4 razões para não usar promoções de Curta x Compartilhe em suas ações de Facebook Marketing

No post anterior, falamos sobre a legislação que regulamenta os sorteios, promoções e concursos e as diretrizes do Facebook. Mesmo assim, ações como “curta e compartilhe” continuam a ocorrer seguidamente o que, apesar de serem ótimas para gerar engajamento, trazer novos fãs e fazer seus gráficos subirem muito, há alguns pontos negativos que merecem ser ressaltados.

1. Qualquer um curte e comenta qualquer coisa para ganhar

Se você vê aquela promoção de sushi que seu amigo compartilhou e “tudo o que você precisa fazer” é comentar a foto, claro que você vai. Mesmo que nem saiba direito de quem é a promoção. É muito fácil fazer isso.

Por isso, muitas empresas atraem usuários que não trazem interações de valor. A consequência disso? Pessoas que não vão interagir com você, não vão comprar de você, só querem seus brindes.

Olhe o exemplo abaixo. A empresa postou uma promoção, choveram participantes. Depois, ela pediu para as pessoas votarem nela na Veja Comer e Beber, uma publicação importante para o setor que ela atua.

#ficadica

Quando você usa um aplicativo para realizar a promoção, você faz a pessoa “caminhar mais” para participar. Ela terá que clicar no link do aplicativo, entrar nele, dar uma olhada e se inscrever. Isso cria um funil, onde só quem está a fim de ganhar vai participar e se cadastrar. É uma forma de filtrar as pessoas que participarão da promoção.

2. Você não tem uma forma TRANSPARENTE de realizar o sorteio

Quando você usa uma foto em um mural para fazer uma promoção, você não tem uma forma automática de saber quem está participando, quem comentou, quem curtiu. Tem que ser no olho e na mão.

Por não haver um processo automático e transparente de sorteio, você pode ter problemas como o dessa festa. A promoção era entrar no camarim do Luan Santana.

O resultado? Falta de transparência no sorteio e MUITA GENTE #chatiada com o resultado.

Veja aqui o resultado da ação

#ficadica

Quando você usa um aplicativo, pode coletar o e-mail e nome da pessoa, por exemplo. Com isso, pode usar essa lista para fazer o sorteio de forma mais transparente. Você pode, por exemplo, imprimir o nome dos participantes e jogar para cima, filmar e divulgar na sua página. Pirando um pouco, você pode fazer do sorteio algo realmente interessante e que engaje as pessoas.

3. Você será um entregador de brindes

Quando se realiza uma ação de curta x compartilhe é bacana. Sua página bomba, seu chefe ou cliente fica loucão ao ver o número de fãs subindo. Mas, e depois que a promoção acabar? Aí, a festa acabou, a caravana passou e você vê seus gráficos de engajamento despencarem.

#ficadica

Ao usar um aplicativo, por exemplo, você pode coletar o email das pessoas, criar uma base de dados e usar em ações em vários canais.

4. Não PODE usar Curta x Compartilhe, só Curta x Comente, Curta x Mande uma mensagem

Um motivo óbvio para não usar Curta x Compartilhe é que, pelos termos de uso de páginas, não pode pedir para a pessoa compartilhar a foto/vídeo da promoção.

Fonte: iMasters