Blog da
Moovin

Hospedagem em nuvem: por que ela é a ideal para seu e-commerce?

Em: E-commerce

23 maio 2018

Na hora de abrir uma loja virtual, muitas são as preocupações do empreendedor mas, na maioria das vezes, um assunto acaba sendo deixado de lado: a hospedagem da loja virtual. A hospedagem na verdade acaba sendo atrelada a plataforma de e-commerce que for trabalhar. Portanto, uma das observações que devem ser feitas na hora de escolher a plataforma para vender online, é verificar qual o sistema de hospedagem que será utilizado.

Qual a importância da hospedagem do seu e-commerce?

• Desempenho

É importante buscar uma solução de hospedagem que trabalhe com servidores escaláveis, pois evitam que seu site fique sobrecarregado com tráfego ou sofra com lentidão de carregamento. Um site que apresente esses problemas não gera uma boa experiência para o usuário, o que faz com o que o Google o penalize nos resultados de busca orgânica. Além disso, é claro que a sua taxa de conversão tende a ser bastante prejudicada.

• Segurança e privacidade

No e-commerce, especialmente, é fundamental que seu site garanta privacidade e segurança. Muitas informações confidenciais, como senhas, cartões de crédito e dados transacionais, são armazenadas nos servidores. Para isso, é necessário contar com certificados SSL, que verifica a identidade da empresa e protege os dados enviados durante o processo de checkout.

Por que a hospedagem em nuvem é a solução ideal para sua loja?

Sabendo disso, o sistema de hospedagem Cloud Computing se apresenta como a melhor solução para o e-commerce. Para explicar o seu conceito de forma simples, a computação em nuvem é o fornecimento de serviços de computação – servidores, armazenamento, bancos de dados, etc., – pela Internet (“a nuvem”).

• Para o desempenho

A vantagem que mais chama a atenção da computação em nuvem, é a escalabilidade. O Auto Scaling faz com, que ao atingir o limite máximo de capacidade de um servidor, já seja ativado outro para manter a estabilidade performance de sua loja virtual. Isso significa que o seu site segue funcionando normalmente durante picos de acessos simultâneos, como na Black Friday, assegurando os acessos, velocidade de carregamento e conclusão do processo de compra.

Além disso, o serviço de hospedagem dedicada requer um investimento muito alto, e muitas vezes também não dá conta de picos de demanda. Na hospedagem compartilhada, por sua vez, há o risco de que seu site saia do ar se estiver “bombando”, por prejudicar os demais sites que utilizam o mesmo servidor. Ou, então, ser um dos prejudicados porque um outro site está com muitos acessos. Essas situações não acontecem se a sua loja virtual está hospedada em um servidor cloud.

• Para a segurança

A segurança na nuvem é um pouco diferente da segurança de data centers locais. No cloud computing, as responsabilidades de segurança se tornam compartilhadas entre você e seu provedor de hospedagem. Opte por uma empresa séria, com boa reputação e tempo de mercado. A Amazon, por exemplo, é uma das mais reconhecidas marcas do mundo pela excelência em todos os seus serviços, entre eles, o seu sistema de computação em nuvem. A Amazon Web Services (AWS) frisa que a segurança é sua principal prioridade e possui diversos certificados e relatórios que comprovam sua confiabilidade.

Conclusão

A hospedagem impacta diretamente nos resultados de seu e-commerce. Afetando a experiência do usuário, consequentemente, também abala o seu desempenho nos resultados de busca orgânica e em seus números de taxas de acesso e de conversão. A hospedagem no modelo cloud computing se apresenta como a melhor relação custo-benefício. Portanto, leve em consideração esse aspecto na hora de escolher a plataforma de e-commerce. A Moovin utiliza o serviço de hospedagem da AWS, para que todas as lojas virtuais que utilizem a plataforma tenham escalabilidade, performance e segurança.

Quer abrir um e-commerce ou migrar sua loja virtual?

0 comentário(s).
Seja o primeiro a comentar.




oito × = 24