Preços diferentes para um mesmo produto: como e por que praticar?

Se esse título chamou sua atenção por que você nem sabia que pode aplicar preços diferentes para um único produto, você está prestes a descobrir mais uma ferramenta para aumentar suas vendas online. Essa é a estratégia de multipreços, podendo ser utilizada em diferentes situações e com diferentes objetivos. Para aplicá-la em sua loja virtual, a configuração deve ser feita através de sua plataforma de e-commerce, desde que a mesma possua as funções necessárias.

Obter melhores resultados com as campanhas de marketing

Em suas divulgações em redes sociais, campanhas de e-mail marketing, parcerias com sites especializados e influenciadores digitais, por exemplo, você pode aplicar um link que direcione ao produto com um preço especial. Destaque em todas as ações que o valor promocional somente é válido para compras feitas a partir deste link.

Ou seja, se o usuário acessar a sua loja de outra forma (busca orgânica, acesso direto, etc.), o preço que será exibido é o original. Mas, ao acessar através do link de sua campanha, o mesmo produto possui um desconto “de R$ 499,00 por R$ 429,00”, por exemplo.

Esse tipo de ação faz com que o cliente se sinta especial, já que tem acesso a um preço diferenciado. Os seus descontos são mais reais aos olhos dos clientes.

Ganhar destaque em comparadores de preço

Os sites de comparadores de preço, como Google Shopping, Buscapé e Zoom, são muito utilizados pelos consumidores. Nesses sites, as lojas que oferecem os preços mais baixos para o produto pesquisado, são as que ganham destaque. Muitas empresas não conseguem competir com o preço das grandes lojas do mercado, mas se dão bem com a estratégia de aplicar preços menores através destes canais, já que ganham mais visibilidade e portanto aumentam significativamente suas vendas.

Estimular a compra de pedidos maiores

Outra situação em que pode se aplicar a estratégia de multipreço, é utilizando o desconto progressivo. A ferramenta é bastante aplicada no comércio atacadista, já que o foco é a venda de pedidos mais volumosos, mas também é utilizada no varejo. O desconto progressivo consiste em ofertar um preço unitário mais baixo, conforme o volume do pedido aumenta.  Você pode aplicar na página do produto uma tabela de valores que demonstre qual o valor unitário para cada tamanho de pedido.

Pessoa Física x  Pessoa Jurídica

A diferenciação no cadastro entre pessoas físicas e jurídicas serve para as lojas que fazem vendas B2C e B2B simultaneamente, no mesmo site. Quando o cliente realizar o login, se identificando com um perfil empresarial, ele então terá acesso a preços e condições diferenciadas dos que são ofertados para os consumidores finais.

Grupo de clientes

Há também a possibilidade de criar grupos de clientes. Por exemplo, uma livraria, pode ter o grupo de clientes de “professores”, que ao realizarem o login na loja, têm acesso a preços mais baixos e outras vantagens, se houver. Também se pode pensar em outros tipos de grupos, como clientes que são sócios ou funcionários de alguma empresa parceira, por exemplo.

Conclusão

Há diversas situações em que a estratégia de multipreços pode ser bem aplicada. Seja para que suas campanhas de marketing se tornem mais valiosas, ou facilitar e impulsionar as vendas B2C, B2B e por atacado e, ainda, ajudar a fidelizar clientes. Para viabilizar suas ações, é necessário ter uma plataforma de e-commerce que lhe entregue todas essas possibilidades.

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