Pós-venda Black Friday: a principal parte do trabalho

Como foi seu Black Friday? Vendeu muito? Que ótimo, agora é esperar o próximo, né? Não! Os benefícios que o Black Friday traz para sua loja não são somente as vendas momentâneas que você fez. Quantas pessoas compraram pela primeira vez em sua loja? Quantos novos visitantes? Vale a pena apostar em pequenas ações pós-venda e que incentivem o retorno em seu site.

1. E-mail sobre a entrega do produto

Provavelmente, devido a tantos pedidos feitos em sua loja e no e-commerce de uma forma geral, a agilidade de suas entregas devem ser afetadas. Notifique seu cliente disso. Mande um e-mail simpático agradecendo pela compra e seja transparente,  informando que o prazo de entrega é um pouco maior do que o normal neste período, devido à alta demanda.

2. Avaliação da compra

O pedido foi entregue, agora é hora de convidar o cliente a avaliar a compra – experiência de navegação na loja virtual, atendimento, prazo de entrega, qualidade do produto, comentários em geral. Realizar este pesquisa demonstra sua preocupação com a satisfação do cliente, além de contribuir para que você invista em melhorias e também serve como depoimentos para futuros compradores que têm dúvidas sobre o produto e sua loja. Quer saber mais sobre esta ferramenta? Clique aqui.

3. Cupom de desconto

Você pode enviar um cupom de desconto somente para os compradores de primeira viagem em sua loja, para que eles retornem a comprar. Ou quem sabe, ofereça o cupom como moeda de troca para incentivá-los a responderem a avaliação da compra, comentada anteriormente.

4. E-mail marketing comportamental

Você deve ter tido um aumento considerável de visitas em seu site neste período. Se o cliente realizou cadastro ou assinou alguma newsletter, aproveite o histórico de navegação para enviar sugestões de produtos e ofertas personalizadas, conforme os interesses do usuário. Saiba mais sobre este recurso clicando aqui.

5. Remarketing

Além do e-mail marketing, você pode fazer ações de remarketing, que atinge os usuários que já visitaram o seu site, através de cookies que são gravados em sua máquina. Da mesma forma você pode aproveitar os dados de navegação do cliente e exibir um banner contendo os produtos que ele visitou.

6. Trocas e devoluções

O cliente precisou trocar ou devolver? Não dificulte este processo! Seja atencioso e tente resolver o mais rápido possível. Lembre-se que isso é um direito do cliente, que com certeza também não está feliz que terá que trocar ou devolver. Disponibilize um link sobre trocas e devoluções no rodapé do seu site, e estas páginas devem conter todas as informações para o procedimento. Se quiser, é possível que o cliente solicite de forma muito ágil através do próprio painel “minha conta”, diretamente no site. É bacana também enviar um folder junto com a compra, explicando como funciona se o cliente precisar trocar ou devolver o produto.

O e-commerce não se resume somente a um único período do ano. O Black Friday serve para muito mais que isso. Você já conseguiu a façanha de chamar a atenção do cliente nesta data, entre tantas outras lojas que disputavam com você. Agora tire melhor proveito disso. Entregue uma boa experiência para que este cliente retorne.