Promoções incríveis para bombar as vendas da sua loja virtual

Se você é um empreendedor iniciante e está pretendendo lançar uma loja virtual, possivelmente já ouviu e leu um monte de dicas sobre como bombar as vendas. Nesse artigo, nós pretendemos organizar melhor essas ideias, a começar pelo conceito de promoção.

Para muitas pessoas, promoção se restringe a descontos. Se um produto está mais barato na prateleira, é porque ele está em promoção, o que não está errado. Diminuir o preço de um produto com alta demanda e anunciar com pompa e ocasião é uma forma de promovê-lo, mas não a única.

Você já deve ter visto aqueles belos displays exclusivos de supermercado, que ficam em destaque, fazendo propaganda de uma marca ou um único produto. O preço daqueles produtos não está descontado, mas aquilo é uma ação promocional. Portanto, promover algo é colocá-lo em evidência. No caso dos produtos, o propósito é obter reconhecimento de marca e aumento das vendas.

Quando você faz um anúncio pago na televisão, no rádio, num site ou revista, você está promovendo o seu negócio, sua marca e seus produtos. É importante que você domine esse fundamento de Marketing, porque ele abrirá sua mente para o poder do Marketing Promocional.

Você também está promovendo seus produtos quando associa sua loja a um Marketplace, pois seus produtos ficarão visíveis para milhões de pessoas, gerando um aumento substancial das possibilidades de geração de vendas e consequentemente o aumento da receita. Além disso, a disposição de seus produtos nos marketplaces irá lhe ajudar de certa forma a trazer um maior fluxo orgânico para seu site.

A mais incrível das promoções

Vamos começar pela mais incrível das promoções que podem existir para quem é proprietário de uma loja virtual.

Sabemos que não é tão fácil obter visibilidade no ambiente virtual e isso angustia os empreendedores, como você, que fica sem saber em que investir seu budget de propaganda.

Definir um nicho para atuar é a melhor forma de promover seu e-commerce desde a sua concepção. Quanto mais específico for o seu negócio, melhor. Marcas genéricas são tragadas pela concorrência brutal, que já está presente no e-commerce.

Ao optar por uma marca genérica, seus concorrentes serão gigantes como Mercado Livre, Americanas, Amazon, Magalu, Submarino e outros. Você certamente não quer concorrer com essa gente. Ao contrário, prefere tê-los como aliados, uma estratégia possível, como mostraremos mais à frente.

Por ora, fiquemos na mais incrível forma de promover seu e-commerce, que é a diferenciação. Escolha um nicho, uma causa, uma ideia, um estilo de vida, um esporte, um time de futebol ou uma paixão e invista todos os esforços em atender com diferenciais às pessoas que fazem parte desse nicho.

Invista na criação e na promoção de sua marca

Esse assunto é muito sério. É impressionante como muitos empreendedores desconhecem a importância de se construir uma marca poderosa.

São as mesmas pessoas que dizem que vão tomar uma coca-cola e não um refrigerante, que até hoje ainda dizem que vão tirar uma Xerox e não uma cópia, que na hora de comprar um tênis lembram imediatamente da Nike.

Estamos falando de marcas que, de um modo ou de outro, tornaram-se poderosas, reconhecidas, mas como ser igual a elas?

Bom, para ser igual a elas você vai ter que gastar uma fortuna e esperar muitos anos pelo resultado. É bem possível que, mesmo assim, não consiga. Criar uma marca valiosa para um grupo de pessoas é, todavia, bastante possível.

Para isso:

– invista na criação da identidade visual, que deve ser feita por profissionais de design;

– leve em conta o estilo, o conceito e as cores da sua marca em tudo que fizer;

– crie um tom e um estilo para a sua comunicação e seja escravo deles;

– só faça promessas que possa cumprir e faça um atendimento impecável. Supere as expectativas sempre.

– atenção aos detalhes.

– faça um atendimento diferenciado e dedicado.

Associe seu negócio ao Marketing de Conteúdo

Quem quiser se diferenciar por conteúdo terá, daqui para frente, que pensar fora da caixa, porque a briga pela primeira página do Google é desumana. A pesquisa Content Trends 2018 apontou que 73% das empresas brasileiras produzem conteúdo com finalidade comercial, disputando a atenção de uma enorme fatia do público consumidor.

Vai ser preciso se diferenciar, como fazem algumas marcas que devem servir de exemplo. Conteúdo é entrega de serviço, informação e entretenimento.

A Natura investiu, em 2018, num tutorial de maquiagem para Haloween para promover seus produtos. E olhe que nós estamos falando dum gigante investindo em criatividade, com uma iniciativa simpática e encantadora.

Outro caso muito interessante é o da Farm, uma das marcas brasileiras mais bem posicionadas no segmento de moda e estilo. A Farm tem um blog em que fala de tudo que diga algo ao seu público, gerando conteúdo de alto valor, com informação e entretenimento.

No blog da Farm fala-se de moda, como não poderia deixar de ser, mas também em gastronomia, viagem e arte.

O Marketing de Conteúdo é uma forma de você falar com seu público alvo de uma forma simpática, prestando serviço. Por isso enfatizamos a necessidade de você trabalhar para um nicho bem específico, pois será bem mais fácil falar para um grupo de pessoas que tenham, entre si, muito em comum.

Inclusive, o conteúdo é uma forma excelente de você promover sua marca e fazê-la se tornar querida pelo seu público. Dados da pesquisa Content Trends 2018 mostram que 98,9% dos consumidores entrevistados consomem conteúdo online.

Use os influenciadores digitais

Empreendedores que trabalham para o mesmo público são parceiros em potencial. A partir do momento em que você volta sua marca para atender a um determinado nicho, o passo seguinte é buscar digital influencers que produzam conteúdo para esse mesmo público.

O estudo “Influenciadores Digitais”, realizado em 2018 pela Qualibest, que ouviu 4.283 consumidores brasileiros, aferiu que:

– 71% dos consumidores seguem algum influenciador;

– 55% buscam a opinião de influenciadores antes de concretizar compras importantes;

– 86% já descobriram produtos por intermédio de influenciadores;

– 73% já compraram produtos seguindo a dica de influenciadores.

Sendo assim, a estratégia é atrair essas pessoas e propor parceria, pois isso vai lhe render muitas indicações qualificadas. Há até plataformas criadas para fazer a aproximação entre empresas e influenciadores, como a Socialbakers, que busca aproximar marcas de conteúdos com as quais tenham sinergia.

Faça Retargeting e Marketing Direto

O Marketing Direto é uma das formas mais tradicionais de promoção. Consiste em elaborar uma oferta incrível, com tempo de duração limitado e comunicar isso com exclusividade aos seus leads.

A melhor maneira de fazer Marketing Direto é segmentar a base, tanto pelo estágio de compra como pelos padrões de comportamento de compra identificados, de modo que você possa personalizar as campanhas, sobretudo usando o e-mail marketing, que ainda é a melhor forma de se comunicar comercialmente.

O retargeting é uma técnica sofisticada para recuperar clientes que estão na fase final do funil de compras, como aqueles que olharam a vitrine em sua loja virtual ou abandonaram o carrinho.

Com essa técnica, você pode colocar um anúncio do produto procurado seguindo esse cliente, mas é preciso saber usar o Marketing Direto para convencê-lo. Não basta o anúncio ficar seguindo o cliente o dia inteiro e falando a mesma coisa. Tem que gerar um fato novo, como um cupom de desconto, o frete grátis ou qualquer coisa em que ele reconheça uma vantagem.

Para você ter uma ideia da oportunidade presente nessa tática de Marketing, saiba que, mundialmente, segundo estudo da Forrester, os abandonos de carrinho significam uma perda para o e-commerce de US$ 18 trilhões. Não é difícil perceber o potencial contido em políticas voltadas para resgatar e converter esse consumidor.

Invista em programas de fidelização

Você sabia que promover seu negócio para os atuais clientes sai muito mais barato e produz muito mais resultado do que tentar captar novos clientes? Estudos mostram que o custo é cinco vezes menor.

Mostre ao seu cliente o quanto ele é importante para você. Identifique aqueles com maior margem de contribuição com o seu negócio e entregue recompensas, como frete grátis, programas de desconto progressivo, programas de pontos, etc.

Para fidelizar seus clientes, entregue também conteúdo sobre o seu negócio. Faça como a Farm e a natura. Slgeja criativo para entregar ao realmente cativante, de modo a fazer com que as pessoas se apaixonem pela sua marca e tornem-se clientes fiéis.

Além de comprar mais na sua loja virtual, ele indicará seu negócio para outras pessoas caso você supere suas expectativas.

Campanhas promocionais de vendas

Assim como no varejo físico, é possível realizar campanhas promocionais de vendas, contanto que elas tenham uma clara finalidade, que pode ser:

– aproveitar datas comemorativas para vender mais produtos relacionados;

– melhorar o giro de mercadorias com baixa procura e forte presença no estoque;

– fazer renovação de estoque;

– recuperar investimento em mercadorias;

– melhorar o fluxo de caixa e obter capital de giro.

Lembre-se, porém, que toda campanha promocional precisa ter início, meio e fim para se crie na mente do consumidor o sentido de urgência. Além do que, é preciso que você crie vantagens reais, que sejam facilmente reconhecíveis.

Essas campanhas podem ser genéricas ou voltadas para um determinado público. Vamos conferir algumas dessas campanhas?

Desconto em frete e frete grátis

No desconto em frete você divide o custo com o cliente, enquanto no frete grátis você arca com o custo total. Cuidado para não suprimir sua margem, exceto seu propósito seja recuperar investimentos ou reduzir prejuízo.

Cross Selling

Consiste em fazer a associação entre o produto que o cliente está comprando e outros produtos com alguma relação de consumo. “Quem viu isso também comprou aquilo”, é a mensagem que indica a compra dos produtos envolvidos na campanha de cross selling.

Datas Comemorativas

Explore as datas comemorativas, sobretudo aquelas que geram ondas de consumo, como Dia das Mães, Natal, etc.

Atenção à forma correta dessas campanhas. É preciso que elas tenham início com antecedência, para que você gere bom volume em vendas, mas não tanto que possibilite ao cliente procrastinar a compra.

Você pode cruzar dois tipos de campanhas diferentes. O importante é que elas atendam a um propósito estratégico do seu negócio, sendo essencial que estejam associadas a um objetivo bem definido.

O nosso propósito com esse artigo é, não obstante, ampliar sua visão acerca do espectro promocional, incluindo valores como marca, tecnologia, nicho e parcerias estratégicas. É preciso olhar para além da disputa por preços para que você consiga bombar as vendas em sua loja virtual.Se precisar de mais ajuda para bombar suas vendas, conte conosco. Boa sorte!