5 erros comuns no processo de checkout que comprometem suas vendas

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Quanto trabalho temos para ser encontrado no Google de forma orgânica? Quanto trabalho para aquele anúncio surtir efeito e atrair a atenção? Aí o usuário clica, entra em sua loja, se interessa por produtos, adiciona ao carrinho e… não finaliza a compra. Talvez o problema do índice de seus carrinhos abandonados esteja no processo de checkout. Abaixo, listamos os 5 erros mais comuns:

1. Muitas etapas

Reduzir o número de passos para finalização da compra é essencial. Na Moovin, utilizamos três, sendo que a primeira é o carrinho de compras, a seguinte já abrange todo o formulário que deve ser preenchido (mostrando ao cliente tudo o que ele precisará informar, sem surpresas,  evitando que ele se irrite ou que tenha tempo para repensar a compra e até mesmo se arrepender). E no final, a confirmação.

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2. Formulários extensos e não usuais

Os formulários de cadastro às vezes requerem muitas informações que são totalmente dispensáveis. Preocupe-se em solicitar somente o que é necessário para emitir a nota fiscal e enviar o produto. Quando o usuário informar o CEP, busque automaticamente a rua, bairro, cidade e estado de entrega, dispensando o preenchimento. Se o usuário preencher algum campo de forma errada, sinalize imediatamente, antes que o mesmo prossiga.

3. Percepção de segurança

Na URL da página é indispensável o uso do sistema HTTPS, que significa a criptografia dos dados que serão informados, o que transmite para muitos usuários mais segurança (aparece um cadeado). Você pode também utilizar a figura do cadeado no próprio botão de concluir a compra. Invista em selos de certificação de segurança e os adicione próximo ao botão. Outro item importante, é o checkout transparente. Se você utiliza um gateway ou intermediador que redireciona o cliente para outro site, pode estar espantando muitos clientes.

finalizar compra

4. Rotas de fuga

Faça algumas mudanças de design para evitar que influências externas de navegação da sua própria loja façam o consumidor abandonar o carrinho. Elimine a barra de busca, o menu de navegação, banners e o que mais for dispensável. Assim você evita que o cliente se distraia e diminui o tempo para que ele repense e desista.

carrinho

5. Botões Call to Action

Os seus botões para finalizar a compra estão bem posicionados? Não preciso dar scroll para encontrá-lo? E a cor, se sobressai ao restante da loja? Como está o tamanho? Já entrei em um e-commerce que eu demorei muito para encontrar o botão de finalizar a compra, isso porque ele nem sequer parecia um botão, mas sim uma célula de texto do Excel.

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