A IMPORTÂNCIA DO INBOUND MARKETING PARA A SUA LOJA VIRTUAL

Importância do Inbound Marketing para a loja virtual

No artigo de hoje, você entenderá como o Inbound Marketing pode ser importante para a sua loja virtual.

Se você clicou nesse artigo, ou já sabe o que significa inbound Marketing e está buscando melhores resultados, ou veio entender do que isso se trata e o que pode agregar na sua loja virtual.

Resumidamente, Inbound Marketing é o conjunto de estratégias de marketing que buscam atrair e converter clientes usando conteúdo relevante para aquele(s) público(s).

Diferente do marketing tradicional, no Inbound Marketing a empresa não vai atrás de clientes, mas explora canais como mecanismos de busca, blogs e redes sociais para ser encontrada por estes consumidores.

Em outras palavras, é o marketing de atração, cujo objetivo é atrair as pessoas para conhecerem o seu negócio e a partir desta atração, desenvolver uma série de ações de relacionamento com esses clientes.

Não está sabendo o que são os mecanismos de busca e a importância que eles têm para uma melhor visibilidade da sua loja virtual? Dá uma conferida nesse artigo do nosso blog:

COMO O INBOUND MARKETING FUNCIONA

O conceito inbound marketing segue uma sequência lógica de processos.

Portanto, toda essa sequência se estabelece em cinco fases: Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar.

Vamos conversar então sobre o primeiro passo:

PASSO 1: ATRAIR

Vamos estabelecer o seguinte cenário: um site sem visitas, não gera vendas. Sem vendas, não há faturamento. Como que a gente traz o consumidor para o nosso negócio?

Chamando a atenção do cliente. Essa primeira etapa, é complicada por conta da grande quantidade de propagandas e anúncios que cativam a atenção das pessoas.

Entretanto, a genialidade por trás dessa etapa é simples:

Ao invés de perder tempo correndo atrás de pessoas que supostamente se interessariam pelo negócio sem apresentar nada a eles que os interessem, gasta-se energia na construção de um conteúdo legítimo que faça sentido e gere uma identificação para o consumidor.

Elencamos quatro formas que podem contribuir na construção desses conteúdos para essa primeira parte do inbound marketing:

Blog: É o que exatamente estamos fazendo aqui, trazendo um conteúdo que possa contribuir com o negócio dos nossos lojistas e agregue valor à marca deles.

Quer saber cinco motivos para vincular um blog na sua loja virtual? Dá uma conferida clicando aqui

SEO: Falamos muito sobre a importância do SEO e a relevância que se tem quando se está nas primeiras posições dos buscadores. Clicando aqui, você pode conferir esse material.

Links patrocinados: De uma forma resumida, existem muitas formas de anunciar na internet. Muitas vezes, esses anúncios permitem uma segmentação bem específica do tipo de público que a estratégia pretende atingir.

Portanto, sugerimos três maneiras de impactar esses públicos com links patrocinados, que são eles: Search (anúncio na pesquisa), Display (banners em sites de conteúdo) e Facebook Ads.

PASSO 2: CONVERTER

Complementando a etapa anterior, quando tratamos de conversão, é quando o consumidor passa para a segunda parte do funil.

Ele foi impactado pelo conteúdo de atração (anúncio, blog, Facebook ads) e agora é necessário que ele seja convertido para dentro da sua loja. Ou seja, precisamos das informações dele e em troca, oferecemos algum benefício.

Como esse processo pode ser realizado? De duas maneiras.

Através de promoções e/ou ofertas: Conforme o seu segmento, uma das formas de converter esse novo visitante em um potencial cliente, é por meio de ofertas.

Essas ofertas podem ocorrer de duas formas:

Oferta direta: Que estão voltadas mais para compras, como teste grátis, demonstrações de algum produto específico, entre outras.

Oferta indireta: Geralmente são focadas mais em instruir o consumidor em algum problema específico. Costumam ser ofertados ebooks, webinars, ferramentas de usabilidade, etc.

E a segunda maneira é através de landing page.

A landing page trata-se de uma página focada exclusivamente para conversões.

Em uma tradução bastante enxuta, essa ferramenta é uma página de aterrissagem do consumidor no seu negócio.

Por exemplo: sua loja virtual fez um anúncio pago através das redes sociais com um link. O consumidor impactado por este anúncio, clica nesse link que o direciona para uma landing page.

No começo dessa landing page, o conteúdo inicia-se com um headline.  Este headline tem por finalidade ser uma  frase sedutora que chame ainda mais a atenção do seu cliente.

No decorrer da página, aparecerão outros elementos que podem compor a LP, como:

Call-to-actions: chamadas para ação. Esse elemento tem por objetivo induzir o consumidor a realizar uma ação. Geralmente aparecem em formas de botões ou em links.

Formulários: Ferramenta muito importante para captar informações do como nome e e-mail do consumidor para futuras ações de relacionamento, que pertencem ao terceiro passo do Inbound Marketing.

PASSO 3: SE RELACIONAR 

Assim como nas lojas físicas, que cotidianamente escutamos aquela frase ‘’estou dando só uma olhadinha’’, no online não é diferente.

Muitas vezes o consumidor ainda não está preparado para comprar. Afinal, cerca de somente 3% dos consumidores estão buscando uma solução e estão dispostos a realizar uma compra.

Conforme comentamos anteriormente, nem sempre o consumidor que interage com a primeira etapa do nosso funil, está pronta para receber uma abordagem de venda.

Existe todo um processo de maturação e é exatamente neste momento que o relacionamento faz toda a diferença.

Por meio de algumas estratégias, é possível identificar os estágios que se encontram esses consumidores. E a partir desse diagnóstico, é possível acelerar o processo de maturação até a realização de uma compra.

Para realizar esse constante relacionamento com o consumidor, até conseguir realizar a venda, existem algumas técnicas e ferramentas que podem contribuir para que isso tudo aconteça da maneira mais natural e automatizada.

O email marketing é uma dessas maneiras que contribuem na construção de um grande e bom relacionamento com o consumidor.

Apesar de não ser o recurso mais acionado dentro do marketing digital, o email marketing ainda assim apresenta excelentes resultados, principalmente quando falamos a respeito de custos.

Contudo, existem dois mecanismos de relacionamento que são bastante utilizados: as automações de marketing e as newsletter.

Buscando fortalecer a sua marca com o consumidor, educá-lo com algum conteúdo que o interesse ou até mesmo disponibilizar uma oferta direta ou indireta, a newsletter é o recurso que deve ser adotado.

Já a automação de marketing é uma das formas que podem contribuir na construção deste relacionamento com o consumidor. Inclusive é um dos recursos mais utilizados dentro do marketing.

O uso correto e apropriado deste recurso, pode trazer uma série de benefícios (além do relacionamento por e-mail com o cliente, é claro), bem como aumentar a retenção do consumidor e diminuir o custo por aquisição.

PASSO 4: VENDER

Até agora podemos perceber que todo esse processo de captar novos clientes, convertê-los e criar um relacionamento, trouxe bastante demanda e necessitou de muito cuidado em todos os processos.

Toda essa mudança de paradigmas, que agora o cliente percorre uma jornada de compra até entrar da página de checkout e fazer a compra, traz diversos encadeamentos que estão transformando o mundo das vendas.

Um exemplo dessa rápida evolução é o Inbound Sale. A venda interna, consiste resumidamente em manter o funcionário vendendo dentro da sua própria casa e utilizando a tecnologia a favor próprio, principalmente quando se trata de comunicação.

Desta forma, é possível não só ter um controle de finanças, reduzindo custos como deslocamento, mas também é possível ter um controle maior sobre a atuação da equipe, muitas vezes até podendo contribuir em um processo ou outro.

PASSO 5: MENSURAÇÃO

Quando se trata de marketing digital, não existe mais o “achismo”.

Hoje em dia, todo dado pode ser coletado e mensurado, podendo então, ter uma boa análise de cenários dos investimentos que são feitos nessa área.

É possível monitorar cada ação que ocorre em todas as interações dos consumidores com as campanhas, o que torna o trabalho mais inteligente e possibilita também otimizar processos que não estão entregando resultados.

Uma ferramenta bastante utilizada que auxilia nesse processo de metrificação, é o Google Analytics.

A partir deste recurso, é possível extrair diversos dados que podem servir tanto para traçar novas estratégias ou até mesmo para interromper algum processo que não está atingindo os resultados esperados.

E QUAL O OBJETIVO DO INBOUND MARKETING NA MINHA LOJA VIRTUAL?

Com o passar dos anos, e principalmente depois de 2020, a internet se tornou a opção mais viável e acessível para os consumidores.

Se destacar da concorrência e oferecer uma maneira diferenciada de atrair a atenção do consumidor, se tornou um dos maiores desafios dos empreendedores.

Por esta e por outras razões, a sua loja virtual pode utilizar o conceito do inbound marketing como método de conteúdo, entretenimento, reforço da sua marca, entre outras estratégias que poderão agregar valor ao seu negócio.

Outro fator importante e que se destaca, é a questão de mensuração. É possível saber, através de relatórios, quantas pessoas visualizaram o conteúdo, foram impactadas e convertidas.

Ou seja, tendo a clareza destas informações, sabendo o que está dando certo e o que está dando errado, além de gerar uma relativa economia em campanhas, é possível traçar novas estratégias com base nos resultados que vêm sendo obtidos.

Por fim, separamos cinco motivos do porquê utilizar o inbound marketing no seu negócio:

  • Aumentar a visibilidade da sua loja virtual
  • Diminuir custos de aquisição dos clientes
  • Otimizar processo de vendas
  • Atrair clientes em potencial 
  • Gerar conteúdo que agregue valor ao cliente

CONCLUSÃO

O relacionamento com o seu consumidor hoje pode ser o seu grande diferencial. Apegue-se a isso!

Já conhecia o que era o Inbound Marketing? Conta pra gente ;D

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