Cielo x Redecard já 1º de Julho

Um pouco de concorrência nunca fez mal a ninguém e jamais neste país no século 21 poderia haver segmentos monopolizados, mas não é bem o que acontece. O mercado de cartões de crédito ainda é um mercado para poucos e até pouco tempo era puro monopólio nos forçando a sermos atendidos de qualquer maneira e ainda assim tendo que dizer muito obrigado pelos “senhores” permitirem que eu venda com a sua bandeira.

Lembro uma vez que juntamente com um cliente acionamos judicialmente uma administradora por não concordar com os métodos de segurança praticados que possibilitam charge back, isso fez com que a empresa ficasse 3 meses sem poder vender com esta bandeira e tivemos que voltar atrás.

Atualmente ainda estamos com estes problemas, mas esperamos muito que isso mude. A Redecard e a Cielo agora passam a capturar transações de quase todos os cartões, isso gera um pouco a mais de concorrência, ainda baixa, mas é melhor do que nada.

cieloxredecard

Problemas com o monopólio:

1. Atendimento péssimo
2. Sistema tecnológico antigo e precário
3. Taxas de administração e seguro altíssimas
4. Baixa segurança ao lojista

Com menor monopólio:

1. Atendimento péssimo. Acredito que ainda continuaremos recebendo um péssimo atendimento, afinal apenas duas empresas concorrentes não conseguirão sanar este mal. Irá acontecer mais ou menos como na telefonia, onde mesmo com mais empresas a concorrência ainda é muito pequena.

2. Sistema tecnológico antigo e precário. Qualquer sistema de captura existente hoje poderia ser muito melhor, propiciando maior agilidade aos lojistas e melhor compreensão aos consumidores. O VbV da Visa por exemplo é o pior sistema de atendimento ao consumidor que já vi, além de trabalhar somente com pop up, não atende as expectativas dos consumidores nem dos lojistas. Agora 01/07/2010 a Redecard já começa capturar os cartões VISA, quem desejar extinguir o VbV de sua loja não perca tempo, negocie com a Redecard e comece dia primeiro de julho. Segundo a Cielo, o sistema VbV será totalmente modificado e mas isso só para 01/08/2010 é ver para crer.

3. Taxas de administração e seguro altíssimas. As taxas cobradas pelas administradoras poderiam ser de qualquer valor, afinal, se você quiser vender aceite este taxa. Agora esperamos que isso mude um pouco, as lojas já começaram a chamar as administradoras para iniciarem as negociações, vamos ver até onde isso chega, hoje em média a taxa para cartões online variam de 3,5% a 4,5% o que é muito dinheiro.

4. Baixa segurança ao lojista. Na taxa assim há um seguro que o lojista paga para problemas com não pagamento, acontece que este seguro é para a administradora que por não ter um sistema eficiente propicia que o risco de fraudes sejam grandes e além do seguro pago a cada transação realizada com sucesso se houver alguma fraude a loja é quem paga todo o prejuízo. Esperamos que seja feito alguma coisa para melhorar esta situação que é ridícula, já que as administradoras tem inúmeros dados que poderiam cruzar para propiciar maior segurança ao lojista.

Segundo as administradoras a aceitação de bandeiras ficará assim:
Cielo aceitará VISA, Mastercard, Diners e Amerian Express.
Redecard aceitará VISA, Mastercard, Diners e Hipercard.