5 erros comuns no processo de checkout que comprometem suas vendas

Quanto trabalho temos para ser encontrado no Google de forma orgânica? Quanto trabalho para aquele anúncio surtir efeito e atrair a atenção? Aí o usuário clica, entra em sua loja, se interessa por produtos, adiciona ao carrinho e… não finaliza a compra. Talvez o problema do índice de seus carrinhos abandonados esteja no processo de checkout. Abaixo, listamos os 5 erros mais comuns:

1. Muitas etapas

Reduzir o número de passos para finalização da compra é essencial. Na Moovin, utilizamos três, sendo que a primeira é o carrinho de compras, a seguinte já abrange todo o formulário que deve ser preenchido (mostrando ao cliente tudo o que ele precisará informar, sem surpresas,  evitando que ele se irrite ou que tenha tempo para repensar a compra e até mesmo se arrepender). E no final, a confirmação.

2. Formulários extensos e não usuais

Os formulários de cadastro às vezes requerem muitas informações que são totalmente dispensáveis. Preocupe-se em solicitar somente o que é necessário para emitir a nota fiscal e enviar o produto. Quando o usuário informar o CEP, busque automaticamente a rua, bairro, cidade e estado de entrega, dispensando o preenchimento. Se o usuário preencher algum campo de forma errada, sinalize imediatamente, antes que o mesmo prossiga.

3. Percepção de segurança

Na URL da página é indispensável o uso do sistema HTTPS, que significa a criptografia dos dados que serão informados, o que transmite para muitos usuários mais segurança (aparece um cadeado). Você pode também utilizar a figura do cadeado no próprio botão de concluir a compra. Invista em selos de certificação de segurança e os adicione próximo ao botão. Outro item importante, é o checkout transparente. Se você utiliza um gateway ou intermediador que redireciona o cliente para outro site, pode estar espantando muitos clientes.

4. Rotas de fuga

Faça algumas mudanças de design para evitar que influências externas de navegação da sua própria loja façam o consumidor abandonar o carrinho. Elimine a barra de busca, o menu de navegação, banners e o que mais for dispensável. Assim você evita que o cliente se distraia e diminui o tempo para que ele repense e desista.

5. Botões Call to Action

Os seus botões para finalizar a compra estão bem posicionados? Não preciso dar scroll para encontrá-lo? E a cor, se sobressai ao restante da loja? Como está o tamanho? Já entrei em um e-commerce que eu demorei muito para encontrar o botão de finalizar a compra, isso porque ele nem sequer parecia um botão, mas sim uma célula de texto do Excel.