10 recursos para aumentar o ticket médio de seu e-commerce

Atrair um cliente para sua loja virtual significa, provavelmente, que ele já está interessado em algum produto e disposto a fazer uma compra. É muito mais interessante e lucrativo para sua empresa, fazer com que essa pessoa compre então mais itens, do que conseguir atrair um novo cliente. O seu e-commerce, portanto, deve contar com recursos que incentivem o cliente a gastar mais, o que depende de uma plataforma de e-commerce robusta que lhe ofereça tais funcionalidades.

1. Valor mínimo para frete grátis

A primeira e mais comum prática, é oferecer frete grátis para compras a partir de um valor específico. Destaque essa condição na sua página inicial e no seu carrinho de compras. Assim, mesmo que o cliente tenha interesse em apenas um produto, ele se dispõe a navegar pela loja para encontrar mais itens. Muitas vezes, ele até mesmo corre atrás de amigos que estejam interessados em algum produto para que realizem um único pedido e aproveitem juntos o frete gratuito.

2. Descontos progressivos

Outra solução inteligente é dar um desconto maior conforme o volume ou valor da compra aumenta. Essa ferramenta é bastante utilizada pelo e-commerce atacadista, mas pode ser muito bem aplicada no modelo tradicional. É possível exibir uma tabela ainda na página do produto, que indique qual o valor unitário conforme o volume do pedido. Ou, simplesmente colocar a informação no carrinho de compras.

3. “Aproveite e leve também”

Sabe aquelas gôndolas que ficam do lado do caixa do supermercado, com itens pequenos e baratinhos, que a gente acaba pegando por impulso? Ou nas lojas de roupas, em que há prateleiras que cercam a fila do caixa, com acessórios e meias? Essa é uma estratégia do varejo para incentivar a compra por impulso, e também pode ser aplicada no e-commerce. A ferramentaaproveite e leve também” ou “adicione ao carrinho” deve ser aplicada no carrinho de compras, oferecendo itens complementares ao produto principal, com um botão que permita a adição ao pedido (para não fazer com o que o usuário saia desta página).

4. Compra casada

Exiba sugestões de itens na página do produto, na seção “Compre Junto” ou “Compra Casada”. Da mesma forma que o recurso “aproveite e leve também”, você pode escolher quais produtos são oferecidos, ou até mesmo indicar produtos que outros clientes compraram. Se quiser, pode até mesmo oferecer um valor especial para a compra combinada.

5. Cupom de desconto para determinado valor

Disponibilize cupons de desconto para compras a partir de um determinado valor e as divulgue nos seus canais, e também em sites parceiros deste segmento. Essa é outra forma de incentivar o cliente a aumentar o valor do seu pedido, buscando mais itens na loja para poder aplicar o código do cupom.

6. Kits de produtos

Os kits são parecidos com a compra casada, mas não é a mesma coisa. Enquanto na compra casada os itens são oferecidos individualmente, os kits contêm os produtos agrupados, sendo já ofertados juntos. Assim, você pode também vender um produto x por um determinado valor, mas ao mesmo oferecer um kit com outros itens complementares, cujo preço sai mais em conta.

7. Compre e ganhe

Também é possível oferecer brindes para a compra de um item específico ou, ainda, para compras a partir de um determinado valor. Pense em brindes realmente úteis e que motivariam o cliente a comprar mais.

8. Programa de recompensas

Crie um programa de fidelidade que premie o cliente com pontos ou vales para serem aproveitados em suas próximas compras. Para estimular que ele compre mais, você pode determinar faixas de valores (a cada 100 reais em compras, 10 reais de crédito para a próxima; a cada 150 reais, 15 reais para a próxima…). Conforme mais o cliente gasta, maior a sua recompensa.

9. Personalização de produtos

Um grande diferencial da sua loja virtual pode ser a personalização de produtos. Essa funcionalidade é um grande atrativo, que permite que o cliente customize o item conforme desejar, e você pode cobrar pelo serviço.

10. Opções de pagamento

Se você quer aumentar o seu ticket médio, é imprescindível oferecer mais condições e formas de pagamento para o cliente. Além de disponibilizar um maior parcelamento sem juros, sua loja pode aceitar a divisão da compra entre dois cartões de crédito ou ainda, entre um cartão e boleto. Muitos clientes têm interesse em fazer uma compra maior, mas não possuem limite o suficiente no cartão, mas estão dispostos a pagar parte à vista (boleto).

Conclusão

Estas práticas não só farão com que seu cliente faça um pedido de valor maior, como atrairão novos compradores e os incentivará a retornar para futuras compras. Para conseguir aplicar com êxito estas ações, a sua loja virtual precisa utilizar uma plataforma de e-commerce que contenha tais recursos, permitindo que você elabore suas próprias estratégias.

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