Como aplicar o neuromarketing no e-commerce?

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Antes de mais nada, o que é neuromarketing?

O neuromarketing é um novo conceito de marketing que, apropriando-se da ciência, busca compreender a lógica de consumo do ser humano. Isso porque o cérebro responde de formas diferentes a determinados estímulos externos. E aí, surge o marketing sensorial, que é buscar a comunicação através dos cinco sentidos. Muitas lojas em shoppings, por exemplo, utilizam a música em seus ambientes, seja para deixar o cliente mais à vontade ou, até mesmo, apressá-lo.

Então, como posso aplicá-lo em minha loja virtual?

É, graças a Deus a música caiu em desuso nos sites ou, quando um se atreve a usar, o Google Chrome já nos ajuda a identificar de qual das 20 abas abertas está vindo aquele som. O áudio só poderia ser aproveitado em recursos de vídeo no e-commerce. No demais, devido à natureza do nosso negócio, o único sentido que nos resta explorar é o visual, certo? Não, errado!

Layout

“A primeira impressão é a que fica”. Um layout bonito, organizado e de navegação intuitiva transmite ao usuário a sensação de confiabilidade. A visualização amigável e de boa performance em dispositivos móveis são detalhes indispensáveis.

Foto do produto

Uma boa foto é capaz de estimular nossos sentidos e nos despertar o desejo de consumo. O exemplo mais claro disso é com comida. Quantas vezes sentimos desejo de comer aquele cheeseburguer após vermos uma imagem? Tá, eu sei que também já ficamos frustrados inúmeras vezes esperando um igual ao da foto e o verdadeiro parecer que sentaram em cima.

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Mas aí é uma oportunidade de você pensar em novas estratégias. Além de disponibilizar as fotos oficiais de divulgação em seu site, por que não ter um Instagram e produzir fotos com cenários diferentes que contextualizem seu produto?

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Descrição do produto

A descrição do produto, em forma de texto, pode surtir o mesmo efeito. “um sorvete com o irresistível sabor do chocolate suíço” é muito mais atraente que “sorvete com gosto de chocolate suíço”. A própria palavra “sabor” já aguça mais nosso paladar, que agregada a um adjetivo, nos desperta uma maior vontade de consumo. Outra coisa: não copie descrições de outros sites! Além de o conteúdo ficar sem relevância no Google por ser duplicado, a descrição é uma oportunidade de concretizar uma venda, leve mais a sério.

Aproveite e leve também!

Sabe aquelas gôndolas no caixa do supermercado só com itens indispensáveis para nossa sobrevivência? Ou em torno da fila para o caixa de lojas com peças íntimas, meias, rabicós de cabelo, etc e tal? Você sabe que aquilo não está ali à toa, claro. E você sabe que podemos aplicar isso também no e-commerce, no carrinho de compras?

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Corra! É a última unidade no estoque!

“Tô na dúvida se vou levar…” “Aproveita que é o último da tua numeração no estoque”. Essa frase mexe com o psicológico do cliente, que fica receoso de deixar de comprar e amanhã já ter esgotado.

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Há outras inúmeras formas de se apropriar do neuromarketing para o e-commerce: cor e posição do botão comprar; o efeito dos selos de segurança na mente do consumidor; a preferência natural do cérebro de imagens à esquerda e palavras à direita; etc. Enfim, o nosso desafio é pesquisar e compreender os fatores psicológicos que podem afetar na decisão do cliente para melhorarmos os resultados de nossa loja virtual.

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