Saiba como aumentar as vendas no Instagram

Design sem nome (3)

Antes costumávamos pensar no Instagram como uma rede social somente de compartilhamento de fotos, de fato esse era o intuito, mas os tempos mudaram, e a plataforma acabou se tornando um terreno muito fértil para empreendedores, especialmente para aqueles que querem aumentar a vendas no Instagram.

É muito importante olhar para as redes sociais como um espaço de oportunidade para vender os produtos do seu e-commerce, e ainda aproveitar para lançar ações de marketing para atrair, engajar e converter ainda mais clientes. 

O Instagram apresenta números impressionantes em termos de expansão de audiência e engajamento.

Mas por incrível que pareça, o Instagram ainda é esquecido por muitos lojistas. Por esse motivo, vamos te mostrar quantas oportunidades você pode ter vendendo no Instagram shopping.

O primeiro passo é tornar a sua conta em uma conta comercial, pois somente assim o seu perfil terá acesso a muitas ferramentas que são exclusivas para perfis comerciais, como análise de métricas, dados, link nos stories, impulsionamentos e recursos para anúncios que são permitidos somente nesse tipo de conta. 

Para criar uma conta comercial no Instagram, você vai precisar seguir alguns passos, o primeiro deles é criar uma fanpage no Facebook e vincular com a sua conta no Instagram, pois sem esses passos, não é possível ter uma conta comercial no Instagram.

A famosa BIO (biografia) do Instagram

É imprescindível que você trabalhe muito bem essa parte, pois é a primeira coisa que o cliente vai ver ao entrar no seu perfil, é o seu cartão postal. Na Bio, você precisa deixar o que você faz e como pode ajudar ele. A descrição do seu negócio deve ser clara, e pensada para conversar com seu público com  o intuito de convencer ele a seguir sua página.

Outro ponto importante, se você quer vender pelo Instagram, que não pode faltar:O seu segmento, o seu diferencial, e links para seu site e Whatsapp.

Link para a sua loja

Ainda na Bio, você consegue aproveitar para deixar o link da sua loja, que é clicável, aproveite bem esse espaço. Nele você pode adicionar o seu e-commerce, loja virtual ou seu Whatsapp. Mas se você tiver mais de um link para adicionar, existem aplicativos que permitem colocar em um link vários outros links, tornando assim mais unificado seus links.

Instagram Shopping

Como já falamos, a conta comercial oferece muitas ferramentas para ajudar empreendedores a construir sua loja virtual, entre essas funcionalidades está o cadastro de produtos e o redirecionamento de pessoas para o seu site.

Essa funcionalidade vai diminuir o caminho de compra do seu cliente, ou seja, ao invés do seu cliente sair do seu post e ir procurar o link da sua loja, ele pode simplesmente clicar num botão de ação nesse mesmo post e ser redirecionado. 

Saiba o que vender no Instagram

É importante você saber o que vai vender no seu perfil, pois vai te ajudar a traçar  estratégias para captar melhor a sua audiência. Com o tempo, você vai cada vez mais segmentando sua audiência, entendendo o que eles querem consumir e cada vez mais você vai adaptando seus produtos para essa audiência.

Entender o mínimo do setor onde você vai atuar, vai ser um coringa para direcionar a comunicação do seu produto. Vamos trazer alguns exemplos de nichos que se destacam e podem atingir um público maior:

Calçadista, Cosméticos, Moda e acessórios, Livros, Casa e decoração, Eletrônicos e celulares.

Isso não significa que você não trabalhe com outros nichos, muito pelo contrário, você pode vender QUALQUER coisa no Instagram, desde que converse com o público ideal. Essa decisão só cabe a você, decidir qual o melhor segmento de atuação para seus produtos/serviços.

Dicas rápidas

Conteúdo: Produza conteúdos poderosos dentro do Instagram, aproveitando todos os formatos que a rede social oferece, às pessoas buscam conteúdos de valor, que agregam, que façam diferença na vida delas, de nada adianta ter um perfil comercial e não produzir nada por lá, as pessoas vão deixar e seguir. Não esqueça do Call to Action (botão de ação) eles fazem muita diferença na hora da decisão de compra.

Faça vídeos: Faça vídeos com frequência, de preferência para aqueles que vão ajudar a resolver um problema, esclarecer alguma dúvida do seu cliente. Abuse dos stories, caso seus vídeos sejam maiores que o limite dos stories, use o IGTV, que permite até 1h de vídeo, e ainda gera legendas de forma automática. Outra opção é o carrossel do feed, que você pode fatiar o vídeo, podendo postá-los numa sequência. Tem diferentes opções que podem ser aproveitadas de variadas formas.

Faça lives: Esse é um recurso bem interessante para você começar a captar sua audiência, pois o Instagram avisa automaticamente seus seguidores que você está numa live, podendo interagir com você. As lives ficam mais interessantes ainda quando você faz ofertas de produtos específicos. Hoje cresce muito o conceito de Live commerce, uma super tendência que está se tornando uma excelente oportunidade de vendas para muitas empresas.

Atendimento: Seu direct deve ser muito interativo, converse com as pessoas, responda as dúvidas que chegaram via direct, e o mais importante: faça um pós venda muito eficiente. Pergunte se está tudo certo com o  produto, se chegou bem, isso fará seu cliente perceber que você se preocupa com a qualidade de entrega e atendimento.

Parcerias com Influenciadores

Existem muitos influenciadores no Instagram que falam sobre vários assuntos, por esse motivo, é importante você se conectar com alguém que converse com seu público e seu nicho de atuação. Existem níveis de influenciadores hoje em dia, e o que mais anda chamando a atenção das empresas são os nano influenciadores, que possuem até 1.000 seguidores. Parece muito pouco, mas não são somente número de seguidores que definem uma escolha para fechar uma parceria, existe outra métrica muito importante, que é o engajamento desse influenciador. 

A taxa de engajamento (reações + compartilhamentos + comentários + cliques salvamentos) / Alcance é calculada da seguinte forma: 

Imagine um perfil com 75.000 seguidores, no último post teve um total de 845 reações, com alcance de 15.890 pessoas.

845/15.890 = 0.0531 x 100: 5,31%.

Podemos dizer que esse perfil tem uma porcentagem de engajamento baixa, apesar do alto número de seguidores.

Agora imaginemos outra situação, um perfil com 1.103 seguidores, no último post teve um total de 601 reações, com alcance de 455 pessoas.

601/455 = 1.3208 x 100: 132,08%

Aqui podemos ver que a taxa de engajamento do perfil com menos seguidores é muito maior, ou seja, tem um público mais fiel e engajado com o perfil. É importante fazer uma análise desses números antes de fechar alguma parceria.

Você empreendedor não precisa saber de tudo duma vez só, é uma construção. Vender no Instagram é o seu objetivo, e através dessas dicas, você vai conseguir seguidores qualificados e potenciais novos clientes mês a mês. A regra é: Atrair, envolver, converter e vender. 

O Instagram é uma rede social muito democrática,  todo mundo consegue vender nela, então não perca mais tempo, crie estratégias para o seu e-commerce em diferentes canais de venda, e aproveite para faturar mais.

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