Já se preparou para o final de ano?

O Natal é a data que mais movimenta o comércio. No ano passado, o período rendeu ao e-commerce brasileiro o faturamento de R$ 3,06 bilhões, segundo a consultoria e-bit. A expectativa é que neste ano, o mercado movimente R$ 3,5 bilhões. Em novembro, também acontece o Black Friday, data que promove o maior evento de vendas na internet no Brasil.  O e-commerce nacional faturou em 2012 surpreendentes R$ 243,8 milhões com a data.

Visando isso, está mais que na hora de pensar em algumas estratégias para que a sua loja se destaque e tenha sucesso com as vendas no final do ano.

  • Comece as campanhas antecipadamente. Defina quais serão suas promoções e comece a divulgar assim que puder. Para o Natal, espere o Black Friday passar para iniciar seus anúncios.
  • Preocupe-se com a agilidade na entrega. Não prometa prazos que não possa cumprir. O Natal principalmente, por se tratar de uma data comemorativa, não lhe permite atrasos.
  • Ofereça sistemas que permitam ao consumidor acompanhar em que etapa está o atendimento de seu pedido. A Moovin possui o recurso de SMS, no qual o consumidor recebe uma mensagem a cada alteração de status do seu pedido. Esta ferramenta surpreende positivamente o cliente.
  • Atente-se ao estoque. Utilize sistemas que integrem os seus estoques e façam as mudanças de forma automática.
  • Adeque seus banners para as datas. Aproveite o recurso de e-mail marketing comportamental. Utilize as redes sociais.  Divulgue suas ações!
  • Entenda que o processo de venda não deve terminar depois que o produto já foi entregue. Contate os clientes. Envie um e-mail agradecendo a preferência. Convide-os a avaliar o produto e atendimento. A pós-venda é a pré-venda da próxima venda!
  • Mensure resultados de cada campanha. Verifique quais foram os retornos de suas ações. Assim, você saberá o que é preciso melhorar e mudar para as próximas datas.