5 Dicas para resolver o problema de frete em seu e-commerce

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Você está em casa e decide fazer uma compra online, achou um produtinho super barato, na promoção mas quando vai finalizar a compra, se depara com  o valor do frete muito mais alto do que o valor do produto, provavelmente você já passou por isso né? 

Sim, sabemos que é muito frustrante passar por isso quando você é o cliente, mas quando você é quem vende o produto, é muito pior não é? Então você precisa ler esse artigo e acabar de vez com os problemas de frete do seu ecommerce.

Esse problema infelizmente é mais comum do que imaginamos, os custos de frete aumentam significativamente dependendo do local de entrega do produto. Geralmente esse problema é mais comum para quem trabalha com produtos de valor mais baixo, como acessórios, roupas, bijuterias e outros itens do tipo. 

Inclusive, aqui no nosso blog, já falamos sobre como melhorar o frete para a sua loja virtual.

Não existe mágica para resolver isso, mas a gente tem ótimas dicas pra te ajudar a resolver esse problema, aproveite bem todas elas, boa leitura e nos chame sempre quando quiser.

1. Crie kits dos seus produtos

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Se você é uma pessoa criativa, você vai pegar bem essa dica e saber aproveitar cada detalhe dela. Se o seu frete é caro, e você vende um produto que tem um preço baixo, deixe ele mais atraente aos olhos do consumidor. Criando kits de produtos, a seguir vamos dar um exemplo. 

Você vende uma pulseira a R$19,90. O seu frete custa mais ou menos R$20,00. Para comprar apenas uma pulseira, o seu cliente vai desembolsar R$40,00!

Na perspectiva do cliente, ele vai estar pagando caro por apenas uma pulseira, mas o cenário muda quando você oferece um kit de pulseiras. Vamos lá, se você vender 3 pulseiras por R$19,90 cada (totalizando R$60,00), o valor do frete vai passar despercebido, porque a percepção de compra do seu cliente mudou.

Ou seja, ele vai pagar os mesmos R$20,00 de frete, porém vai receber 3 pulseiras. Neste exemplo, o valor do frete é apenas um detalhe, pois a compra como um todo ‘’compensa’’. E para fechar com chave de ouro, vai aí uma dica coringa, você pode embutir o valor do frete nos produtos, assim podendo usar o gatilho mental de “frete gratis’’.

Kit 3 pulseiras R$80,00 + frete grátis.

Perceba que o preço é o mesmo, e essa estratégia pode ajudar você a vender mais através de uma experiência de compra.

A Moovin conta com profissionais que podem proporcionar ao seu cliente essa experiência de compra.

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  1. Se atente ao cálculo de frete, preste atenção nas informações   
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Peso do pacote, dimensões, CEPs de origem e destino são alguns pontos que entram no cálculo do frete. Simplificando, não conseguimos melhorar aquilo que não entendemos, certo? 

Então o primeiro passo é entender como funciona o cálculo de frete.

Os critérios usados para calcular o frete são: as dimensões e peso do produto (com a embalagem), origem e destino do produto, e relação entre peso e volume. Esses pontos são muito importantes e devem estar corretos para a gestão do seu e-commerce.

Beleza, aprendemos o cálculo, agora vamos aos possíveis pontos que podem causar erros no cálculo do frete.

A) Erro no peso ou nas dimensões no cadastro do produto

Um erro desses, pode impactar diretamente no valor visto pelo cliente na hora da compra, e duas situações podem acontecer: o cliente pode ver o valor do frete muito acima do normal, desistir da compra, ou ver o valor muito baixo, e comprar, e aí quem sai no prejuízo é você. As duas situações são bem ruins né? 

Aqui um ponto de atenção: cadastre o peso e as dimensões do produto já levando em consideração a embalagem em que eles serão postados. 

B) Erro no uso de embalagens

Um erro que acontece muito, principalmente para quem recém começou a vender na internet, é em relação ao tamanho da embalagem, pois se ela for maior do que o produto, você provavelmente terá prejuízos. Isso acontece porque as transportadoras consideram o espaço ocupado pela carga tão importante quanto o seu peso.

Resumindo, usar embalagens maiores que o produto, faz o seu o frete ficar mais caro, e ninguém quer isso não é mesmo. Escolha embalagens perfeitamente adequadas ao tamanho do seu produto, assim você garante que o valor do frete não aumentará.

3. Erro na tabela de frete

Essa dica merece muita atenção, pois quem tem contrato com transportadoras deve prestar muita atenção no preenchimento dos dados da tabela de frete na plataforma de gerenciamento da sua loja online.

Não custa nada lembrar, preste muita atenção nesse momento, qualquer informação ou campo preenchido de forma incorreta, vai causar problemas no valor do frete visualizado pelo seu cliente.

4. Trabalhe com fretes diversificados

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Quem não gosta de um frete barato? Todos nós! Então pense no mínimo em duas opções, a expressa e a convencional. Mas não fique só nelas, quanto mais opções de frete você der ao seu cliente, menos chances ele tem de achar caro, pois ele vai comparar e escolher aquilo que é mais vantajoso para ele. 

5. Crie fretes fixos

Basta fazer uma pesquisa rápida na internet que você vai achar essa dica, pode parecer batido, mas é uma estratégia que funciona. A estratégia é basicamente a seguinte: criar fretes para as regiões onde você quer vender mais, e aqui a dica de ouro é saber identificar o valor médio do seu frete para essas localidades.

Vamos a conta: Você vai precisar calcular o número total de pedidos enviados para a região em um determinado período de tempo e, em seguida, determinará o custo total de envio e dividir pelo número total de pedidos.

Sabendo o valor médio do seu frete para determinada região, você pode oferecer um frete mais barato, mas lembre-se, que a diferença será paga por você, então avalie bem se essa estratégia vale a pena ou não para o seu negócio. Já falamos em outro artigo sobre como tornar a logística sua principal aliada.

Como falamos no início, não existe mágica galera, é tudo estratégia e plano de aplicação. Estude o seu nicho, entenda como os problemas da sua loja acontecem e trabalhe com soluções de problemas. Assim você vai garantir boa rentabilidade para o seu negócio e menos prejuízos. 

Se você gostou desse conteúdo, ou tem sugestões, converse com a gente nas redes sociais, não perca mais tempo, entre em contato com a Moovin e converse com o time de especialistas para criar a sua loja online.

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