Por que o e-commerce B2B é uma tendência irreversível

Por que o e-commerce B2B é uma tendência irreversível

O e-commerce B2B é uma tendência irreversível. A prova disso é uma pesquisa da Forrest Research, publicada em maio de 2018. O resultado do estudo apontou que a compra e venda online entre empresas movimenta três vezes mais dinheiro que o e-commerce B2C.

Podemos relacionar pelo menos duas explicações para isso:

– indústrias, distribuidores e atacadistas podem vender seus produtos online tanto para o varejo físico quanto para o varejo virtual;

– a cadeia de valor integrada pela tecnologia.

Vendendo online para toda a cadeia de distribuição

Vamos fazer uma abordagem bem prática do que está acontecendo. Pense que você é proprietário de uma fábrica de sapatos e acessórios femininos.

O que as pessoas fazem quando querem comprar online? Entram numa loja virtual, pesquisam produtos que atendam às suas expectativas e compram.

O que um distribuidor faz quando quer repor seus estoques de mercadorias? Entra no site da sua indústria de sapatos e acessórios femininos, escolhe os itens, coloca tudo no carrinho, escolhe a forma de pagamento, efetua a compra e aguarda a entrega da mercadoria.

Em outras palavras, o processo é o mesmo. Há apenas duas diferenças básicas:

– as compras são em grande quantidade, havendo a necessidade de que o sistema esteja capacitado para gerar descontos automáticos progressivos;

– a comunicação do e-commerce B2B precisa ser diferenciada, pois estamos falando de um relacionamento entre empreendedores e não entre o lojista e o consumidor final.

Quanto à comunicação, é uma mera questão de ter profissionais qualificados da área, que saibam elaborar diferentes mensagens para públicos diferentes, lembrando que os valores que levam um consumidor a comprar são diferentes dos valores de um lojista.

No que diz respeito às funcionalidades da ferramenta de e-commerce, a plataforma ecommerce da Moovin possui diversos recursos específicos para atender às necessidades exclusivas de empresas B2B. Isso inclui a possibilidade de gerar descontos progressivos de forma automática, proporcionalmente ao volume do pedido de determinado item.

Essa é só uma das muitas funcionalidades da plataforma ecommerca da Moovin, que entrega aos seus clientes recursos como:

– integração com a ERP;

– sistema multipreços, possibilitando a criação de diversos preços para o mesmo produto, de acordo com a origem do pedido, atendendo a critérios pré-estabelecidos e habilitados no sistema;

– ferramentas de SEO avançado;

– integração com os mais diversos marketplaces, ampliando a exposição da mercadoria e automatizando processos;

– integração com estoques de fornecedores, atacadistas e varejistas, seja na cadeia física ou virtual;

– programa de recompensas;

– versão mobile para tablets e smartphones;

– preço diferenciado por grupo de cliente, desta forma a empresa poderá atribuir um preço diferenciado, oferecendo vantagens para quem compra com maior frequência no site.

A cadeia de valor integrada pela tecnologia

A integração da cadeia de valor é um dos aspectos fundamentais para o crescimento do e-commerce B2B.

É claro que ainda há muito espaço para crescimento, sobretudo porque cada vez mais as empresas vão migrando processos para o ambiente digital.

A razão para isso é que as empresas precisam ganhar competitividade em custos e gerar valor para seus parceiros estratégicos e clientes.

Com a integração da cadeia de valor, a indústria se conecta aos fornecedores de suprimentos e matéria-prima, empresas de transporte, distribuidores e atacadistas, tendo um controle de toda a cadeia de suprimentos, até que o produto chegue à prateleira.

Distribuidores, da mesma forma, conectam-se à indústria, transportadoras, atacadistas e varejistas, formando, dessa forma, uma grande comunidade integrada por interesses comerciais e estratégicos.

Essa é a lógica por trás do crescimento do mercado de e-commerce B2B. Os paradigmas são:

– agilidade;

– qualidade dos controles;

– planejamento dinâmico, em tempo real;

– eliminação de papel;

– eliminação de custos;

– melhora do ciclo de vida da mercadoria;

– melhora do fluxo de caixa;

– aumento da capacidade de organização;

– atendimento e vendas 24 horas, 7 dias por semana.

Por que adotar a integração em meu e-commerce?

Ficou claro que a variável que impulsiona toda essa nova realidade atende pelo nome de “integração”?

É a integração que permite a automação da cadeia de valor, com disparo de ordens automáticas de compra e serviço, com visão compartilhada de estoques e muitos outros benefícios.

Devemos, no entanto, ampliar um pouco a visão. Quem já ouviu falar em ambiente de negócios omnichannel já deve ter percebido que cada vez menos faz sentido a distinção entre comércio tradicional e comércio virtual.

O que temos é uma cadeia ampla e complementar de serviços. Não faz mais sentido você ter uma loja física e abrir mão de ter um canal de vendas virtual, uma vez que o negócio digital aumenta o alcance do seu comércio, podendo chegar a um número maior de pessoas e ampliar a abrangência geográfica de suas vendas.

Isso vale tanto para o atacado quanto para o varejo.

A vantagem da integração é que seus canais poderão dialogar entre si, compartilhando o mesmo estoque e as mesmas informações, uma vez que podem ser integrados à sua ERP, gerando uma visão única do negócio em todas as frentes de interação com o consumidor.

Sendo assim, no ambiente omnichannel o consumidor, numa mesma operação de compra, pode utilizar seu canal físico e digital, tendo uma experiência 360º, que abranja desde a busca de informações ao recebimento do produto.

Do ponto de vista do atacado, o dropshipping é uma grande oportunidade para gerar novos canais ao consumidor. O dropshipping é um modelo de negócios que integra indústria, distribuidores, atacadistas, varejistas e consumidores numa ampla rede de valor, opções e ofertas, na qual todos saem beneficiados.

Você, atacadista, pode vender seus produtos diretamente ao consumidor por meio de um canal online, graças à tecnologia de integração. Basta integrar seus estoques à loja virtual do varejista. No modelo de dropshipping, o varejista não faz estoque. Ele expõe o seu produto na vitrine virtual, recebe o pedido e transfere diretamente para o seu sistema, para que sua equipe providencie a entrega do produto ao cliente.

Sabe como o consumidor sai ganhando nessa operação? Repare, então, que nesse modelo você estará eliminando um serviço de frete, que é aquele feito entre o atacadista e o varejista. É menos um custo para repassar para o preço do produto ao consumidor.

Integre seu sistema com a Moovin

Você busca formas inteligentes e práticas de gerenciar o seu negócio, ao mesmo tempo em que precisa ampliar sua base de clientes e melhorar as vendas.

A integração oferece a você a oportunidade de qualificar os processos e, com isso, gerenciar melhor o seu negócio, com menos custos e mais agilidade, ao mesmo tempo em que permite que o aumento das vendas aconteça de forma organizada e com uma gestão eficaz.

Com todos os processos integrados e automatizados, você poderá formar uma equipe mais focada na busca de melhores estratégias e novos negócios, deixando que o sistema trabalhe para a empresa.

A boa notícia é que você não precisa esperar para construir novas estratégias de negócio. Nós, da Moovin, temos experiência na criação de e-commerces de alta performance. Podemos ajudar você a construir a sua estratégia e o seu modelo de negócios, tudo em uma plataforma de alto nível, com todos os recursos de automação e integração de que você precisa.Não espere mais. Dê o primeiro passo agora, entrando em contato conosco!

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