A experiência do consumidor na sua loja é um diferencial?

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Com o relaxamento do isolamento social e consequentemente a reabertura das lojas físicas, 36% dos brasileiros já foram ao comércio de rua, enquanto os 64% restantes optaram por ficar em casa. 

Uma pesquisa realizada pela Go2Mob, apontou que 35% das pessoas (das 79.735 entrevistas em novembro) começaram a comprar pela internet ou aumentaram o volume de compras online após o início da pandemia. 

Outro dado interessante que vai introduzir o nosso assunto neste artigo foi que, 82% das pessoas utilizam como equipamento o seu telefone celular para realizar compras na internet. Tem noção do impacto que isso tem?

Esteja atento ao comportamento do consumidor

A partir destes dados, podemos perceber que a mudança de comportamento dos usuários e consumidores nos últimos anos mudou muito, principalmente para os que compram na internet. 

Hoje em dia não basta apenas termos uma loja online ou uma plataforma de e-commerce, precisamos oferecer a melhor experiência possível que a compra vai gerar no consumidor. Atualmente qualquer detalhe pode ser o critério da sua loja não estar faturando como deveria. 


Basta um processo que esteja confuso ou de difícil entendimento, seja na barra de pesquisa ou até mesmo na efetivação da compra na página de checkout, é motivo suficiente para a desistência do cliente e mais um dado para o seu carrinho abandonado.

Como está sendo trabalhado o UX na sua loja?

O termo em inglês User Experience ou Experiência do Usuário representa a sigla UX e pode ser reconhecido no mercado digital como o conjunto de sensações e fatores que o usuário pode sentir ao usar um produto, serviço ou trafegar por um ambiente digital. 

Com base na pesquisa do Go2Mob, podemos perceber que as pessoas utilizam o seu celular para efetuar as suas compras online. O nosso questionamento é: os interesses, expectativas e necessidades que os clientes têm em relação à sua loja estão sendo atendidas? E a Interface do usuário (UI)?

Enquanto o UX se preocupa com a experiência que o consumidor vai sentir ao visitar a sua loja, o UI se volta para os processos em que o mesmo vai interagir com a página, desde o botão do catálogo até o processo de finalização da compra.

Qual a importância das técnicas de Ux e Ui? E como elas agregam valor à minha loja?

Visto que as exigências e a procura dos consumidores têm sido cada vez maiores por compras na internet, buscar entender e alinhar as suas expectativas com os propósitos dos nossos negócios tem sido um ponto fundamental e desafiador para qualquer dono de E-commerce

Afinal, é o cliente quem vai determinar se a sua loja está ou não está com uma acessibilidade fácil, layout bonito e se a sua experiência de compra está agradável, não é mesmo? 

Se preocupar com todos esses processos é a mesma preocupação que um dono de loja física possui no atendimento dos seus funcionários ao abordar os seus clientes com a frase “como posso te ajudar”? No seu e-commerce, o cliente espera ter este mesmo tratamento. Explore a navegação do seu site, trabalhe com ferramentas que possam auxiliar o cliente a encontrar o que ele procura, tente sempre estar um passo à frente do seu consumidor e busque surpreender. Resumindo… O seu atendimento online hoje em dia deve ser impecável. 

É buscar acolher o consumidor da melhor maneira possível e proporcionar a ele uma experiência inesquecível, pois além de estarmos lidando com potenciais clientes, estamos ao mesmo tempo lidando com pessoas. 

Por isso, estar alinhado com as expectativas do seu cliente e com tudo o que a sua marca ou produto pode proporcionar a ele, ajuda a criar uma relação de confiança muito mais significativa, aumentar as vendas e ainda fidelizá-lo para que ele um dia possa novamente voltar a comprar na sua loja. Todos esses fatores estão associados a evitar uma das maiores dores de cabeça de quem trabalha com e-commerce, que é o abandono de carrinho. A taxa média de abandono de carrinho virtual é de 73%, ou seja, a cada 10 produtos selecionados pelos consumidores, aproximadamente 7 acabam não comprando

Como aplicar todas essas técnicas e ter mais resultado?

Conforme conversamos, o nosso foco é o cliente. Para que consigamos ter uma assertividade maior em relação a proporcionar uma melhor experiência para o nosso consumidor, precisamos buscar entender o passo a passo que ele reproduz dentro da nossa loja. 

Para um melhor entendimento de dados para compreender melhor o comportamento do seu consumidor, de onde ele vem, onde ele clica, quanto tempo ele fica em cada página, quais conteúdos ele mais acessa, se é um visitante recorrente, etc, o Hotjar pode ser um grande aliado. 

Esta ferramenta tem por objetivo fazer todo esse mapeamento de calor do seu cliente e trazer todas essas informações de movimentação dentro da sua loja, para que a partir destes dados, seja construído novas estratégias, sejam elas de retenção de público, captação de leads, etc. 

Com base nesses dados, vamos conseguir realizar um diagnóstico de onde precisamos corrigir e no que precisamos melhorar para proporcionar esta experiência magnífica que nossos clientes merecem. 

Sejam  elementos visuais, layout, usabilidade ou até mesmo na maneira como os textos estão diagramados. Tudo é importante. O detalhe é precioso.

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