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Qual o momento certo de enviar o e-mail de recuperação de carrinho?

Em: E-commerce

14 jun 2018

O e-mail de recuperação de carrinho é uma importante ferramenta para todo e-commerce. No entanto, o envio no momento certo é crucial para que os resultados apareçam.  E qual é este momento? Bem, já adiantamos que não existe uma resposta certa para essa pergunta.  Mas podemos te ajudar a descobrir.

Tenha em mente que simples ato de adicionar um item ao carrinho, é o maior indicativo possível de que se trata de um potencial cliente. Os motivos pelos quais a compra não finalizada podem ser inúmeros. Mas a intenção de compra existe e de repente este usuário saiu de seu site para pesquisar mais informações na web, verificar as opções disponíveis em outras lojas, comparar preços, entre outros. Seus clientes devem ser impactados por este e-mail enquanto ainda estão empolgados e sentem a necessidade de comprar ou ainda estão pesquisando e considerando as opções.

As compras de baixo valor geralmente levam menos tempo para serem consideradas e são rapidamente esquecidas. Já as compras de valor mais alto, costumam levar mais tempo de pesquisa e consideração, o que pode fazer com que as pessoas levem dias para decidir.

1º envio de e-mail

O primeiro e-mail de tentativa de recuperação do carrinho abandonado não deve ser enviado com mais de uma hora após a desistência da compra. Um curto intervalo entre o abandono e o primeiro envio, ajuda a garantir que o comprador não tenha esquecido totalmente e pode já atraí-lo de volta. Mas enviar em 10 minutos talvez seja muito precipitado, pois seu potencial cliente pode ainda não estar pronto para reconsiderar.

Seria interessante você fazer um teste por alguns dias, programando diferentes momentos para o envio do primeiro e-mail, como um após 30 minutos, outro em 45 minutos e outro em 1 hora. Após a avaliar os resultados defina qual a melhor estratégia para sua loja, mas faça esse teste novamente daqui uns meses.

2º envio de e-mail

Se o usuário não comprou após o primeiro e-mail, recomendamos mais uma tentativa para continuar na mente do cliente. Mas você também pode pensar em outras alternativas inteligentes. Por exemplo, as pessoas de geralmente almoçam na mesma janela de horário, certo? Você pode aproveitar esse momento em que as pessoas utilizam para relaxar e aproveitam o intervalo do trabalho para acessar seus e-mails pessoais.  O mesmo se aplica a outros horários que as pessoas possam estar disponíveis. Para elaborar sua própria estratégia, você pode verificar os relatórios de seu Google Analytics para entender quais horários de maior acesso em seu e-commerce, bem como os resultados de suas campanhas de e-mail marketing.  Você também pode (e deve) realizar testes.

Conclusão

Resumindo, testar é fundamental. Experimente momentos diferentes tanto no primeiro quanto no segundo envio e verifique como seus clientes se comportam (taxa de abertura, cliques e conversões). Lembre-se que o tipo de produto que você vende também deve ser levado em consideração, pois influencia no tempo que o cliente leva para decidir a compra. Não recomendamos que você envie um terceiro e-mail para tentar recuperar a venda, pois aí você já estaria sendo muito chato e aborreceria o cliente. Não se esqueça, também, de trabalhar com anúncios de remarketing, outra ferramenta eficaz para recuperar vendas.

Moovin possui em sua própria plataforma de e-commerce o recurso de e-mail de recuperação de carrinho abandonado.

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