12% já compraram pelo Facebook no Brasil

Em parceria com a M.Sense, a Hi-Midia realizou a pesquisa “O estágio atual do F-commerce no Brasil”, a fim de avaliar o comportamento dos brasileiros em relação ao social commerce, e o potencial do comércio eletrônico dentro da plataforma do Facebook.

facebook

Os dados apontam alta frequência de acesso ao Facebook. Das 570 pessoas participantes da pesquisa, 75% acessam ao menos uma vez por dia,
Sobre o processo de compra, o estudo também identificou índice de confiança elevado entre amigos e familiares no momento de indicações de produtos – 72% discutem sobre mercadorias nas redes sociais durante o processo de compra on-line.  Enquanto, 12% dos entrevistados afirmam ter comprado ao menos uma vez diretamente pelo Facebook. e interagem com empresas que usam a plataforma da rede social como veículo para propagar a imagem da marca.

Os entrevistados que já realizaram compras pela rede social afirmaram que o conteúdo postado pelas marcas faz diferença, assim como, para eles, existem tipos de produtos ou segmentos mais propícios para a compra social, diferente dos que lideram o ranking do e-commerce tradicional.

A pesquisa identificou ainda que as soluções para publicidade oferecidas pelo Facebook, atreladas à dinâmica social, permitem que os lojistas de nicho ou pequenos lojistas alcancem seu público com baixo investimento.

Outro dado relevante é que, 35% dos entrevistados que não compram no Facebook, não sabiam da existência desta possibilidade, e, portanto, nunca tiveram a oportunidade de ter essa experiência de compra.