COMO O MEU NEGÓCIO PODE LUCRAR MAIS NO NATAL?

Para todo dono de uma loja virtual, a partir de novembro, Black Friday, Natal e Ano novo se tornam uma das épocas com maior movimento em suas lojas físicas e virtuais. 

Portanto, muitos lojistas passam o ano inteiro se preparando tanto para o digital quanto para o físico, como forma de proteção do aumento do volume de vendas ocorrido nesse período. Só para termos uma ideia, de acordo com os dados da consultoria Ebit / Nielsen, as vendas durante a Black Friday de 2020 superaram a marca de R$ 4,02 Bilhões, 25,1% superior ao ano passado.  

Um resultado interessante e animador para todo empreendedor. Portanto, a tendência é que a procura por produtos em lojas virtuais também cresça no Natal deste ano. 

Por este motivo, é necessário montar um plano de ação para atender as necessidades dos consumidores

QUE ESTRATÉGIA DE CAMPANHA UTILIZAR NO NATAL?

Depende do seu público e também dos objetivos do seu negócio. Por mais que o Natal seja uma data comercial, existem algumas peculiaridades dessa data que podem ser exploradas. Diferentemente da Black Friday, que o foco é voltado para descontos e queima de estoque, o Natal tem um diferencial que é ser voltado para o emocional, reunir a família, estar com os amigos, etc. Portanto, é interessante avaliar qual vai ser a estratégia adotada e planejar. 

PLANEJAMENTO DE ACORDO COM A ESTRATÉGIA

Após determinar qual campanha será utilizada (comercial ou emocional), é necessário montar um planejamento. Se a campanha seguir pelo lado emocional, o investimento na identidade visual será determinante, pois a primeira impressão da campanha geralmente é a responsável por atrair a atenção do consumidor, retê-lo e fazê-lo comprar na sua loja. 

Por outro lado, se a campanha escolhida for pelo lado comercial, será necessário não só na identidade visual da oferta, mas separar os produtos que entrarão com desconto e determinar quais serão as margens de lucro em cada um deles.

EXPLORE E OFEREÇA A MELHOR EXPERIÊNCIA NO RECURSO MAIS PROCURADO DO NATAL: O PRESENTE

Mesmo com um ano atípico que o Brasil enfrentou em virtude do Coronavírus, os brasileiros permaneceram animados para o período de festas de final de ano. De acordo com a pesquisa realizada pela Teads, plataforma global de mídia, em parceria com  Netquest, 89% dos entrevistados pretendem comemorar o Natal e 82% deverão comprar presentes.

Levando em consideração que a procura por presentes de Natal deve ser bem acentuado neste ano de 2020, principalmente através das lojas virtuais, o levantamento da pesquisa revela que a maioria dos entrevistados pretendem presentear com “Roupas e Sapatos” (71%), acompanhados de “Produtos de Beleza” (46%) e “Utensílios Domésticos” (39%)

Mas como a minha loja pode ter um diferencial competitivo em relação à minha concorrência? Pensemos agora sob o ponto de vista do consumidor no cenário de Natal. Qual é o procedimento que se realiza após comprarmos o produto? Embalarmos com um papel de presente e guardá-lo até o dia da entrega, correto? Esse pequeno detalhe que pode ser o teu diferencial competitivo. Ofereça a opção de embalar para presente na tua loja ou até mesmo a possibilidade de montar kits de amigo secreto. Torne esses dois facilitadores como o diferencial e conquiste o seu consumidor através da experiência oferecida pela tua loja.

Possui dúvida e precisa de alguma ajuda? Entre em contato com os consultores da Moovin que estão à disposição para te ajudar!

A SUA LOGÍSTICA ESTÁ ALINHADA DE ACORDO COM A SUA ESTRATÉGIA?

Lembre-se que o consumidor que busca comprar presentes no Natal, é provavelmente para presentear alguém. Portanto, a sua logística precisa estar alinhada e o cálculo do frete tende a ser o mais preciso possível. Por muitas vezes a loja possui um tempo de despacho maior ou até mesmo acontecem imprevistos. 

Uma das principais preocupações do consumidor na hora de comprar online na época de Natal, é com o prazo de entrega. Será que o meu pedido chegará no prazo? Será que meu pacote não vai sofrer com atraso? De acordo com a pesquisa realizada pelo portal Reclame Aqui, no início da pandemia no Brasil, foi registrado um aumento superior a 60% de reclamações em virtude do atraso das entregas das mercadorias. Um dado bastante alto e que pesa muito no processo de decisão do consumidor na hora de efetuar uma compra em uma loja online.

É possível prever o atraso na entrega por meio do rastreamento do produto, onde você consegue acompanhar em tempo real o trajeto da equipe de transporte e propor soluções e alteração na rota caso seja necessário. 

Nestas ocasiões em que a entrega pode sofrer algum atraso, é extremamente importante que a comunicação com o seu consumidor seja impecável. Não esqueça que estamos lidando com grandes expectativas e não queremos clientes frustrados e muito menos compras canceladas, não é mesmo?

OS ESTOQUES ESTÃO PRONTOS?

De acordo com a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), a projeção de volume de vendas de 2019 para 2020 deve ser de 3,4% relacionadas ao Natal. 

Portanto, fique atento e faça o acompanhamento do seu estoque! Esse detalhe pode ser o diferencial entre realizar muitas vendas ou criar um grande problema para a sua loja virtual. 

Principalmente para as lojas que optarem por uma campanha voltada para o comercial, é de extrema importância que seja realizado um mapeamento da quantidade de produtos e a capacidade  que se terá de atender a um grande volume de vendas. 

SEJA SEDUTOR ATRAVÉS DOS SEUS CANAIS DE COMUNICAÇÃO

Um grande desafio hoje, é conseguir a atenção do consumidor frente a tantas ofertas que ele possui. Portanto, a sua comunicação precisa ser matadora e objetiva. Seja por e-mail marketing, Whatsapp ou através das redes sociais, o objetivo principal é captar o olhar do consumidor e seduzi-lo com a sua oferta.

Para vender mais nessa época do ano, os seus públicos precisam ficar sabendo de todas as suas novidades e promoções, então, analise por qual meio de comunicação os seus resultados são mais satisfatórios, faça uma oferta irresistível com um layout bem interessante e busque atingir o maior número de pessoas com a sua divulgação.

Relembramos que o Natal é uma das épocas mais concorridas do ano, tendo em vista que além de você, toda a sua concorrência também buscará marcar presença, querendo divulgar os seus produtos. Por isso, seja criativo e busque realizar essas campanhas de divulgação direcionadas para onde o seu público alvo está.

DEIXE O SEU LAYOUT PERSONALIZADO PARA O NATAL

Conforme comentamos no título do inicio do artigo, que personalizar o layout do seu negócio e deixar ele “a cara do Natal” é uma passo a ser realizado (independente da campanha que for utilizada) para quem busca fazer mais vendas nessa época do ano, também não podemos esquecer que pode ser uma técnica para atrair a atenção do seu consumidor e retê-lo o tempo suficiente para seduzi-lo com a sua oferta. Não deixe de criar banners e posts personalizados com cores ou que faça alguma alusão ao Natal.  

ATENDIMENTO É O PONTO CHAVE PARA A CONVERSÃO

Diferentemente da Black Friday, as compras não são concentradas apenas em um dia. A partir do momento que o mês de dezembro vem à tona, para o empreendedor tudo vira Natal

Portanto, muitas dúvidas deverão aparecer por parte dos consumidores, muitas procuras, pesquisas e principalmente, muita demanda através dos canais de atendimento do seu negócio. 
Sendo assim, esteja com a sua equipe preparada! E quando dizemos preparada, não queremos dizer somente em prestar um atendimento ágil, mas também profissionais que estejam inteirados de todas as informações a respeito das campanhas, promoções e tudo que está sendo veiculado externamente.

Não perca tempo e inicie sua loja virtual com a Moovin Plataforma Ecommerce, e ofereça uma experiência única para seu cliente. Converse conosco e também aproveite para nos seguir no Facebook, Instagram e Youtube