Pós-Black Friday: oportunidades e deveres do momento

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A tão aguardada Black Friday terminou, e muitos lojistas ficam agora sem grandes expectativas de venda para os próximos meses. No entanto, a data trouxe também oportunidades para o futuro, além de deveres que não podem ser deixados de lado.

1. Convide o cliente a avaliar a sua compra

Após a entrega do pedido, envie um e-mail ao cliente convidando-o a avaliar a sua experiência de compra, pedindo sua opinião sobre a qualidade do produto, ao seu atendimento e prazo de entrega. As avaliações servem para demonstrar que sua loja se preocupa com a satisfação do cliente, além de ajudarem futuros compradores a esclarecerem dúvidas sobre os produtos e sua empresa. Esse tipo de conteúdo é capaz de contribuir até mesmo para o SEO de seu site.

Para motivar o cliente a contribuir com um comentário, você pode oferecer em troca um cupom de desconto, pontos no seu programa de fidelidade, um brinde na sua próxima compra, etc.

2. Faça uma promoção exclusiva para quem comprou na Black Friday

Oferecer um desconto somente para quem comprou na Black Friday, faz com que estas pessoas se sintam especiais. Não se trata de uma Black Friday estendida para todos, mas sim, de uma ação específica só para quem comprou na data. Você pode fazer a ação por e-mail marketing, aplicando o preço especial por origem de acesso, se a função existir em sua plataforma. Assim, somente quem acessar sua loja através deste e-mail, poderá ter acesso aos descontos.

3. Dê “uma última chance” a quem não comprou na Black Friday

Quem não comprou, mas chegou a navegar na sua loja, também deve ser contemplado com ofertas. Você pode apostar no e-mail marketing comportamental, aos usuários que informaram seu endereço de e-mail em alguma etapa, que apelem para assuntos que chamem a atenção, como a última chance para comprar o produto com o mesmo desconto da Black Friday. O remarketing também é uma ótima opção de atrair os potenciais compradores de volta, ainda mais porque funciona através dos cookies, exibindo os anúncios nos sites sem a necessidade de que o usuário tenha informado seus dados.

4. Facilite as trocas e devoluções

Sabemos que nenhuma loja gosta quando o cliente precisa trocar ou devolver um item, já que os custos de coleta e nova entrega são todos da empresa. No entanto, lembre-se que o cliente também preferiria não estar passando por essa situação. Muitas lojas dificultam esse processo, obrigando o cliente a entrar em contato somente por telefone, além de outras burocracias. Esse tipo de abordagem inclusive desencoraja o cliente a realizar novas compras em sua loja. Se você facilitar ao máximo esse processo, pode ter certeza que o cliente irá lembrar e se sentir seguro para voltar a comprar.

A Moovin disponibiliza o recurso de central de trocas, que o usuário pode acessá-la ao fazer o login na loja virtual. A função permite selecionar o item que gostaria de trocar ou devolver, além de poder anexar fotos para comprovar algum tipo de defeito e enviar uma mensagem.

5. Fique atento às reclamações

Receber críticas e reclamações é natural e você não deve escondê-las. Encare-as como uma oportunidade de demonstrar que sua loja é séria, ágil e disposta a resolver problemas. Sites como o Reclame Aqui são muito consultados por pessoas que estão interessadas em comprar na sua loja, mas a não conhecem, portanto, as reclamações são lidas bem como as respostas da empresa. O mesmo se aplica a suas redes sociais. Não apague comentários negativos – salvo as exceções que contém ofensas, palavrões, etc. Manter as avaliações dos clientes descontentes, acredite, pode ser positivo para sua loja, já que atesta a sua transparência. O importante é sempre responder com cordialidade e agilidade, sempre tentando resolver os problemas.

A Black Friday pode ter trazido inúmeros novos clientes para sua loja com potencial de retornarem para futuras compras. Para isso, é essencial prestar um bom atendimento, além de ações inteligentes de marketing.

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