

É imprescindível que você destaque que o produto à venda ainda não está disponível e que assim que o mesmo for lançado, o cliente terá prioridade para recebê-lo antes dos demais. Informe a data estimada para despacho do produto e deixe claro que o prazo começa a contar a partir da data prevista de postagem.

2. Estoque

Você ainda não tem o produto em estoque, mas precisa saber previamente quantas unidades terá disponível e limitar o número de pré-vendas. Evite problemas, vender produtos a mais e depois não ter em estoque de imediato pode te dar muita dor de cabeça.

3. Plataforma

Para tornar possível a pré-venda, é claro que você precisa buscar uma plataforma que ofereça este recurso. É na plataforma que você cadastra produtos as tags de pré-venda, podendo adicionar a data e horário de lançamento e a data de envio. Assim que o mesmo for lançado, automaticamente o produto sai da pré-venda e fica ativo como os demais normalmente. No ERP você pode editar um preço especial que será aplicado até a data de lançamento, para depois alterar para o preço normal e a plataforma, integrada, puxará os dados automaticamente.

4. Divulgação

Para sua pré-venda de fato vender é indispensável apostar na divulgação através de banners na página inicial, newsletters e posts no blog e em redes sociais. Talvez seja interessante também que você faça um trabalho de assessoria e divulgue para canais como blog e formadores de opinião da área, para que os mesmos compartilhem com seus seguidores. Se estiver disposto a investir em Google Adwords e Facebook Ads, preste bastante atenção na segmentação do seu público e palavras-chaves pertinentes, para que seu dinheiro seja bem investido.

5. Blog

Dedico um item específico para o blog devido a sua grande oportunidade de explorar mais a ferramenta nesta ocasião. Um post no blog serve para que você comente de forma mais aprofundada sobre o produto, quais as especificações, vantagens, benefícios, etc. Um conteúdo autêntico e informativo vende muito mais que um simples anúncio pago e ainda indexa sua loja no Google.

6. Apelos

Na divulgação da pré-venda, utilize chamadas impactantes como “garanta o seu”; “disponibilidade limitada”; “edição especial e limitada”; “receba antes de todo mundo e com o preço mais baixo”. Tudo depende do diferencial da sua oferta e dos interesses do seu público. Despertar a curiosidade e não revelar o produto por completo, é estratégia de muitas lojas também, por exemplo. Clubes de futebol costumam fazer pré-venda de novas camisas sem divulgar como elas são.

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