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Moovin

A Moovin Plataforma E-commerce, acaba de fechar uma parceria com um dos maiores sites de comparação de preço no segmento de Moda, o site “Um Só Lugar”.  Com isto, a empresa traz aos seus clientes um novo canal de divulgação e gerenciamento de campanhas na internet.

Um pouco sobre Um Só Lugar

Em janeiro de 2009 Robert M. Maier e Johannes Schaback fundaram a Visual Meta GmbH. Seguindo a ideia de “Todas as lojas, um só site”, foi lançado, em abril daquele ano, o primeiro centro comercial online sob o nome: www.LadenZeile.de (traduzido para o português significa “fila de lojas”). O principal diferencial do produto era, e continua a ser até os dias atuais, seu conceito baseado num sistema de busca no qual os usuários podem pesquisar por um artigo específico e comparar sua oferta em diversas lojas online, dentro de um mesmo ambiente.

No início, a incubadora de novos negócios Rocket Internet foi o principal investidor do projeto, até a aquisição pela Axel Springer em dezembro de 2011. A operação comercial se expandiu rapidamente e, no momento, a Visual Meta está presente em 14 países, sob três diferentes domínios: LadenZeile, ShopAlike e UmSóLugar.

O mercado brasileiro

O lançamento do UmSóLugar, especificamente, aconteceu em julho de 2014. Desde o seu nascimento, a plataforma brasileira preza por estabelecer parcerias com empresas sólidas e que possuam boa reputação, tais como Posthaus, Netshoes, Dafiti, Centauro, Renner, Passarela, Dinda, Amaro, Schutz entre outras. Entretanto, a companhia também aposta em novos negócios e não exclui a possibilidade de firmar acordos com fornecedores de menor porte.

Em todos os casos, a equipe de Vendas realiza uma profunda pesquisa em busca de informações sobre reputação e relacionamento com os usuários praticado por essas empresas, antes de contatá-las para possíveis parcerias. Por ser uma vitrine virtual de produtos, o processo de relacionamento com o cliente é gerido pelas próprias lojas, contudo, é claro que o UmSóLugar sempre estará disponível para fornecer orientações aos consumidores, quando necessário.

Vantagens em se tornar um parceiro

Dentre as vantagens em se tornar um parceiro do UmSóLugar está a entrega de um tráfego qualificado, aliado à uma importante contribuição para o aumento de novos clientes. No que diz respeito ao relacionamento entre as partes, um executivo de contas será responsável por toda a interlocução, acompanhando de perto às necessidades e objetivos do parceiro, em busca da melhoria contínua dos resultados das campanhas. Além disso, uma ação em parceria com a Moovin Plataforma E-commerce, permite às lojas a criação de um feed XML com uma excelente qualidade.

O Futuro

Atualmente, os diretores Robert M. Maier, Johannes Schaback e Johannes Kotte procuram concentrar seus esforços na melhoria das ofertas nos canais online já existentes. Isso significa, principalmente, a otimização das categorias de produtos, a ampliação do número de lojas parceiras e a diversidade de artigos oferecidos, além de levarem em consideração, também, a usabilidade amigável e um layout intuitivo para os usuários.

“Com essa parceria, a companhia entregará um valor extra ao seus clientes, que poderá realizar campanhas com maior performance em um único local, com inúmeras marcas de diversos varejistas especializados”, declara Alexandre Sordi Pereira, CEO of  Moovin Plataforma E-commerce.”

Além disso, para todos os clientes Moovin, teremos um bônus no início da parceria com o UmSóLugar.

No e-commerce, muitos lojistas não têm flexibilidade em sua plataforma para oferecer preços diferenciados de um mesmo produto para variadas ocasiões e compradores, tendo dificuldades para desenvolver suas estratégias de marketing e venda. Com a ferramenta multipreços, esse problema é solucionado.

Realize campanhas de marketing mais eficientes

O módulo multipreços abre novas possibilidades para a realização das campanhas na loja virtual. Você pode fazer divulgações de produtos com preços diferenciados, que poderão ser aproveitados somente se o site for acessado através de uma determinada newsletter, um post numa rede social, um banner no site de um parceiro, etc. E depois você ainda pode analisar o desempenho de suas campanhas e a partir disso, traçar suas próximas estratégias.

Ganhe destaque nos comparadores de preço

Uma das principais fontes de busca do consumidor, são os sites comparadores de preço (como Buscapé, Zoom e Bondfaro), que dão maior relevância às lojas que oferecem o produto com menor valor. Você pode trabalhar com um preço no seu site, mas com outro quando o acesso é proveniente destes canais, melhorando seu posicionamento nos resultados.

Ofereça preços diferenciados para clientes especiais

Se seu negócio faz vendas B2C e B2B simultaneamente, ou trabalha com grupos de clientes diferenciados, como livrarias que oferecem desconto a professores, trabalhar com multipreços se torna ainda mais indispensável. A partir do login do usuário, que está vinculado a um tipo de conta/grupo, os preços e condições de pagamento são exibidos.

Aplique desconto por volume de pedido

Outra possibilidade é trabalhar com desconto progressivo, na qual o valor unitário diminui conforme a quantidade do pedido aumenta. Essa estratégia é muito utilizada por atacadistas.

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A Minimundi é uma loja de miniaturas voltada para colecionadores, possuindo coleções de carros, caminhões, aviões, estátuas, figuras de ação, entre outros itens. Há 10 anos no mercado, possui uma loja física em Belo Horizonte e a loja virtual, que já atendeu mais de 10 mil clientes.

No mês passado a Minimundi migrou seu e-commerce para a plataforma Moovin, buscando principalmente mais funcionalidades e uma boa versão mobile.

“Hoje, após um mês com a Moovin, podemos dizer que a experiência de nossos clientes melhorou. O site está muito mais rápido, a versão mobile tem boa navegabilidade e há automatização nas integrações com gateways de pagamento e frete. A velocidade é ótima. O filtro inteligente agradou-nos bastante e implantamos até um programa de fidelidade, do qual nossos clientes ganharão benefícios em desconto”, conta Marcelo Carvalho, sócio-proprietário da empresa.

Acesse e conheça a loja virtual da Minimundi.

Conforme o indicador SpedingPulse da Mastercard, as vendas totais do varejo do Brasil caíram 2,3% se comparado ao mesmo período do ano passado. Já no e-commerce, o crescimento foi de 26,7%, sendo o mais expressivo resultado desde fevereiro de 2014. Estes números são apenas a mais recente atualização do que já vem sido divulgado nas manchetes durante toda a crise econômica do país.

De acordo com o IBGE, a inflação e a redução na renda e crédito são os principais motivos pela queda das vendas no varejo físico. Por outro lado, tais explicações também deveriam impactar no comércio eletrônico, que continua em crescimento acelerado. Então, além disso, há um motivo muito mais relevante:

Mudança do comportamento do consumidor

O fato é as pessoas buscam cada vez mais relacionamento, valor agregado ao produto e experiência, coisas que o varejo físico não está proporcionando. E essa mudança de comportamento, pela busca de experiência, é o principal motivo para que as vendas nas lojas físicas caem enquanto nas virtuais crescem.

Nos Estados Unidos e Europa, grandes empresas já começaram a sacar isso e apostam em diferenciais nas suas lojas físicas que atraem o consumidor. É o caso de uma unidade da Adidas em Berlim, que usa lasers para rastrear seu corpo e criar roupas com uma modelagem perfeita e individualizada:

A realidade é que no momento não há muitos motivos para os consumidores irem até uma loja, a não para ser ver o produto ao vivo e experimentá-lo. Por outro lado, o e-commerce possui preços mais atrativos, proporciona a facilidade de pesquisa e compra e, claro, a comodidade de receber em casa.

O e-commerce também precisa melhorar

Apesar do grande crescimento do comércio eletrônico, os varejistas online também precisam igualmente parar de tentar apenas atrair tráfego, vender e entregar: é cada vez mais necessário agregar experiência e melhorar o atendimento ao cliente.

O e-commerce elimina a necessidade de interação humana, já que o cliente faz tudo sozinho. E assim, as empresas acabam deixando de lado o relacionamento, não enxergando a importância do mesmo nas vendas virtuais. A maioria das lojas virtuais parecem se acomodar pelo fato de que suas vendas têm crescido naturalmente, não ainda se preocupando com entregar algo a mais e atender bem.

É importante reforçar que o varejo físico não está morrendo, e nem nunca morrerá. A tendência é justamente que este se renove e proporcione novas experiências, aproveitando-se da tecnologia cada vez mais disponível e se integre ao e-commerce (omnichannel) que, por sua vez, ainda precisa amadurecer.

SEO na página do produto

A página de produto do seu e-commerce tem papel fundamental para SEO. O que queremos é que a maioria dos seus clientes cheguem ao seu site através da busca orgânica.A maioria das compras no comércio eletrônico ocorrem quando o usuário já está buscando por um produto específico, como por exemplo, “Samsung Galaxy S7″. Neste tipo de busca, ele acabará sendo direcionado a diversos sites de compra, mas caindo diretamente na página do produto. Por isso é tão importante que você trabalhe para que a sua página esteja entre as primeiras colocadas nestes tipos de busca. Confira algumas dicas:

1. Descrição do produto

É importante que a descrição de seus produtos seja autêntica, informativa e persuasiva. Nunca copie descrições de concorrentes ou do site do fabricante, crie você mesmo. Saiba mais sobre como escrever uma boa descrição clicando aqui.

2. Avaliações de compradores

Incorpore nesta página as avaliações e comentários de outros compradores, que foram convidados a responder após a compra na sua loja. As recomendações contribuem para o SEO, já que o conteúdo dessa a página passa a ser atualizado com mais frequência, o que é um ponto positivo para o Google.

3. H1 tag

Não somente na página do produto, mas em todas de seu site, você deve definir qual o termo será o H1. O H1 é a principal heading tag, o título da página, normalmente sendo o elemento com maior destaque. Esta tag é importante para o Google determinar qual o principal assunto da sua página, servindo para otimizar os resultados de busca.

4. Imagem tags

Configure a tag alt de todas as imagens (um texto sucinto que explique o conteúdo da imagem contendo palavras-chaves relevantes). Nomeie os arquivos de maneira curta e com a palavra-chave principal, utilizando tracinhos para separar as palavras. É necessário também atentar quanto ao tamanho (menor possível) e qualidade do arquivo. No e-commerce, a foto do produto talvez seja o elemento mais importante para concretizar sua venda, dependendo do segmento. Para a moda, por exemplo, é comum os usuários buscarem por um item no Google e ser chamado a atenção pelas imagens que aparecem nos resultados. Por isso, é muito importante que você nomeie adequadamente.

5. Vídeos

De acordo com a Forrester, uma empresa de consultoria e pesquisas dos Estados Unidos, um vídeo que possua as palavras-chaves adequadas ​​tem 50 vezes mais chances de aparecer na primeira página de resultados do que qualquer outro site contendo apenas texto. Você pode, portanto, trabalhar com vídeos além das fotos e descrições do produto para apresentar o item. Dessa forma você aproxima o usuário do produto, que não tem contato físico, além de passar algumas informações – a maioria das pessoas preferem assistir em vez de ler.

Todos esses itens irão contribuir tecnicamente para seu SEO e, acima de tudo, proporcionar uma experiência melhor para seu usuário e aumentar suas vendas. Afinal, o Google valoriza esses pontos justamente porque considera que os mesmos entregam um conteúdo relevante para o usuário.