Como aumentar o Fluxo de Leads Qualificados na sua Loja Virtual…

Leads Qualificados

Trazer fluxo para sua loja virtual e física é como oxigênio para o seu negócio, certo?

Certíssimo! 

Mas tem que ser fluxo qualificado, ou seja, pessoas cujo perfil é de maior interesse potencial no seu tipo de produto ou serviço. É o que o povo do marketing digital chama de “persona”, e também o que vai ajudar você a planejar ações mais eficazes no sentido de trazer interessados para sua loja.

Os 7 passos para construir e manter um Tráfego Qualificado podem parecer óbvios, mas muita gente boa esquece, e isso é essencial para o planejamento efetivo de vendas do seu E-commerce:

1. Encontrar seu público-alvo:

Se você já tem clientes, busque conhecer o máximo possível sobre seus hábitos de consumo, onde, como e quando eles obtém informação e lazer. Se está começando do zero, estude o perfil de clientes de produtos similares ou complementares ao seu. Vamos supor que você pretenda iniciar um e-commerce de velas aromáticas decorativas e não tem clientes ainda para estudar o perfil. Neste caso você pode entrar no YouTube, por exemplo, buscar por velas aromáticas decorativas, analisar que conteúdo existe, quem está produzindo, e os comentários nos vídeos.

2. Atrair seus futuros clientes:

Quando você entende onde, quando e como a sua persona obtém informação e lazer você pode pesquisar as empresas mais relevantes do seu nicho, presentes nestes locais, e avaliar que estratégias de comunicação elas estão usando para impactar um público similar ao seu. Adapte ao estilo da sua marca e comece a criar e nutrir sua presença online.

3. Relacionamento com engajamento:

Construir a presença online da sua marca requer a produção de um conteúdo relevante do ponto de vista do seu público-alvo. E, ao mesmo tempo, fazer com que o cliente potencial flua naturalmente para o entendimento de que a compra do seu produto ou serviço é a solução de que ele precisa para “curar uma dor” ou satisfazer um desejo. O conteúdo de qualidade dá força e sustentação à mídia paga. Além disso, postar questionamentos pertinentes, enquetes, entre outras estratégias de comunicação que motivem um engajamento do público em suas postagens, são práticas que vão fazer com que pessoas que interagiram com a sua marca nas redes sociais continuem recebendo mais do seu conteúdo. Esse é o topo do funil da jornada de compra, a partir do qual você deve nutrir seu potencial cliente com informações e técnicas de persuasão.

4. Convencer que o seu produto ou serviço é o que a pessoa precisa: 

Esse é o foco da persuasão, oferecer informações técnicas de forma descomplicada e detalhada, assim você demonstra autoridade no que se refere às soluções que você oferece. Solicite depoimentos de clientes satisfeitos para obter prova social de aprovação. Determine uma oferta por prazo limitado para criar a sensação de urgência, entre outras táticas existentes para conquistar vendas.

5. Venda suave e performática:

Informações claras e relevantes, objetividade, imagens nítidas, checkout descomplicado, confiança, esclarecimento de dúvidas de forma ágil, logística eficiente são fatores determinantes para um processo de vendas de sucesso.

6. Surpreender para fidelizar:

Momento mágico em que o cliente recebe o produto, que pode estar acompanhado de uma cartinha de agradecimento, um aroma especial na embalagem, um brinde. Coisas que ajudam a reduzir o custo de aquisição do cliente, pois aumentam a possibilidade de recompra e de indicação da sua marca.

7. Multiplicar:

Por exemplo, enviar na embalagem um flyer agradecendo a compra e que se o cliente divulgar nas redes sociais o recebimento do produto ele ganhará um cupom de desconto para segunda compra. Tal ação potencializa a presença de sua marca nas mídias digitais e consiste em uma prova social atualizada.

Estar atento a estes 7 Pilares intensifica os resultados da mídia paga, cria um funil perfeito, alinhado para fazer os negócios fluírem de forma bem orquestrada. 

Agora vamos falar objetivamente sobre investimento em mídia paga para Geração de Tráfego para Negócios Digitais, profissionais experientes recomendam um inicial mínimo de R$50,00 por dia em tráfego pago. O correto é sempre começar com baixo orçamento e fazer análise diária dos resultados para ver se os objetivos estão sendo atingidos, bem como providenciar ajustes.

É fundamental ter em mente: 

a) Quanto você precisa faturar para viabilizar sua loja?

b) Quantas vendas precisam ser feitas para faturar o que você precisa?

c) Qual o custo para adquirir um cliente?

Quem não dispõe de R$1.500,00 mensal para investir em mídia digital paga (Google Ads, Facebook, Instagram, LinkedIn, etc), precisará investir em um trabalho mais braçal e orgânico, como interagir em grupos nas redes sociais, montar lista de contatos no WhatsApp, pesquisar por perfil de público, etc. Acompanhe nossos conteúdos e receba mais informações sobre esses temas também.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Estabelecer uma escala de prioridade das estratégicas de Tráfego para Negócios Digitais consiste em fazer primeiro o que vai dar resultado mais rápido. Gerar tráfego é um trabalho de aprendizado contínuo pois é o que vai fazer o negócio crescer e escalar em vendas.

Otimizar a página de cada produto, com URL dedicada, descrição com o máximo de informações sobre o produto, aplicações, dados técnicos, dimensões, cores, opiniões de compradores, fotos nítidas e com possibilidade de lupa para ver detalhes, consistem no básico para aumentar a possibilidade de um clique no botão “comprar”.

Quando o Tráfego chega à sua loja digital, outras páginas superelevantes que costumam ser procuradas são: “Sobre nós” ou “Quem Somos”, “Termos de Uso”, “Trocas e Devoluções”, além de atender à Lei Geral de Proteção de Dados, que garante ao cliente que as informações obtidas sobre ele estão protegidas, adequadamente geridas, e não serão usadas indevidamente.

Uma visão 360 graus do negócio é fundamental para fazer Tráfego Pago com eficácia. Ou seja, entender por que as campanhas estão gerando determinado resultado, bem como entender o que e onde alterar para otimizar resultados. Gerir tráfego para lojas digitais requer a grande responsabilidade de entender a engrenagem do negócio como um todo e saber o que está acontecendo na empresa, pois tudo que for feito nas campanhas se reflete no lucro líquido da empresa. E se ocorre algo que impacta a produtividade, checkout, logística, isso também vai influenciar as ações que buscam o aumento de tráfego na loja. 

Tenha em mente que precisa haver equilíbrio entre as ações para trazer tráfego e a capacidade de atendimento da loja. E que anúncio não faz milagre, toda uma estrutura precisa estar preparada para fazer o negócio fluir. Essa estrutura consiste em um bom site, que suporte a quantidade de visitas, atendimento adequado, logística definida, oferecer variedade de opções de pagamento, conteúdo de autoridade e prova social nas mídias digitais.

SOLICITE UMA PROPOSTA

Para dar ideia do impacto do funcionamento da loja no processo de Tráfego para o seu negócio, um problema de checkout na plataforma, que cause a recusa dos cartões de crédito dos clientes, por exemplo, pode desestruturar todo aprendizado do pixel do Facebook. Em um caso como este a solução é criar novas campanhas que possibilitem recomeçar o trabalho de aprendizagem para otimização dos anúncios.

Buscar os leads mais aquecidos vai ajudar na retomada de crescimento de vendas com melhor relação entre investimento em mídias versos lucro líquido. Ou seja, criar campanhas direcionadas a quem já teve algum engajamento com a sua marca nas mídias digitais, que já visitaram o site, que já assistiram a algum vídeo da sua empresa. E, dessa forma, testar os novos anúncios com esses leads aquecidos. 

Também é possível criar campanhas para atingir um público semelhante ao que já interagiu  com a sua Fanpage, Instagram ou visitou sua loja. Além de analisar as características das campanhas que geraram melhores resultados para reaplicar e analisar novamente. Fatores variáveis nas campanhas, tais como, tipo de imagem, abordagem, fonte, linguagem, técnicas de engajamento utilizadas, dias e horários de divulgação, devem ser avaliados caso a caso ao criar novos anúncios.

As mídias digitais preferem conteúdo em vídeo: 

Mostrar os bastidores da loja, estoque, lançamentos, preparação para envio dos produtos, pedir ao cliente que envie vídeo de reação do recebimento do produto, bem como participação em eventos profissionais e feiras, consiste no tipo de mensagem que as mídias sociais dão preferência a exibir, tendo em vista que aumentam o tempo do visitante navegando na respectiva rede social. 

Conforme informações compartilhadas pela Semrush, Plataforma de Gestão de Visibilidade Online, há 53 vezes mais chance de vídeos aparecerem na primeira página de pesquisa de resultados de busca. A percentagem de cliques em vídeos é 41% maior do que em outros formatos de conteúdos.

Além disso, assistir ao vídeo sobre uma empresa aumenta em 70% as chances dessa empresa ser lembrada por quem foi impactado pela mensagem. A taxa de compartilhamentos de vídeos, nas redes sociais, é 1200% maior do que apenas textos com imagens.

O índice de retenção do conteúdo em vídeo é cerca de 9 vezes mais eficaz do que outros formatos de comunicação.

Por fim, no que se refere às melhores práticas de uso comercial das mídias digitais, lembre-se de sempre reagir e responder às interações de clientes e leads nas postagens da sua loja. Fazer enquetes, pesquisas e usar conteúdos que incentivam a pessoa a interagir com a empresa resulta em que o seu conteúdo volte a aparecer sempre para aquela pessoa que interagiu. 

Histórico detalhado ajuda na construção de conhecimento:

Detalhar observações e comentários sobre os objetivos e táticas usadas e o que ocorreu no decorrer de cada campanha é um registro valioso para otimizar as próximas campanhas.

Concluindo…

Anunciar tem o objetivo de criar desejo, mostrar a sua marca, gerar lembrança quando a necessidade pelo seu produto ou serviço surgir. 

A cada dia que passa a entrega orgânica de conteúdo gerado por empresas diminui nas mídias sociais, o tráfego pago é a única forma de fazer com que as redes sociais entreguem a sua mensagem.

As redes sociais consistem no tipo de mídia com melhor custo versos benefício se você definir antecipadamente o objetivo, a estratégia e o público para cada anúncio. 

Comece com baixo investimento, aprenda com as métricas e mantenha o investimento regularmente para dar continuidade ao aprendizado que cada rede social proporciona. 

Prepare, pelo menos, dois tipos de conteúdo: de topo de funil, através do qual o público entenda o que você oferece; e de fundo de funil, com ofertas para quem já conhece sua marca e queira efetivar a compra com agilidade.

Cogite contratar um Gestor de Tráfego de Mídias Digitais que seja responsável por manter a sua marca conhecida e reconhecida pelo público certo e faça com que as ferramentas acumulem inteligência para produzir resultados mais efetivos.

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Gostaria de saber mais sobre outros assuntos relacionados ao e-commerce e tecnologias? Deixe nos comentários. 

Boas Vendas!

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