SEO – Sua importância e suas tendências para 2021

SEO e suas tendências para 2021

Será que o SEO vai ser o grande diferencial do marketing digital em 2021? Vamos conversar sobre isso no artigo de hoje?

Por conta dos fechamentos de lojas físicas, o comércio eletrônico brasileiro sofreu um avassalador crescimento nunca antes visto na história do segmento.

A forma como utilizamos os serviços oferecidos na internet mudou completamente, incluindo o comportamento do consumidor em relação às compras na internet.

Com a atenção voltada para os dispositivos móveis, de acordo com a pesquisa realizada pela Mastercard e Americas Market Intelligence, 46% dos brasileiros aumentaram o volume de compras na internet, enquanto 7% compraram online pela primeira vez.

Estas mudanças impactadas pela pandemia, não só aumentaram o volume de compras pela internet como também movimentou o mercado de anúncios pagos, SEO e redes sociais.

Diante deste cenário, o mercado de busca está cada vez mais requisitado e os mecanismos de ranqueamento estão cada vez mais sofisticados.

Resumidamente, os mecanismos de ranqueamento do Google é a fase final do processo em que é decidida a ordem em que as páginas serão apresentadas para o consumidor.

Muitos fatores podem levar o seu link para a primeira página das pesquisas, como o número de links que direcionam para essa página (link building), tempo de permanência do consumidor na página, entre outros.

e por conta disso, separamos algumas dicas importantes e também tendências de SEO para 2021:

UX como um fator de ranqueamento – GPE

Em maio do ano passado, 2020, a Google anunciou que em breve teria um dos seus maiores e mais importantes updates: o Google Page Experience

Este grande e importantíssimo fator de ranqueamento, deve entrar em vigor em maio deste ano, 2021. Com essa nova atualização, fique bem atento a três novas métricas de avaliação de qualidade voltadas à experiência do seu consumidor:

LCP ou tempo de carregamento

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Esta métrica será a responsável por medir quanto tempo o primeiro conteúdo visível de uma página web demora para ser visualizado pelo visitante.

Para estar dentro do que a Google considera ok, o carregamento deve acontecer em no máximo até 2,5 segundos.

FID ou interatividade

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Fid (First Input Delay) tem como objetivo medir a interatividade da página em relação ao tempo que ela demora para responder ao comando do visitante, seja por um clique, abertura de uma aba, etc.

Para garantir o bom ranqueamento, essa interatividade deve acontecer em menos de 100 milissegundos.

CLS ou estabilidade visual

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O CLS (Cumulative Layout Shift) mede a estabilidade de uma página durante a sua navegação.

Com esta métrica, o comportamento equivocado de botões flutuantes, anúncios colocados em locais inapropriados ou layout da página diagramados de maneira instável, serão penalizados pelo algoritmo do Google.

Ainda falando da importância da experiência do consumidor, clicando no botão abaixo, você encontra um artigo do nosso blog que trata especialmente deste assunto

Empenha-se para ficar no top 3 do ranking de pesquisa

Vejamos a palavra-chave (bolsas femininas) na imagem abaixo:

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Note que, além dos três primeiros resultados orgânicos (que é o foco deste tópico e onde é maior possibilidade de ser notado pelo visitante da página) os resultados da quarta posição em diante só aparecem depois de um box de resultados e da feature de imagens da Google (falaremos disso em seguida).

Ou seja, se você não estiver anunciando a sua página e também não estiver no top 3 dos resultados orgânicos, a possibilidade de ser encontrado pelo consumidor se torna mais difícil.

Link building continuará importante

Antes de falarmos que o link building continua sendo super importante para o sistema de ranqueamento do Google e fundamental no seu SEO, resumidamente vamos explicar o que ele significa.

A ação de Link Building resume-se em backlinks, ou seja, em links de outros sites apontando para o seu site de maneira natural ou não.

Com isso, além de conseguir popularidade nos mecanismos de busca, gera mais relevância para o seu site, trazendo mais tráfego e credibilidade para a página.

Agora, digamos que dois sites bastante relevantes no nicho de moda estão empatados disputando as primeiras posições orgânicas dos buscadores do Google.

Sabe qual pode vir a ser um dos critérios de desempate? A qualidade e a quantidade de backlinks que cada site possui.

Esteja indexado no mobile

Com o lançamento do Mobile-First Indexing  o Google deu um alerta para todos os empreendedores e empresários de algumas mudanças que agora tem data certa para acontecer.

Estamos falando dos sites adaptados para a versão mobile. A partir de dezembro de 2021, todos os sites que não possuírem uma versão mobile, serão removidos dos mecanismos de busca.

E apenas reforçando a importância que a empresa está levando em consideração ao mobile, os sites que obtiverem um carregamento de página superior a 3 segundos, poderão ser penalizados em até 32% na sua taxa de rejeição.

SEO para vídeos 

A produção de conteúdo multimídia vem tendo um grande volume, principalmente no Youtube que durante a pandemia atingiu a marca de 20% de crescimento.

O que acontece é que antes, os SEO não estavam totalmente preparados para receber esse tipo de informação.

Entretanto, desde o ano passado e principalmente agora em 2021, vídeos, streaming são um grande mar azul de consumo.

Portanto, busque nos seus vídeos:

  • Encontrar palavras-chaves que sejam relevantes e que façam sentido para o seu conteúdo.
  • Use muito copywriting nos seus títulos com objetivo de chamar a atenção do consumidor.
  • Busque manter a atenção do seu público o máximo de tempo possível nos seus vídeos, isso aumenta a sua taxa de retenção e consequentemente ajuda que o seu vídeo seja compreendido pela ferramenta de busca como conteúdo de qualidade.
  • Não se esqueça de pedir aquela simples interação de dar like no vídeo e também de se inscrever no canal

Google imagens e a importância da busca visual

Hoje em dia, SEO está também vinculado à busca visual, como por exemplo, o Google Lens.

Diferentemente de uns anos atrás, que o formato de conteúdo era focado na construção de textos e se dava muita pouca atenção para imagens, atualmente percebemos o oposto.

Percebemos hoje que os consumidores estão sendo impactados mais por conteúdos audiovisuais do que por conteúdos escritos.

Por conta disso, o SEO tem sido cada vez mais vinculado à busca visual, e ferramentas como o Google Lens têm sido cada vez mais aperfeiçoadas para oferecer aos consumidores o que eles procuram.

Conclusão

Desde a criação e implementação do SEO, 2021 talvez seja o ano em que venha a ter a maior evidência desta importante parte do marketing digital.

Esperamos que com o artigo de hoje, tenhamos contribuído de alguma forma para um melhor entendimento da importância que o SEO tem para o seu negócio.

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