O Black Friday vem aí. Prepare-se!

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O BLACK FRIDAY já é no dia 29 de novembro. Você já se programou?

O que é?

O Black Friday é a data que promove o maior evento de vendas na internet no Brasil. A ação, que iniciou no país em 2010 pelo Busca Descontos, incentiva as empresas a promoverem 24 horas de ofertas, descontos e promoções. Em 2012, mais de 300 lojas virtuais participaram do evento.

Por que participar?

O e-commerce nacional faturou na data em 2012, de acordo com relatório divulgado pelo e-bit, surpreendentes R$ 243,8 milhões. Estes números são ainda mais intensificados quando comparados aos resultados de 2011, representando, uma decolada de 143,8%.

Como Participar?

Se decidir participar da ação, você deve determinar quais os produtos da sua loja terão um desconto especial. Após, o desafio é divulgar. Você pode anunciar diretamente no site do Black Friday (http://www.buscadescontos.com.br/midiakit/fale-conosco). Como para muitos o custo pode ser considerado alto, nada impede que você divulgue suas ações por conta própria.

Como divulgar?

Algumas dicas:

  • Envio de e-mail marketing sobre as promoções referente à data com antecedência
  • Utilização de banners temáticos no site, a fim de chamar atenção para a data;
  • Escreva em seu site um artigo sobre o Black Friday (o que é, como e onde começou, como tem sido as edições aqui no Brasil, etc.). Apesar do sucesso, a ação ainda é recente no país e muitos ainda não conhecem;
  • Divulgue intensamente a ação nas redes sociais;
  • Na quarta-feira (27 de novembro) envie, somente para os clientes que já compraram em sua loja, um e-mail marketing dando a oportunidade para eles comprarem na quinta-feira (28/11), antes do Black Friday (29/11). Isto pois, devido a data, pode ocorrer um grande congestionamento no site no dia 30
  • Divulgue, então, o máximo que puder. Seja criativo. Você estará entre muitas lojas que também oferecerão descontos na mesma data. É preciso diferenciar-se.
  • Após a data, envie um e-mail aos seus clientes que participaram agradecendo a preferência. Convide-os a avaliar o atendimento. Lembre-se que por ser uma data promocional, pode ser que muitos clientes estejam fazendo a primeira compra em sua loja. Por isso seja atencioso, além de poder fidelizá-lo este cliente também indicará sua loja a outras pessoas;
  • Mensure os resultados e analise se sua loja obteve o retorno desejado para futuramente aperfeiçoar as estratégias e logísticas de entrega.
    Cuidado!

    No ano passado, muitas lojas foram penalizadas pelo Procon por maquiarem os preços no Black Friday. Houve muitos casos de alterações de preços originais (simulando um desconto maior) ou, até mesmo, aumento de preços anunciados como promocionais. Este tipo de ato pode, além de lhe trazer problemas jurídicos, ocasionar a indignação de muitos clientes, que não voltariam a comprar em sua loja.

    Pensado estrategicamente, é possível tirar muito proveito da data. Poderão haver muitos novos clientes navegando e comprando em sua loja. Organize-se, faça um bom atendimento. É a chance de aumentar a taxa de conversão. Queimar produtos de estoque que não vendem mais. E, principalmente, fidelizar novos clientes.

    Para mais informações sobre o Black Friday e anunciar no site Busca Descontos, acesse: http://www.blackfriday.com.br/

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