7 pequenas mudanças que farão seu e-commerce vender mais em 2018

Ano novo é o momento em que estamos motivados para mudar nossos hábitos, colocar em prática aquele plano que estamos adiando há meses, traçar novas metas. Por isso é bom aproveitar a inspiração e já pensar em mudanças que podem contribuir para aumentar a conversão da nossa loja virtual. Afinal, é claro que um de seus objetivos para 2018 deve ser aumentar as vendas. Confira 7 mudanças que sugerimos para você aplicar na seu e-commerce que o ajudarão a alcançar os seus resultados.

    1. Implante um processo de checkout simples

Torne o seu formulário de cadastro o mais curto possível. Solicite apenas as informações essenciais para emitir a nota fiscal e enviar o produto. Concentre todas as etapas em uma única página. Elimine rotas de fuga.

2. Convide seus clientes a avaliarem a compra

Permitir e incentivar a avaliação do cliente demonstra que sua empresa é séria e se preocupa com a sua satisfação. Os comentários publicados pelos compradores contribuem para o SEO da loja virtual e transmitem confiabilidade para os próximos usuários que chegarão ao site. Convide o cliente a avaliar sua experiência, que abrange a sua satisfação quanto ao produto e à loja. A plataforma Moovin oferece essa funcionalidade em seu próprio sistema, mas existem também empresas especializadas nesse serviço.

3. Crie um blog vinculado à loja virtual

O blog serve para sua empresa mostrar que é especializada em um determinado segmento e tem conteúdo relevante para compartilhar com o seu público, o que agrega valor à sua marca e a aproxima de seus clientes. Com ele, você consegue divulgar os seus produtos com informações muito mais ricas e pertinentes, deixando de lado a linguagem publicitária. E sabe qual a consequência de atualizar frequentemente o seu site com conteúdo relevante? Melhorar o seu posicionamento no Google, aumentar o número de acessos e vendas!

4. Não desative os produtos fora de estoque

Quando acabar o estoque de um produto, não o desative de sua loja virtual. Mantenha-o online e devidamente sinalizado como indisponível. Isso permitirá que seu site continue sendo encontrado no Google pelas pesquisas referentes a este produto e que os usuários se cadastrem no sistema de “avise-me”.

5. Facilite as trocas e devoluções

As lojas virtuais têm pavor das solicitações de trocas e devoluções e a maioria delas tenta deixar esse processo mais burocrático para o consumidor desistir. De repente ele realmente irá abrir mão, mas talvez prefira comprar em outra loja no futuro, em que conseguiu realizar o procedimento facilmente. Crie a área “Central de Trocas” dentro da loja virtual, possibilitando que o cliente selecione qual item deseja trocar/devolver, qual o motivo, adicionar algum comentário e até mesmo anexar uma foto caso necessário (produtos com defeitos visíveis).

6. Aprimore seus filtros de busca

Utilizar filtros de busca avançados é essencial para a usabilidade e conversão. O usuário deve conseguir refinar a sua pesquisa de maneira prática, selecionando quantas características desejar. Já compartilhamos algumas dicas para criar filtros de busca eficientes, que você pode conferir clicando aqui.

7. Mude o visual da loja em campanhas especiais

Seu site tem um layout padrão, que é utilizado diariamente, e você provavelmente apenas atualiza os banners com uma frequência, certos? Porém, quando você estiver preparando uma campanha promocional, é muito importante dar uma “cara nova” para sua loja, o que causa a sensação de que realmente há algo especial acontecendo. Desenvolva um template temático para a data, crie promoções de tempo limitado e aplique cronômetros regressivos, etc. A Moovin possui um módulo de campanhas em que o lojista pode programar suas ações, muito solicitada para a Black Friday.

Preocupe-se especialmente em proporcionar uma experiência agradável ao cliente, desde o primeiro contato com sua loja até o pós-venda. Com um bom trabalho de atendimento, usabilidade e SEO – os temas abordados nos tópicos deste post -, em breve você poderá enxergar os resultados.

Quer abrir um e-commerce ou migrar sua loja virtual para a Moovin?