8 tipos de e-mail que toda loja virtual deveria estar enviando

O e-mail é uma das melhores maneiras de se conectar com seus clientes e para gerar mais vendas online. No entanto, quantas mensagens por e-mail de empresas você recebe por dia? E quantas abre? E em quantas se interessa a ponto de ir visitar o site? Por isso, seu e-commerce deve se preocupar em criar divulgações inteligentes para seu público.

É importante adotar em sua estratégia de comunicação por e-mail o envio de outros tipos de conteúdo, não somente com apelo comercial. Mas os e-mails transacionais e automáticos também são fundamentais, já que contribuem para o aumento das conversões e melhoram a comunicação com o cliente, além de serem muito fáceis de serem programados – desde que se trabalhe com uma boa plataforma de e-commerce. Confira 8 tipos de e-mails que todo e-commerce precisa enviar:

1. Mensagem de boas-vindas

Todos os usuários que se cadastrarem no site ou que se inscrevem para receber suas newsletters devem receber, logo em seguida, a primeira mensagem em sua caixa de entrada. Os consumidores demonstraram interesse no que você tem a oferecer. Agora é sua vez de buscar a próxima interação.

O e-mail de boas-vindas serve para apresentar brevemente sua empresa, falar sobre a missão e os valores da sua marca. Mostre quais os últimos lançamentos de produtos de sua loja virtual. Oferecer incentivos é uma maneira eficaz de atrair a atenção do consumidor. Em seu site, você pode oferecer um cupom de desconto para a primeira compra para quem se cadastrar. A seguir, o e-mail de boas-vindas deve dar destaque ao código do cupom e às instruções para utilização.

2. Marketing comportamental

Através do mapeamento de navegação dos usuários (CRM), é possível criar e automatizar diversas ações de marketing e relacionamento, entre elas, o envio de newsletters personalizadas. Na Moovin, chamamos esse recurso de “E-mail Marketing Comportamental”. Assim, a plataforma de e-commerce é capaz de enviar um e-mail contendo produtos que são de real interesse do cliente, baseando-se nas páginas de produtos e categorias que foram visitas. Naturalmente, as chances de conversão são muito maiores do que as newsletters massivas.

3. Recuperação de carrinho abandonado

De acordo com um relatório divulgado pela SaleCycle, empresa do Reino Unido, a taxa global de abandono de carrinho é de 78%. Isso significa que é possível que mais de três quartos de seus potenciais clientes adicionem itens ao carrinho mas não concretizam a compra. As razões podem ser muitas, mas independentemente do motivo, você deve se preocupar em atrair esses potenciais compradores a retornem para finalizar a compra. O fato de terem já acessado ao seu site, a ponto de adicionar itens ao carrinho, demonstra que esses consumidores possuem algum interesse por seus produtos. Agora você tem o desafio de encorajar o cliente a finalizar a compra, podendo fazer isso com o e-mail de recuperação de carrinho abandonado. É essencial utilizar uma plataforma de e-commerce que automatize o disparo destes e-mails e para configurar o período e frequência de envio.

4. Confirmação e atualização de status do pedido

São as campanhas mais simples que muitas vezes acabam sendo deixadas de lado. Muitas lojas virtuais se preocupam em elaborar os mais variados tipos de e-mail, e esquecem-se de talvez o mais importante deles: a confirmação da compra e o status do pedido. A comunicação pós-venda é tão importante (ou talvez mais) quanto os e-mails que têm o objetivo de vender.

Grande parte das empresas se preocupa em atrair novos clientes para concretizar mais vendas, mas não dá a atenção que deveria aos que já compraram. Esquece-se que estes ainda podem solicitar uma troca ou devolução; podem escolher retornar ou não futuramente; podem indicar a loja aos amigos ou compartilhar alguma crítica nas redes sociais. O cliente depositou sua confiança, tempo e dinheiro na sua marca para entregar os produtos. O mínimo que você deve fazer é agradecer, se colocar à disposição para esclarecer dúvidas e comunicar o cliente sobre cada etapa do processo de envio.

5. Lembrete de pagamento de boleto

Há alguns sites de e-commerce que geram o boleto na finalização do pedido no próprio site e não enviam o mesmo por e-mail ou que fazem somente ao contrário, enviam por e-mail e não o disponibilizam já no próprio site (o indicado é fazer os dois). Mas o que é mais curioso, é que poucos são os que enviam um e-mail para lembrar o cliente de que o boleto está se aproximando da data de vencimento. Através desta mensagem, você pode chamar a atenção do cliente de que o estoque do produto é limitado, e que se não houver a conclusão da compra, ele corre o risco de ficar sem o mesmo. Se o pedido foi realizado durante alguma campanha promocional, então você pode personalizar a mensagem para o período, destacando que o preço do produto poderá ser reajustado em breve.

6. Convite para avaliação da compra

Após a confirmação de recebimento do pedido pelo cliente – dado importado da transportadora – dispare um e-mail convidando o cliente a avaliar a experiência de compra e o produto adquirido.

Permitir e incentivar a avaliação demonstra que sua empresa é séria e se preocupa com a satisfação de seus clientes. Além disso, os comentários publicados pelos compradores contribuem para o SEO da loja virtual e transmitem confiabilidade para os próximos usuários que visitarem seu site.

7. Mensagem de aniversário

Você pode programar o envio de um e-mail automático e personalizado no dia do aniversário dos clientes cadastrados em seu e-commerce. Além de, é claro, entregar a simples mensagem de “parabéns”, você tem a possibilidade de enviar um cupom de desconto exclusivo para ele utilizar na data. É possível também aproveitar a ocasião para destacar os produtos que ele já demonstrou interesse (visitas, lista de desejos, produtos similares aos que adquiriu).

8. Extrato de pontos de um programa de fidelidade

Um programa de fidelidade e recompensas é uma ótima forma de incentivar o cliente a voltar a comprar e até mesmo indicar seu e-commerce a outras pessoas. Ele consiste em um sistema que fornece pontos ao cliente, quando ele realiza uma compra na loja virtual, avalia algum produto que adquiriu ou quando indicou seu site para um amigo.

O lojista pode configurar as regras do seu programa de fidelidade (quantos reais equivalem a um ponto; valor mínimo para resgate; prazo de validade dos pontos, etc.). E aonde entra o e-mail nessa história toda? É interessante realizar um envio mensal de e-mail que informe o cliente qual a quantidade de bônus que ele possui, bem como a data de que esses pontos expiram. Essa ferramenta tem o objetivo de estimular o cliente a voltar a comprar na loja, para aproveitar o crédito que possui, acumular mais pontos, num ciclo duradouro (programa de fidelidade).

Conclusão

O marketing por e-mail é uma das ferramentas mais poderosas para sua empresa construir uma rica base de contatos, se aproximar de seus clientes (ou potenciais) e motivá-los a comprar e retornar à loja. Trabalhe com sua equipe e explore as ferramentas disponíveis por sua plataforma de e-commerce para obter os melhores resultados em suas campanhas de e-mail marketing.

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