Como oferecer o produto exato para seu cliente e aumentar a conversão

Todos nós compramos roupas, mas temos estilos, gostos e numerações diferentes. Alguns de nós está em busca de um smartphone que tire fotos de alta qualidade, outros só precisam de um para fazer ligações e enviar mensagens. O João quer um suplemento alimentar para ganhar massa muscular, e a Maria quer um para emagrecer. E por aí vai. Se você tem uma loja virtual, é essencial que você conheça seu público e seja capaz de fazer com que ele encontre exatamente o que procura.

1. Filtros de busca

O usuário, quando acessa sua loja, normalmente está em busca de coisas específicas. Não necessariamente um produto já definido em mente mas sim, as características que este deve ter. Por isso é indispensável que sua loja tenha filtros de busca e, para criá-los, você precisa conhecer o público e compreender sua forma de pensar. Falando de algo que entendo melhor: tênis para corrida. Quando eu acesso um e-commerce buscando um par de tênis para correr, as primeiras opções que vou atrás é filtrar por tamanho e pisada. Às vezes também adiciono a marca e cor. Não ligo muito para preço, pois estou disposta a investir. Não filtro por sexo, já que meu pé já não é pequeno e para esta ocasião, costumo comprar numa numeração ainda maior (40, que normalmente só tem masculino). Mas claro, minha forma de pesquisar não é igual a de todo mundo. E aí? Você realmente conhece seu público? Sabe como ele raciocina na hora de escolher o produto? Que tal convidar algumas pessoas para navegar na sua loja e trocar ideias?

2. E-mail marketing comportamental

Uma vez que o usuário acessou a loja e em algum momento informou seu e-mail (cadastro, newsletter), é possível fazer o envio de e-mail marketing comportamental. Com o seu histórico de navegação registrado do cliente, você pode enviar e-mails automáticos oferecendo produtos conforme os interesses e perfil da pessoa.

3. Blog

Manter um blog em seu e-commerce é uma oportunidade de criar conteúdo relevante para seu público. Com ele você pode escrever mais detalhadamente sobre um produto, explicando, por exemplo, para quem tal suplemento é indicado; fazer comparativos entre smartphones; dicas de look com peças de sua loja. São inúmeras as possibilidades. Ter um blog significa conversar e se aproximar do seu público.

4. Google orgânico e Adwords

É importante que você tenha conhecimento sobre os interesses do público-alvo. De que forma eles buscam no Google o produto que sua loja oferece? Que tipo de conteúdo você deve criar para melhorar seu SEO? Em quais palavras-chave investir para fazer uma campanha de Adwords? As pessoas desta região buscam por geladeira ou refrigerador? Quem compra uma blusa pesquisa pela marca ou ocasião?