Como aumentar a conversão de pedidos feitos por boleto bancário

Quantas vendas sua loja já deixou de concretizar por clientes que finalizam o pedido por boleto bancário e não efetuam o pagamento? Acredito que a maioria dos casos é apenas compra por impulso. O cliente sente o “gostinho” de comprar, solicita o pagamento por boleto mas depois pensa melhor e desiste. Há também aqueles que querem reservar um produto que está acabando ou em uma promoção limitada. Eles geram o boleto com medo que alguém compre antes ou que a promoção termine, podendo depois decidir se paga ou não.

Mas grande parte das situações deve-se ao desentendimento do usuário. Há cada vez mais novos consumidores no e-commerce, que ainda não estão familiarizados com a internet, muito menos habituados com o processo de compra online. Às vezes eles simplesmente não sabem que precisam imprimir o boleto e pagar em um caixa eletrônico (além das possibilidades de internet banking). Muitos acham que irão receber o boleto por Correios!

E-mail

Algumas lojas falham e não avisam que, além de poder acessar e imprimir o boleto diretamente do site, também será enviado um link com o mesmo por e-mail. Assim que o pedido for gerado, envie automaticamente e informe o usuário disso. Avise, também, que o boleto não será enviado por Correios. No dia do vencimento, caso o pagamento ainda não tenha sido identificado, mande um novo e-mail.

SMS

Envie um lembrete por SMS no dia de vencimento do boleto. Muitas pessoas não tem o hábito de acessar o e-mail diariamente, e a maioria das pessoas está o tempo todo com o celular em mãos ou por perto.

E a nossa principal dica:

Ligue para o cliente!

Acredite, funciona. Fizemos a análise de um de nossos clientes que começou a ligar para os clientes que finalizavam a compra por boleto. No mês de março foram realizados 2429 pedidos gerados por boleto e apenas 42% foram concluídos. No mês seguinte, o lojista passou fazer as ligações para conversar com o cliente, perguntando se ele tinha alguma dúvida e orientá-lo. O mesmo volume de pedidos desta vez, resultou em 91% convertidos. Portanto, se a prática tivesse sido adotada no mês anterior, supõe-se que haveria um aumento na conversão de 49,11%.

Além disso, ligar para o cliente torna a venda mais pessoal, passando mais segurança para o cliente que ainda pode estar receoso de fazer a compra. Sendo gentil, ele provavelmente ficará encantado com seu atendimento e preocupação, e voltará a comprar em sua loja.

Boas vendas!