Por que incentivar clientes a avaliarem sua experiência de compra?

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As pessoas costumam trocar ideias com seus amigos e conhecidos para decidirem que produto comprar. Levamos mais em conta a opinião e a experiência de nossos amigos e “pessoas como a gente” do que a própria marca diz de si mesma.

No e-commerce, o cliente torna-se ainda mais preocupado em saber a opinião de outras pessoas em relação a determinada loja virtual, pois o seu sentimento de insegurança é naturalmente maior. Pensando nisso, as lojas virtuais devem colocar as opiniões de seus clientes nas páginas dos produtos para transmitir maior credibilidade aos demais visitantes.

Então credibilidade é o único benefício desta ferramenta?

Além de transmitir confiança para os potenciais clientes – o que é um benefício e tanto -, os comentários funcionam como uma pesquisa de satisfação. Todos os feedbacks podem e devem ser aproveitados para a empresa saber aonde tem acertado e o quais processos devem ser aprimorados.

Hum… só isso?

Se ainda não lhe convenci, tenho certeza que não vai resistir ao saber que esta simples ferramenta pode melhorar seu SEO. Engajando os seus clientes a avaliarem você também melhora o seu desempenho orgânico, já que o Google valoriza as páginas com conteúdo atualizado. As páginas dos seus produtos passarão a ter maior relevância.

Mas se eu receber comentários negativos?

Não tema em receber comentários negativos e não ouse aprovar apenas os positivos. A presença de críticas comprova para os futuros consumidores a veracidade de todas as avaliações. Demonstra que a sua loja não tem nada a esconder, que é transparente. Ou seja, o comentário negativo pode causar até mesmo um impacto positivo. Apenas reprove comentários em casos de mensagens ofensivas, com palavras de baixo calão, que desrespeite sua empresa ou os outros consumidores.

Certo! E como posso incentivar meus clientes a avaliarem?

Convide aqueles que compraram a avaliar a sua experiência de compra, envolvendo a satisfação quanto ao atendimento, qualidade do produto e cumprimento com prazo de entrega. Quando o pedido constar como entregue, o sistema automaticamente envia um e-mail para o cliente convidando-o a avaliar. Para incentivá-lo a responder, você pode oferecer créditos ou brindes em suas próximas compras. No fundo no fundo, todo mundo gosta de ganhar algo em troca, né?

Aproveite o poder desta simples ferramenta, capaz de estreitar o relacionamento com seus clientes e conquistar outros novos, melhorar seu posicionamento nos mecanismos de busca e fornecer dados para a constante melhoria de seus processos. Boas vendas!

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