Instagram trabalha boa novidade para anunciantes

O Instagram é a rede social que tem registrado maior crescimento nos Estados Unidos. De acordo com a eMarketer, no final de 2014 a rede social já tinha cerca de 64,2 milhões de usuários, quase 20 milhões a mais do que o Twitter, tornando-se a segunda maior rede social no momento. A previsão é de que em 2018 o Instagram atinja 100 milhões de usuários.

Em abril do ano passado, um estudo realizado pela Forrester Research apontou o Instagram como a melhor rede social para as marcas interagirem com os usuários. O índice de engajamento foi 58 vezes maior do que no Facebook e 120 vezes maior que no Twitter. Entretanto, o aplicativo tinha uma grande restrição para as empresas até então: não era possível incluir links clicáveis nas postagens. Agora, o Instagram trabalha para permitir que isso seja feito.

Mas o maior destaque das mudanças é o recurso de “anúncios carrossel”. Este permitirá que as marcas publiquem diversas imagens de forma que os usuários as visualizem deslizando lateralmente o dedo pela tela do telefone. A ideia é similar aos anúncios publicitários de várias páginas em revistas impressas. Uma empresa de artigos esportivos, por exemplo, pode destacar características diferentes de um tênis de corrida a cada foto e acrescentar um link para mais informações.

O recurso estará disponível inicialmente nos Estados Unidos para um número limitado de parceiros de publicidade, segundo o Instagram. Parece que vai demorar um pouquinho até o serviço poder ser aproveitado por qualquer empresa e ainda chegar no Brasil. Mas não é por isso que a rede social deve esperar para ser explorada pelos lojistas online brasileiros, pois esta tem, sem dúvidas, um excelente potencial para se tornar uma grande aliada para o reforço da marca e aumento de vendas.