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5 razões para introduzir avaliações de clientes em sua loja virtual

Em: E-commerce

20 jun 2018

Se seu e-commerce ainda não possua uma área de avaliação dos clientes, você ao menos já deve ter visto isso em alguma outra loja por aí. Geralmente essas avaliações se localizam na página de produto, exibida no clássico formato de estrelas e também com comentários de quem já comprou. Mas afinal, quais são os benefícios de implementar esse recurso em sua loja virtual?

1. Transmite segurança e credibilidade para futuros compradores

Para as pequenas lojas virtuais, que não são tão conhecidas no mercado, a avaliação dos clientes contribui para demonstrar aos próximos usuários que chegarão ao site que a empresa é séria e confiável. Até mesmo os comentários negativos ajudam nesse sentido, já que as pessoas percebem que se trata de avaliações legítimas e que a empresa não apaga tais registros.

2. Ajuda a tornar seu site como referência para pesquisa

Os consumidores preferem muito mais ouvir as opiniões de outras pessoas que adquiriram o produto do que a sua empresa, afinal, toda marca vai querer enaltecer somente os benefícios de um produto. Por isso a avaliação de “gente como a gente” se torna crucial para o processo de decisão de compra. Se o seu e-commerce possuir essas avaliações, mais pessoas irão acessá-lo para ao menos conferir as experiências de outras pessoas. E é claro, cada acesso aumenta suas chances de vender.

3. Contribui para reduzir índices de trocas e devoluções

Muitas avaliações trazem informações muito úteis para os próximos compradores, que levam em consideração na hora da escolha do produto. Por exemplo, se um determinado sapato possui uma numeração mais justa e algum consumidor registrar isso no comentário, os próximos compradores já irão saber que precisam comprar um número maior. Muitas outras considerações podem ser relevantes para os futuros visitantes de seu e-commerce, servindo para uma compra mais consciente e certeira, reduzindo suas solicitações de trocas e devoluções.

4. Colabora para o SEO da loja virtual

O Google valoriza sites que mantém o conteúdo de suas páginas frequentemente atualizado. Isso seria muito difícil de se fazer em suas páginas dos produtos, já que ninguém vai ficar alterando as descrições semanalmente, certo? Com as avaliações, seus próprios clientes se tornam esse produtor de conteúdo e atualizam as páginas de seus produtos, fazendo com que elas obtenham um melhor desempenho orgânico.

5. Serve como ferramenta de autoavaliação para melhorias

Por último e não menos importante, os comentários de seus clientes devem ser constantemente avaliados pela empresa. De nada adianta receber críticas que cabem à sua própria loja (atendimento, entrega ou até mesmo do próprio produto se for de fabricação própria) e não fazer nada à respeito. Além de corrigir erros pontuais, preocupe-se também e dar um feedback aos clientes insatisfeitos. Uma simples resposta, reconhecendo suas falhas e informando que estão trabalhando em mudanças, já é o suficiente para demonstrar que sua empresa se preocupa com a satisfação do cliente e o motivará a retornar.

Conclusão

Permitir e incentivar a avaliação do cliente demonstra que sua empresa é séria e se preocupa com a sua satisfação. Os comentários publicados pelos compradores contribuem para o SEO da loja virtual e transmitem confiabilidade para os próximos usuários que chegarão ao site. Não tenha medo de receber avaliações e comentários negativos, pois a presença de críticas comprova para os futuros consumidores a veracidade das informações e que a empresa é transparente. A Moovin possui esse recurso em sua própria plataforma de e-commerce. Se você trabalha com outra plataforma que não possui a função, verifique se a mesma está ao menos integrada a alguma solução externa.

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