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E-mail marketing personalizado não é só chamar o cliente pelo nome

Em: E-commerce

22 maio 2015

Você não deve ter um único produto em sua loja. Talvez você só venda celulares, mas de marcas e especificações técnicas diferentes, que são direcionados para pessoas com necessidades também diferentes. CRM pode parecer assunto do passado, mas muitas lojas virtuais ainda não sabem aproveitar as possibilidades que este recurso nos oferece. A principal delas, é o e-mail marketing comportamental.

Identifique o perfil de cada cliente

Sua plataforma e-commerce deve conseguir registrar todos os dados de navegação do cliente, seu histórico de pesquisa, produtos visitados, itens adicionados ao carrinho e compras concretizadas. Todas essas informações são valiosas e traçam o perfil do consumidor sendo possível, dessa forma, automatizar o envio do e-mail marketing comportamental.

Ofereça a ele exatamente o que procura

O melhor exemplo para ilustrar a importância de conhecer seu cliente e lhe enviar um e-mail de acordo, é com futebol. Se o Pedro acessou sua loja e em busca de produtos do Palmeiras, você não vai enviar uma promoção da camiseta do Corinthians, né?

Seja criativo em suas ações

Agora, imagine se você, dessa vez como consumidor, acorda feliz da vida numa quinta-feira, porque ontem era dia de futebol e seu time conquistou um título importante. De bom humor e empolgado, você abre sua caixa de e-mails e se depara com uma mensagem “Comemore a conquista da Libertadores de camisa nova”. E aí? Será que clica?

Para finalizar, assista a esta cena do filme Minority Report:

Genial e assustador. O conceito é o mesmo, o que muda são os recursos. O problema é que ainda nem sequer estamos aproveitando os nossos recursos atuais. Enquanto a nossa loja virtual ainda não pode ler a íris do cliente pela webcam, vamos aproveitar melhor o que já temos em mãos?

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