Aplicando um programa de fidelidade na sua loja virtual

Quais são os motivos para um cliente optar fazer uma compra em sua loja virtual e não em outra? E que o faz retornar e indicar aos amigos? Preço? Atendimento? Rapidez na entrega? Exclusividade do produto? Sim, tudo isso importa. Mas já pensou em ter um motivo a mais? Outra vantagem em cima do concorrente? Que tal um programa de fidelidade?

1. O cliente compra e ganha pontos

Ao realizar uma compra em sua loja, o cliente é bonificado com pontos que podem ser convertidos em descontos para próximas compras. Esta iniciativa incentiva o cliente a comprar tanto na primeira vez, como retornar. Como a quantos mais pontos ele junta, maior o desconto no futuro, motiva o cliente a recomprar repetidas vezes em sua loja.

2. O cliente avalia a experiência de compra e ganha pontos

Outra forma de o cliente adquirir pontos em sua loja é avaliando sua experiência de compra – produto, atendimento, entrega, etc. Aliás, a avaliação dos clientes é uma poderosa ferramenta para seu e-commerce. Saiba mais sobre este tema clicando aqui.

3. Desconto por número de pedidos

Outra possibilidade, é mostrar uma valorização especial daqueles clientes realmente fiéis, e que já compram muito em sua loja. Você pode oferecer um desconto ainda maior para o cliente que realizar a sua décima compra na loja.

4. O cliente indica a loja para amigos

Na Moovin, temos também o programa “indique e ganhe”, que não deixa de ser mais uma ação de fidelização do cliente. Com esta funcionalidade, você incentiva o cliente a indicar a sua loja para outras pessoas, pois se elas comprarem, ele também acumula pontos que podem ser convertidos em descontos.

5. Crie as condições e regras do programa

Você mesmo define qual a estratégia é viável, de forma que seja vantajosa para sua loja e para o cliente, tudo de maneira simples e prática através de sua plataforma de e-commerce. Por exemplo: a cada 1 real em compras, 1 ponto. Juntando 500 pontos, o cliente ganha 10% de desconto na próxima compra.

A fidelização do cliente é um grande desafio no e-commerce, já que não temos o contato humano. É necessário buscar alternativas, e esta ferramenta, é uma delas. Mas lembre-se também, de que nada adianta sua loja contar com toda a tecnologia, se o seu atendimento, logística, divulgação e tudo mais, pecar. Tudo é resultado de um trabalho amplo e consistente.