Como reduzir as trocas e devoluções no seu e-commerce

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O custo com trocas e devoluções para algumas lojas virtuais tende a ser bastante alto, e desencorajam, inclusive, muitos empreendedores de apostarem nas vendas online. A lei garante ao consumidor o direito de arrependimento após 7 dias o recebimento do produto e, em caso de necessidade de troca ou devolução, todos os valores pagos devem ser reembolsados. E o que podemos fazer para evitar e reduzir estes números?

1 . Descrição do produto

Crie uma detalhada descrição do produto, com suas devidas especificações técnicas e características. Obs.: não copie descrições de outras lojas, isso prejudicará seu SEO. Saiba como escrever uma descrição eficiente clicando aqui.

2. Fotos de qualidade

Invista em fotos de alta resolução e de diferentes ângulos. Se você trabalha com moda e acessórios, disponibilize o recurso de zoom.

3. Tabela de medidas

Recurso indispensável para lojas que vendem roupas, calçados e acessórios. Disponibilize uma tabela com todas as medidas de cada variação de tamanho.

4. Avaliações de compradores

Incentive que seus clientes avaliem a qualidade do produto e publiquem comentários. Futuros compradores buscam por relatos e experiências de outras pessoas. Entenda mais sobre o recurso clicando aqui.

5. Vídeos descritivos

Os vídeos permitem uma visualização mais realista do produto, sendo possível apresentar mais detalhes. A maioria das pessoas preferem assistir um vídeo do que ler. Além disso o recurso também contribui para seu SEO. Saiba mais sobre a utilização de vídeos no e-commerce clicando aqui.

6. Logística

Se os produtos que você vende são frágeis, talvez valha a pena investir em uma transportadora de confiança para diminuir o risco de chegarem danificados ao destinatário. Outro problema comum é erro interno de revisão dos dados do pedido. Para isso, faça um checklist para que seus funcionários confirmam todos os detalhes – cores, tamanhos, data de vencimento. Verifique se sua plataforma e-commerce possui o recurso de folha de vendas, que gera a checklist automaticamente e agiliza suas operações.

E não se esqueça: nunca esconda do cliente ou dificulte o processo de troca e devolução. É um direito do consumidor e se você for atencioso, certamente fará com que ele retorne a comprar.

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