A importância de cadastrar o produto no seu e-commerce

Design sem nome

Pode parecer algo não tão importante, mas nós dizemos com todas as letras, é muito necessário que você entenda a importância de cadastrar o produto no seu e-commerce.  Esse é o primeiro passo para que seu produto alcance bons resultados em vendas. Essa estratégia vai refletir tanto na busca orgânica dos produtos no seu site, quanto nas campanhas de Google Ads ou outros tipos de anúncio pagos.

DEFINA PROCESSOS

Qual o processo de cadastramento de produtos da sua loja? Ele existe? Caso não exista, vamos te explicar como definir esse processo. 

 Pontos que são fundamentais nesse processo:

  • Separe os produtos por categorias. Se você vende roupas, por exemplo, separe por camisa, bermuda, bonés etc;
  • Registre a unidade das mercadorias (peso, dimensões, quantidade, etc.);
  • Catalogue os produtos por marca e fornecedor, isso ajudará quando o cliente estiver buscando por um produto preferencial, e você a resolver quaisquer problemas caso precise procurar o fornecedor;
  • Use fotos, pois elas ajudam na identificação dos produtos e facilidade no momento de encontrá-los;

A seguir, vamos falar mais sobre como você pode por em prática os pontos citados acima.

DESCRIÇÃO

Esse ponto é um dos mais importantes, porque o seu cliente quando vai efetuar uma compra online, ele não pode tocar no produto, sentir a textura, explorar a embalagem, ver as informações da mesma etc; então a dica de ouro é caprichar na descrição do produto, escreva todos os detalhes que achar pertinente, além disso complemente com um discurso de vendas, dando dicas sobre como usar esse produto e todas as suas principais funcionalidades.

FOTOS

Você tem uma boa descrição, mas não tem fotos boas? Então de nada vai adiantar, é necessário incluir no mínimo 5 fotos de cada produto cadastrado. Quando você investe em fotos próprias, seus clientes verão que você se preocupa com a estética do seu site e isso passa uma excelente impressão. Procure uma boa iluminação, monte um cenário se possível para fotografar seus produtos, se atentando ao enquadramento. 

CONSIDERE OS VÍDEOS

Os vídeos são capazes de melhorar e muito a experiência de compra do e-commerce, junto com as imagens, eles vão despertar mais interesse no consumidor, pois ele tem mais de uma forma de olhar e avaliar o produto.

PALAVRAS CHAVE

Você provavelmente já deve ter ouvido a expressão conteúdo de valor, certo? Em resumo, são estratégias de SEO criadas para que seu mecanismo de busca no Google seja eficiente, ou seja, gerar tráfego orgânico para seu site com grandes chances de conversão de vendas. Procurar as palavras chaves corretas, vão te ajudar muito  a ter um bom retorno com o cadastro de produtos.

Pesquise quais termos são pesquisados para buscar produtos relacionados ao nicho de atuação, assim conseguirá cadastrar seus produtos baseados nesses termos, podendo atrair mais tráfego.

CATEGORIZAÇÃO

Esse processo de categorizar os produtos que são semelhantes, vai ajudar na jornada de compra do seu cliente, facilitando que ele ache de forma ágil o produto que procura. Mas se você trabalhar com um nicho específico de produtos, não é necessário criar muitas categorias de produtos, por exemplo você vende chapéus, suas categorias podem ser baseadas nos modelos de chapéus: bonés, boinas etc.

Agora você vende diversos itens, de diferentes segmentos, como eletrônicos, roupas, jogos, entre outros. Quanto mais você categorizar esses produtos, melhor será a navegação do consumidor. 

Exemplo de categorias bem definidas:

Crie duas categorias, por exemplo: Eletrônicos > Celulares. As próximas podem ser feitas através de filtros de atributos: Samsung, S10 etc.

AUTOMATIZE SE FOR NECESSÁRIO

Existem muitas possibilidades para otimizar o cadastro de produtos no seu e-commerce, como falamos, você pode entregar um maior nível de informações sobre seus produtos e conquistar os seus consumidores.

Porém, às vezes não há braços suficientes para otimizar essa função de cadastros, essa é uma realidade de muitas empresas, e a falta de atenção nessa parte pode comprometer as suas vendas. Por isso, conte com uma plataforma completa que vai automatizar toda essa função de cadastro de produtos.

Vivemos na era digital, evite recursos limitados, como planilhas de Excel por exemplo, e se valha de softwares de gestão automatizada, que vai facilitar muito o seu dia a dia.

Aproveite bem todas essas dicas, com certeza você verá muita diferença na organização dos seus produtos, e facilitará a procura deles pelos seus consumidores. 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter