Como criar um programa de pontos para sua loja virtual

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Você já deve ter ouvido falar que é muito mais inteligente e barato fidelizar um cliente, do que ir atrás de novos, certo? Mas claro que nós queremos fazer as duas coisas! Ao mesmo tempo que o e-commerce traz mais obstáculos para conseguirmos fidelizar clientes devido a grande concorrência online, ele também nos possibilita criar estratégias mais eficazes e automatizadas. Criar um programa de fidelidade e recompensas é uma ótima forma de incentivar o cliente a retornar e indicar a loja a outras pessoas.

O que é um programa de pontos?

O modelo que se utiliza no e-commerce, consiste em um sistema que fornece pontos ao cliente, conforme a determinadas ações que ele faz na loja, que são convertidos em descontos para suas próximas compras. Os pontos podem ser concedidos quando ele realiza uma compra ou quando avalia algum produto que adquiriu ou ainda quando indica amigos que efetivem uma compra.

Como o programa de pontos funciona?programa fidelidade1

• A cada um real gasto em sua loja virtual, por exemplo, o cliente ganha 1 ponto;

• Após efetuar uma compra, você convida o cliente a avaliar o produto e experiência na loja, oferecendo pontos em troca para incentivá-lo (lembre-se que as avaliações ajudam o seu e-commerce a transmitir confiança a futuros compradores, além de contribuir para o SEO do site);

• Cada cliente possui um link personalizado para enviar aos seus amigos que, ao se cadastrarem, são automaticamente vinculados à pessoa que o indicou. Assim que realizar uma compra, quem o indicou recebe pontos;

• Se o amigo que esta pessoa indicou também recomendar a sua loja a mais alguém, ambos receberão seus respectivos créditosproporcionalmente, conforme sua própria definição.

Como implementar um programa de pontos em meu e-commerce?

    1. Utilize uma boa plataforma de e-commerce

O primeiro passo é verificar se a sua plataforma atual possui os recursos necessários para você desenvolver sua campanha.

A Moovin disponibiliza o programa fidelidade, permitindo que o cliente adquira pontos a cada compra e quando também avalia os produtos que adquiriu, e a ferramenta “indique e ganhe”, que incentiva o cliente a recomendar a loja para seus amigos.

Através de sua conta cadastrada na loja, o usuário pode acessar a página do programa para verificar quantos pontos possui, além de copiar o link para compartilhar com seus amigos. Também é possível configurar o envio mensal de um e-mail que informe o cliente qual a quantidade de bônus que ele possui.

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    2. Crie uma página explicativa da promoção

    Determine suas próprias regras e tenha uma página em seu site dedicada a explicar claramente como o programa funciona.

• Quantos pontos eu ganho quando: avalio uma compra?; um amigo que indiquei fez uma compra?; uma indicação de meu amigo fez uma compra?;

• A quantos reais cada ponto equivale?

• O valor do frete é considerado?

• Existe um valor mínimo para resgate?

• Os pontos têm data de expiração?

• O programa também funciona para compras feitas em suas lojas físicas?

• Caso a loja pertença a um grupo de empresas, os pontos podem ser acumulados e utilizados em todas as lojas do grupo?

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3. Dê um nome personalizado para o seu programa

Pode parecer banal, mas é muito importante elaborar um nome exclusivo para o seu programa e para suas “moedas”. Criar uma identidade própria para a sua campanha fortalece a marca da empresa e faz com que os clientes sintam que estão participando de uma ação diferenciada.

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    4. Invista em divulgação

Por fim, é claro: invista em marketing! Envie newsletters periódicas aos usuários já cadastrados em seu e-commerce, informando quantos pontos possuem; e-mails de alerta quando os pontos estão para expirar; divulgue como funciona a campanha através de e-mail marketing para toda sua base e de suas redes sociais.

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Conclusão

Aplicar um programa de pontos em seu e-commerce ajuda na fidelização de clientes, os incentiva a avaliarem suas compras e ainda a indicarem a sua loja a seus amigos. Tudo o que você precisa é utilizar uma plataforma de e-commerce que lhe dê essas possibilidades e, então, é só definir suas próprias regras, criar um nome para a campanha e divulgá-la.

Com a Moovin você aproveita estes e muitos outros recursos!

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