7 dicas para aumentar a sua lista de e-mails

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Antes de qualquer coisa: o e-mail marketing ainda é relevante e inclusive continua sendo um dos canais mais importantes para gerar tráfego e aumentar as conversões no e-commerce. É lógico que para obter resultados através de e-mail, é necessário construir, manter e ampliar uma lista de contatos. Para isso, confira estas dicas para fazer com que mais usuários se inscrevam por livre e espontânea vontade para receber suas newsletters.

1. Crie conteúdos “bloqueados”

conteudo bloqueado

O desenvolvimento de conteúdo relevante é a dica mais importante não só para adquirir novos cadastros de contatos, mas também para conquistar relevância nos resultados de busca orgânica. O blog é uma excelente forma de disponibilizar conteúdos estratégicos e de livre acesso. Mas recomendamos também apostar na criação de conteúdos fechados que requerem a inscrição do e-mail para obter acesso. Para este tipo de ação, é necessário pensar em que tipo de informação pode ser tão valiosa para o seu público-alvo a ponto de que se disponha a fornecer suas informações de contato. Você pode criar e-books, vídeos, quizzes, guias, etc., que, é claro, estejam alinhados com o seu negócio, nicho e produtos.

2. Desenvolva landing pages

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As landing pages são as páginas que focadas na conversão, que neste caso, significa que o CTA deve estar direcionado para o cadastro de e-mail. Quando for disponibilizar estes conteúdos bloqueados, é necessário pensar em uma página que contenha um formulário simples e objetivo para que o usuário solicite o acesso, download ou recebimento do seu material.

Se você está planejando uma grande campanha promocional, como a Black Friday, por exemplo, você pode ativar uma página com um mês de antecedência para destacar o evento. Esta página deve convidar o cliente a se cadastrar para receber as ofertas em primeira mão.

Uma forma muito inteligente é de divulgar previa e intensamente que em determinado dia haverá uma promoção exclusiva para clientes cadastrados no site, que receberão um cupom de desconto para ser utilizado. Nesse caso, não deve ser enviado o mesmo código de cupom para toda a base. Deve-se gerar um código para cada usuário e limitar o uso para uma única vez.

3. Utilize pop-ups

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Deixe de lado aquele conceito dos anos 2000 que pop-ups são irritantes e que todos odeiam. Essa ferramenta é muito poderosa para ajudar você a obter novos cadastros, se implementada corretamente. Utilize pop-ups para destacar suas promoções, notícias e qualquer outro tipo de conteúdo interessante para o cliente. Muitas lojas virtuais criam uma ação de desconto para a primeira compra no site, enviando um cupom de desconto para o usuário que cadastrar o seu e-mail.

4. Teste a campanha “Promoção do dia”

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Algumas lojas virtuais elegem diariamente um produto para a “promoção do dia”. Divulgando constantemente que todo dia há uma promoção diferente em seu site causa bastante expectativa, o que motiva os usuários a se cadastrarem para ficar por dentro das ofertas.

5. Aposte nas redes sociais

cadastro email

Pode parecer uma dica estúpida, mas não se esqueça de pedir aos seus seguidores para se inscreverem em sua lista de e-mail. Essas pessoas já estão interessadas em sua empresa e produtos, e por isso ele já está um passo mais perto para fornecer seu contato. Divulgue que sua loja fornece benefícios exclusivos por e-mail. O Facebook permite criar publicações impulsionadas com o foco na obtenção de novos cadastros, inclusive. Aqueles conteúdos bloqueados que você desenvolver, por exemplo, podem ser divulgados nestes canais e solicitando o contato para acesso.

6. Firme boas parcerias

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Olhe em sua volta! Certamente há empresas e pessoas que podem ser grandes aliados para o seu negócio. Firme parcerias estratégicas, aproveitando a rede de contatos de terceiros para ampliar o seu próprio alcance. Uma loja virtual de cosméticos pode fazer parcerias com salões de beleza, que por sua vez o divulgarão para suas clientes; um e-commerce de suplementos alimentares pode fazer o mesmo com academias; uma livraria, pode apostar em convênio com escolas, cursos preparatórios para concursos e vestibulares e universidades.

Os influenciadores digitais (pessoas populares em redes sociais) têm potencial para serem excelentes aliados. Você pode enviar um ou mais produtos para um influenciador que de alguma forma seja identificado com o seu nicho – que por sua vez, possui seguidores com os mesmos interesses. É possível também disponibilizar um cupom de desconto, cujo o código leve o nome desta pessoa, para que ele divulgue a sua base de contatos.

7. Não se delimite a coleta virtual

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Aproveite feiras, seminários e qualquer outro evento de negócios para aumentar sua rede de contatos. Esse tipo de trabalho é mais manual, mas vale a pena. O contato pessoal aproxima a sua marca das pessoas, proporciona uma conversa direta, humanizada e informal. Se você possui lojas físicas, explore-as e entenda que não se tratam de negócios separados. Assim como um site pode atrair consumidores locais para o seu ponto físico, o inverso também ocorre.

Conclusão

Muitas empresas se preocupam apenas aumentar sua lista de e-mails e adotam práticas que apenas prejudicam seus negócios. De nada adianta ter uma grande base de contatos irrelevantes e listas compradas, o que faz com que sua taxa de entrega, engajamento e conversões sejam baixíssimas. É importante ter o foco na qualidade de seus contatos, e não somente, em quantidade.

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