POR QUE O PIX SERÁ IMPORTANTE PARA A MINHA LOJA VIRTUAL?

O Pix, novo sistema de pagamento instantâneo (SPI), lançado pelo Banco Central (e já disponível na plataforma Moovin), chegou ao mercado brasileiro e a partir de agora permite o recebimento e o pagamento de valores de forma imediata, em qualquer horário e dia da semana. 

Por muito tempo as pessoas tiveram dores de cabeça (e no bolso) por ter que pagar altas taxas de transação de um banco para outro, e agora este novo método de pagamento, essa dor de cabeça passa a ser parte do passado. Essas transações devem ser realizadas por meios eletrônicos e em até três formas diferentes:

  1. QR Code 
  2. Chave de endereçamento (por exemplo por CPF, CNPJ, e-mail, número de telefone celular)
  3. Tecnologias de pagamento por aproximação

Para ficar um pouco melhor o entendimento a respeito de cada uma dessas formas de utilizar essa nova tecnologia, resolvemos explicar de maneira sucinta o que são cada uma delas: 

O código de resposta rápida. É isso que significa o QR Code (Quich Response Code). A evolução do código de barras, basicamente consiste em um gráfico 2D que pode ser lido pela maioria das câmeras dos celulares existentes no mundo. Dito isto, basta apontar a câmera em um desses códigos e acessar o conteúdo disponibilizado no mesmo.  

As chaves pix nada mais são do que “apelidos” para identificar a sua conta. Para realizar esse cadastro, cada pessoa física poderá cadastrar até 5 chaves, enquanto pessoas jurídicas poderão cadastrar até 20. 

Já esclarecendo um pouco a respeito da tecnologia de pagamento por aproximação, como o nome já sugere, consiste na realização de um pagamento apenas aproximando um dispositivo (como celulares, relógios ou pulseiras, por meio de carteiras digitais) à uma máquina de cartão. Essa tecnologia por trás do pagamento  se chama NFC (Near Field Communication), traduzindo para o português como “Comunicação por campo de proximidade”. 
Portanto, a partir do momento que o PIX estiver disponível no seu negócio, bastará o consumidor efetivar o pagamento e pronto, em questão de segundos o dinheiro já estará sob sua posse e poderá organizar o envio da mercadoria ao cliente.

BENEFÍCIO DO PIX PARA O LOJISTA

Além da possibilidade de agilizar o processo de entrega ao consumidor, como já comentamos em outro artigo postado aqui no blog, o Pix poderá também trazer outros pontos positivos para o e-commerce, bem como:

  1. A possibilidade de oferecer descontos atrativos aos clientes que optarem por este meio de pagamento.
  2. Menos custos com transações, ou seja, se trabalhar de forma estratégica, poderá ser uma maneira de atrair mais clientes.
  3. Melhor gestão de estoque e acompanhamento do fluxo de caixa.
  4. Redução de intermediários na cadeia de pagamentos eletrônicos
  5. Sem preocupação com análise de risco por transação (totalmente realizado via banco com senha), gerando uma economia interessante para uma transação online

ENTÃO OS OUTROS MEIOS DE PAGAMENTO DEIXARÃO DE SER IMPORTANTES?

Definitivamente não. O Pix veio pro mercado para ser mais uma alternativa para o seu cliente. Portanto, os demais meios de pagamento, como boleto, cheques, cartões de débito e de crédito não devem deixar de ser ofertados para os consumidores.

Os cartões tiveram os custos reduzidos para o empreendedor ao longo dos anos. Segundo a Abecs (Associação Brasileira de Cartões de Crédito e Serviços), os custos foram reduzidos em 29% entre os anos de 2009 e 2019. Ainda segundo a pesquisa realizada pela associação, as compras online também representaram 29% das transações feitas via cartão de crédito. 


É importante ressaltar que estes outros meios de pagamento são um diferencial competitivo para todos os setores. Quanto mais opções o cliente tiver, menores são as chances dele não realizar a compra e se transformar em um dado do seu carrinho abandonado.

O que podemos concluir é que cada vez mais os pagamentos onlines estão presentes na vida dos consumidores e por conta disso, precisamos oferecer o maior número de opções que atenda a todas as necessidades e expectativas dos nossos consumidores para que eles fiquem satisfeitos e nós empreendedores com a compra garantida.

OS PAGAMENTOS ONLINES CRESCERAM DE 4% A 17% EM RELAÇÃO A 2019

Conforme comentamos no artigo Tendências para o seu negócio se destacar em 2020, para as lojas virtuais, especificamente, um dos impactos positivos que este novo sistema de pagamento afetará, será no processo de logística e envio das mercadorias aos consumidores. Afinal, quanto mais rápido for confirmado o pagamento, mais ligeiro o produto poderá ser processado e enviado ao cliente. 

De acordo com o Banco Central, as transações por internet banking e mobile banking seguem em tendência de alta, com aumento de 4% e de 17%, respectivamente, em relação ao ano de 2019.

POR QUE É IMPORTANTE TER O PIX COMO UMA OPÇÃO DE PAGAMENTO NO MEU NEGÓCIO

A semelhança entre o e-commerce e o Pix é que ambos trabalham 24 horas por dia, 7 dias por semana durante 365 dias ao ano. Quando falamos de recebimento de valores dos consumidores, esse novo método de pagamento se torna um aliado do empreendedor. 

Diante do cenário que o Brasil está vivendo decorrente da epidemia do Coronavírus, e como vimos anteriormente que os pagamentos onlines cresceram até 17% em relação a 2019, oferecer aos clientes uma melhor experiência se torna cada vez mais imprescindível e necessária. 

Portanto, meios de pagamentos necessitam fazer parte destas experiências, especialmente com soluções mais rápidas e seguras. 

Com isso, o Pix como uma forma de pagamento instantâneo, chega no mercado para ser mais uma opção viável aos consumidores, contribuindo para que as lojas virtuais, assim como os varejistas, entreguem cada vez mais valor aos seus públicos e os tornem cada vez mais identificados com a sua marca.  Além de todas as vantagens que já comentamos no artigo de hoje, essa nova tecnologia é altamente benéfica para os dois envolvidos, como o lojista e o consumidor. Ou seja, quem oferece (lojista) tem suas vantagens (valor na conta instantaneamente) e quem recebe (consumidor) tem também os seus benefícios. 

Não perca tempo, inicie sua loja virtual com a Moovin Plataforma Ecommerce e ofereça uma experiência única para seu cliente como o PIX, que foi o assunto principal do artigo de hoje. Converse conosco e também aproveite para nos seguir no Facebook  , Instagram e Youtube