6 benefícios estratégicos do CRM para seu e-commerce

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O CRM é uma abreviação do termo Customer Relationship Manager, que pode ser traduzido para “gestão de relacionamento com o cliente”. Consiste em um conjunto de técnicas e práticas, que são incrementadas com o auxílio tecnológico, com o objetivo de tornar o relacionamento com o consumidor mais efetivo.

Para as lojas virtuais, a aplicação do CRM é ainda mais essencial do que para qualquer outra empresa, pois suas vendas dependem mais do desempenho orgânico, anúncios, e-mail marketing, e outras campanhas.  Por outro lado, é muito mais fácil e efetiva a utilização do CRM no e-commerce, do que no varejo físico, já que a sua natureza virtual e tecnológica lhe agrega uma infinidade de recursos e oportunidades.

Há diversas ferramentas de CRM disponíveis no mercado, mas a sua própria plataforma de e-commerce, integrada ao Google Analytics, pode se apresentar como uma solução completa. A Moovin, por exemplo, permite o acesso a relatórios que possibilita à loja criar e automatizar ações de marketing e comunicação, tornando-as estratégicas e, portanto, mais eficientes.

1. Recupere carrinhos abandonados e aplique melhorias

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Obtenha relatórios sobre os carrinhos abandonados para poder realizar análises na tentativa de compreender quais os possíveis e principais motivos de desistência de compra, para que seja desenvolvidas melhorias.

Além disso, pode-se trabalhar com o envio automático de e-mail para tentativa de conclusão do pedido, aos usuários que adicionaram itens ao carrinho mas não finalizaram a compra.

2. Envie e-mail marketing conforme os interesses de cada usuário

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Através do mapeamento de navegação de cada cliente, a plataforma de e-commerce realiza uma análise dos produtos e categorias visitados, enviando newsletters personalizadas conforme os interesses de cada usuário. A conversão tende ser muito superior aos e-mails massivos, já que é realmente direcionada àquele cliente. Na Moovin, chamamos esta ferramenta de E-mail Marketing Comportamental.

3. Preste um atendimento de qualidade

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Como todas as informações do cliente estarão armazenadas, bem como seu histórico de pedidos e contatos por telefone ou e-mail, fica muito mais fácil prestar um atendimento satisfatório e ágil. O atendente possui em sua tela a ficha completa do cliente, sabendo em que situação se encontra seu pedido/solicitação, podendo dar suporte ao consumidor seja por e-mail, chat, telefone ou WhatsApp.

4. Descubra os usuários buscam em sua loja

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A lista de palavras-chaves possibilita a análise de quais os produtos mais procurados através da busca interna de seu site. Assim, podem ser percebidas algumas oportunidades, como:

– intensificar a divulgação de produtos específicos;

– mudar a nomenclatura de itens que costumam ser pesquisados com outros termos;

– passar a vender novos produtos, que são procurados na loja mas ela não possui

5. Crie campanhas de marketing mais eficientes

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O acesso aos relatórios das campanhas permite ao lojista analisar todas as estatísticas de suas ações de divulgação – quantidade de visitas gerais e visitas únicas, quantidade e porcentagem de conversões por campanha, etc. A análise do desempenho de cada campanha é fácil e permite o planejamento de ações mais eficientes para o futuro.

É possível, também, saber a origem de acesso dos clientes e de pedidos, bem como a taxa de conversão por procedência. A análise permite compreender quais mídias (sites parceiros, blogs, redes sociais, links patrocinados, comparadores de preço, etc.) estão dando retorno, para orientar melhor os seus próximos esforços e investimentos.

    6. Compreenda o comportamento de navegação dos usuários

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O mapeamento de navegação permite analisar o comportamento e jornada de compra do usuário: produtos visitados e adicionados ao carrinho; histórico específico de uma compra; tempo de permanência nas páginas, etc. Também é possível acessar o histórico individual de navegação de cada cliente. Todos estes dados também podem contribuir para a loja identificar a linha de raciocínio de seu cliente e quais conteúdos o atraem e o influenciam a comprar, entre outras ações.

Conclusão

Estes 6 benefícios do CRM para sua loja virual não são os únicos. Com criatividade e estratégia, é possível perceber muitas outras oportunidades de ação com o CRM, a fim de aperfeiçoar cada vez mais as suas campanhas de marketing e atendimento ao cliente. Você tem acesso a uma base de dados muito rica de seus clientes, que as lojas físicas não possuem. Aproveite-a!

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