Como recuperar um carrinho abandonado?

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Um visitante que abandona sua loja não necessariamente representa uma venda perdida. O desafio é fazer com que ele retorne e conclua a compra.

Coletar o endereço de e-mail

Fazer com que seus visitantes comprem é o seu principal objetivo, e o segundo principal é coletar seus e-mails. Isso dará a você a oportunidade de se comunicar com os visitantes se eles abandonarem os carrinhos em um outro momento.

Você pode ativar uma lightbox na página inicial oferecendo um desconto para a primeira compra, se o usuário se cadastrar em suas newsletters. Há também sites que disponibilizam conteúdos que possam ser de interesse de seu público, que só podem ser baixados ao fornecer o e-mail. Se quiser saber mais sobre lightbox, clique aqui. Além disso, é indispensável que o campo para preencher o e-mail seja um dos primeiros passos no processo de checkout. Após isso, quando o cliente adicionar itens ao carrinho e não finalizar a compra, você poderá disparar e-mails de recuperação de carrinho.

    Automatizar o envio de e-mail

É essencial que você utilize um sistema automático para disparar estes e-mails. Eles podem ser enviados para os clientes em um predeterminado período e frequência. É recomendável que o primeiro e-mail de recuperação seja enviado no máximo 2 horas após o carrinho ter sido abandonado. Depois deste primeiro e-mail, o próximo poderia ser enviado 24 horas após e o outro, uma semana depois. Não exagere muito na frequência, isso pode irritar o seu cliente que inclusive decide por deixar de receber suas mensagens. Se não funcionou na terceira tentativa, desista dessa venda.

    Oferecer ou não um desconto?

Algumas lojas virtuais tentam recuperar a venda oferecendo algum desconto em seu e-mail de recuperação de carrinho. Essa prática, no entanto, não aconselhamos, visto que os clientes podem já estarem esperando por isto e nunca concluírem a compra na loja de primeira tentativa, já que sabem que vão receber um desconto mais tarde.

    Remarketing

Além do e-mail marketing, você pode fazer ações de remarketing, que atinge os usuários que já visitaram o seu site, através de cookies que são gravados em sua máquina. Você pode aproveitar os dados de navegação do cliente e exibir um banner contendo os produtos que ele visitou.

    Recuperar boletos cancelados

Na verdade ainda antes que boleto vença, você pode entrar em contato com o cliente. Uma das lojas que utilizam a Moovin passou a ligar para os clientes algumas horas após terem feito o pedido por boleto. O objetivo da ligação era perguntar se está tudo certo, se o cliente tem alguma dúvida e precisa de ajuda. Acredite, foi constatado que muita gente não sabia como proceder para finalizar a compra, esperando inclusive que o boleto fosse enviado para sua casa pelo correio. Bom, mas se o boleto já venceu mesmo e não foi constatado o pagamento, você pode novamente enviar um e-mail ou ligar, na tentativa de recuperar a venda.

Lembre-se que o principal é identificar os motivos pelo qual o cliente está abandonando o carrinho e evitar que isso aconteça. O problema pode estar no preço, valor do frete, processo de checkout… Carrinhos abandonados sempre irão existir, mas é possível diminuir este índice identificando as causas.

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