3 ações essenciais para seu e-commerce vender mais no Natal

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Natal Ecommerce

Após o término da Black Friday, quando há o pico de vendas do ano, os números das lojas naturalmente despencam. No entanto, o ano ainda não acabou e há tempo para aproveitar a data comemorativa mais movimentada do varejo, que é o Natal.

1. Destaque sua agilidade de entrega

Como já estamos na primeira semana de dezembro, o comprador muitas vezes opta por comprar os presentes de Natal em lojas físicas, com receio de que a compra online não chegue a tempo da data. Se você possui um frete ágil e tem a segurança de que consegue entregar o produto a tempo, explore ao máximo esse diferencial. Você pode pensar em campanhas como, por exemplo, “Compre ainda hoje (ou até dia x) e receba antes do Natal”. Caso seja possível fazer a entrega neste prazo somente para determinadas regiões, especifique isso.

É claro que o frete grátis sempre enche os olhos do cliente, mas você pode também pensar em outras estratégias, já que neste momento o mais importante é a rapidez da entrega. Talvez, ao invés de baixar muito preço de um produto, poderia ter mais resultado oferecendo a entrega por Sedex por um valor mais baixo, ou até mesmo gratuito para a região que for viável.

2. Disponibilize mais opções de pagamento

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), três a cada 10 consumidores que pretendem comprar no Natal possuem contas em atraso.  Sua loja também pode tirar proveito dessa situação. Para isso, é necessário oferecer opções de parcelamento e formas de pagamento diferenciadas.

Quanto mais parcelas sem juros você ser capaz de oferecer, mais interessante para esse cliente. As lojas físicas utilizam muito essa estratégia, muitas vezes dando mais destaque ao valor da parcela do que o total do produto.

Outra possibilidade é trabalhar com a divisão do pagamento entre dois cartões de crédito ou um cartão de crédito e boleto.  Essas formas de pagamento são direcionadas justamente ao grupo de cliente que não possui limite disponível no seu cartão para efetuar a compra, podendo dividi-la da forma que preferir. Nesse caso, você precisa que sua plataforma e gateway possuam a função, como a Moovin e Pagsis.

3. Faça um guia de presentes

Nesse período, as buscas no Google por ideias de presentes aumentam e é uma oportunidade de você criar um conteúdo que atraia tráfego ao site e destaque alguns de seus produtos. Crie um guia de presentes e publique em seu blog e divulgue nas redes sociais, e-mail marketing e até mesmo pode apostar no investimento nas palavras-chaves no Google Adwords.

O  principal segredo para fazer um bom guia, é segmentá-lo. Então, depende muito do seu tipo de negócio e dos produtos que sua loja comercializa.  Por exemplo: “10 ideias de presentes para arquitetos”; “10 presentes criativos para quem gosta de rock”; “10 sugestões de presentes de até 50 reais”, etc.

Você pode criar quantos guias quiser, depende de quem é seu público e das oportunidades que você enxergar. O bacana é que esse conteúdo é permanente e também trará resultados em longo prazo, em outras ocasiões.

Conclusão

É claro que de nada adianta oferecer boas promoções, diferenciais de frete e de formas de pagamento, se você não comunicar eficientemente seu público. Sempre é necessário intensificar suas divulgações nas redes sociais, e-mail marketing e anúncios. É hora de você dar um último gás para fechar o ano com resultados ainda mais positivos.

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