E-mail marketing comportamental é o canal que proporciona a melhor taxa de conversão

O e-mail marketing vem se apresentando cada vez mais como uma eficaz ferramenta de marketing direto. Segundo um estudo inédito realizado pela Experian Marketing Services sobre Performance no e-commerce, o e-mail marketing é o canal que proporciona a melhor taxa de conversão em vendas para os sites de e-commerce no Brasil, com 2,53%. A taxa de conversão do e-mail marketing comportamental da plataforma da Moovin é de 3,8%.

Enviar um e-mail marketing padrão para toda a cartela de clientes cadastrados na sua loja virtual não é suficiente. A loja pode ser a mesma, mas pode vender itens bem diferentes um dos outros. A mesma loja que vende eletrodomésticos, também comercializa instrumentos musicais. Que vende camisetas de um time de futebol x, oferece também as do time y. Dessa forma, os seus clientes consomem produtos diferentes, pois possuem gostos e interesses diferentes. Por que em vez de enviar um e-mail massivo e indiscriminado, não enviar, então, um e-mail personalizado de acordo com o perfil de cada cliente?

A Moovin já possui essa tecnologia. Conforme o cliente navega no site, seu histórico de pesquisa, itens adicionados ao carrinho e compras efetuadas são registradas pela plataforma desenvolvida pela Moovin, sendo possível traçar o perfil desse consumidor. Este cliente, então, entrará na sua caixa de e-mails mais tarde e deparara-se com uma mensagem da empresa lhe dando sugestões, informações e ofertas que estão de acordo com os seus interesses.

Dessa forma, identificando o perfil dos clientes e oferecendo a eles precisamente o que exatamente procuram, as taxas de conversão tendem a ser cada vez mais satisfatórias.

Fonte consultada:

E-mail é o canal que apresenta a melhor taxa de conversão em vendas para e-commerce no Brasil. Disponível em <http://www.serasaexperian.com.br/release/noticias/2012/noticia_00935.htm> . Acesso em 02/04/2013